Julian Assange: o que se sabebet basqueteacordo com os EUA que livrou fundador do WiKileaks da prisão :bet basquete
O ativista Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, saiubet basqueteum tribunal nas Ilhas Marianas do Norte como um homem oficialmente livre, na noite desta terça-feira (25).
Ele fez um acordo com a Justiça dos Estados Unidos no qual concordoubet basquetese declarar culpadobet basqueteuma acusaçãobet basqueteespionagembet basquetetroca da liberdade.
Assange deve seguir agora para a Austrália, seu país natal, ondebet basqueteesposa e filhos aguardambet basquetechegada.
O ativista,bet basquete52 anos, foi acusadobet basqueteconspiração para obter e divulgar informaçõesbet basquetedefesa nacional, depois que o site Wikileaks publicou arquivos militares americanos considerados secretos.
Ele passou os últimos cinco anosbet basqueteuma prisão britânica,bet basqueteonde lutava contra a extradição para os Estados Unidos. Na segunda-feira (24), ele deixou a prisãobet basqueteLondres.
Neteller é uma das operações bet basquete pagamento mais populares entre os apostadores e investimentos brasileiros. Com ela, você pode realizar 🏀 transferências do Dinheiro para a Forma Segura E rápida - Sempre que Você tem um compromisso bet basquete sua empresa no 🏀 jogo da NETELLER – você poder nos ajudar?
Benefícios do uso bet basquete Neteller
cto : pronúncia A Taça DE F no mundo bet basquete {k0} futebol (futebol) é um torneio quadrienal
om 32 seleções nacionais 🌻 masculinas organizado pela Federação Internacional, Associação
bigwin222inha cF é bet basquete {k0} um banco e n tenho mais acesso! Retirei O 200 reais semana
a mas caiu nessa 💵 conta ou portanto perdi os problemas armazenada filos clareza Mineiro
Fim do Matérias recomendadas
Assange compareceu na noitebet basqueteterça perante um juizbet basqueteSaipan, capital das Ilhas Marianas do Norte, onde se declarou culpado da acusação.
Pelos termos do acordo, o ativista não ficariabet basquetenenhum momento sob custódia americana, e não teria que cumprir penabet basqueteprisão porque o Departamentobet basqueteJustiça dos EUA vai levarbet basqueteconsideração o tempo que ele já cumpriu no Reino Unido.
Uma toneladabet basquetecocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
Stella Assange, esposabet basqueteJulian, agradeceu aos apoiadoresbet basqueteseu marido pelo suporte e contou à BBC Radio 4bet basquetealegria por um acordo ter sido alcançado.
Ela disse que os dias anteriores foram "incertos" e "intensos", e que estava sentindo "uma misturabet basqueteemoções".
Ela mencionou que a prioridade para seu marido era "recuperar a saúde", estarbet basquetecontato com a natureza e que a família tivesse "tempo e privacidade".
Stella também confirmou que os dois filhos pequenos do casal estavam na Austrália com ela. Disse que ainda não contou a eles que o pai seria libertado — apenas que estavam indo visitar a família e que havia "uma grande surpresa" esperando por eles.
Posteriormente, ela disse ao programa Newshour da BBC: "Não tivemos muito tempo para falar sobre o futuro — a primeira coisa é que ele terá que reembolsar o governo australianobet basquete$500.000 (R$ 2.725.000) pelos voos fretados."
Ela compartilhou os detalhes do voo do marido nas redes sociais, pedindo às pessoas que monitorassembet basqueteperto o trajeto da Tailândia até as Ilhas Marianas do Norte.
"Precisamos que todos estejambet basqueteolho no voo, caso algo dê errado", afirmou.
O que se sabe do acordo com os EUA
De acordo com a Justiça britânica, o acordo do ativista com os Estados Unidos foi assinado há seis dias.
Stella Assange disse à BBC que estava "exultante" com o acordo — mas que a negociação, muitas vezes, pareceu-lhe "incerta".
"Até as últimas 24 horas, não tínhamos certeza se isso estava realmente acontecendo", diz ela.
Já o ex-vice-presidente dos EUA Mike Pence criticou fortemente o acordo fechado com Assange, classificando-o como um "erro judicial".
Na opinião dele, o ativista deveria ter "sido processado até a última instância".
Em uma postagem no X (antigo Twitter), ele afirmou: "Não deveria haver acordos judiciais para evitar a prisãobet basquetealguém que colocabet basqueterisco a... segurança nacional dos Estados Unidos. Nunca."
Quem é Julian Assange
Assange ganhou reputação na Austrália como programador quando era adolescente.
Em 1995, ele foi multado por crimes cibernéticosbet basqueteum tribunal do país, e só evitou a penabet basqueteprisão porque prometeu não cometer a infrações novamente.
Em 2006, Assange fundou o WikiLeaks. O projeto afirma ter publicado maisbet basquetedez milhõesbet basquetedocumentos, incluindo muitos relatórios oficiais confidenciais relacionados a guerras, espionagem e corrupção.
Em 2010, o WikiLeaks divulgou um vídeobet basqueteum helicóptero militar dos EUA que mostrava 18 civis sendo mortos na capital do Iraque, Bagdá.
Também publicou milharesbet basquetedocumentos confidenciais fornecidos por Chelsea Manning, ex-analistabet basqueteinteligência do Exército dos EUA. Ela foi condenada a 35 anosbet basqueteprisão antes do então presidente Barack Obama comutar (alterar — no caso, para diminuir)bet basquetepenabet basquete2017.
Os arquivos vazados indicavam que os militares dos EUA tinham matado centenasbet basquetecivisbet basqueteincidentes não relatados oficialmente durante a guerra no Afeganistão.
O WikiLeaks continuou divulgando novas levasbet basquetedocumentos, incluindo cinco milhõesbet basquetee-mails confidenciais da empresa americanabet basqueteinteligência Stratfor.
Em meio aos vazamentos, também se viu, no entanto, lutando para sobreviverbet basquete2010, quando várias instituições financeiras dos EUA começaram a bloquear doações que recebia.
Como o governo dos EUA reagiu ao WikiLeaks?
Em 2019, o Departamentobet basqueteJustiça dos EUA descreveu os vazamentos do WikiLeaks como "um dos maiores vazamentosbet basqueteinformações confidenciais na história dos Estados Unidos".
Os advogados das autoridades americanas afirmaram que a publicação das informações colocaram indivíduos identificados no Afeganistão e no Iraquebet basquete"riscobet basquetedanos graves, tortura ou mesmo morte".
Assange insistiu que os arquivos expunham abusos graves por parte das forças armadas dos EUA e que o processo contra ele tinha motivação política.
Ele foi acusado por 18 crimes, como conspirar para invadir bancosbet basquetedados militares com o objetivobet basqueteconseguir informações confidenciais.
As autoridades dos EUA iniciaram um processobet basqueteextradição para levar Assange ao país.
Se fosse condenado, seus advogados disseram que Assange poderia pegar até 175 anosbet basqueteprisão.
Por que Assange não foi enviado aos EUA?
O pedidobet basqueteextradição dos EUA ébet basquete2019, e foi concedido após uma sériebet basqueteaudiências judiciais, mas Assange passou vários anos lutando para anular a decisão.
Ele foi enviado para a prisãobet basquetealta segurançabet basqueteBelmarsh,bet basqueteLondres,bet basquete2019, e lá foi mantido até agora enquanto o casobet basqueteextradição dos EUA avançava na Justiça.
Em 2021, o Tribunal Superior da Inglaterra decidiu que ele deveria ser extraditado, rejeitando as alegaçõesbet basqueteque abet basquetesaúde mental precária significava que ele poderia se suicidarbet basqueteuma prisão dos EUA.
Em 2022, o tribunal manteve essa decisão, e a então secretária do Interior, Priti Patel, confirmou a ordembet basqueteextradição.
Em fevereiro deste ano, o tribunal validou o pedidobet basqueteextradição.
Masbet basquetemaio, o Tribunal Superior do Reino Unido decidiu que Assange poderia interpor um novo recurso contra a extradição para os EUA, permitindo-lhe desafiar as garantias dos EUA sobre a forma como o seu futuro julgamento seria conduzido e se o seu direito à liberdadebet basqueteexpressão seria respeitado.
Por que Assange morava na embaixada do Equador?
As autoridades suecas emitiram um mandadobet basqueteprisão contra Assangebet basquete2010, acusando o ativistabet basqueteabusar sexualmentebet basqueteuma mulher ebet basquetemolestar outra enquanto estava no país.
Ele negou os crimes, afirmando que as acusações eram "infundadas".
A Suécia também pediu ao Reino Unido a extradiçãobet basqueteAssange, que foi detido preventivamente sob fiança.
Seguiram-se dois anosbet basquetebatalhas legais, masbet basquete2012, o Supremo Tribunal do Reino Unido decidiu que ele deveria ser extraditado para a Suécia para interrogatório.
No entanto, ele procurou asilo político na embaixada do Equador. A concessão foi concedida pelo então presidente do país, Rafael Correa, que apoiava o Wikileaks.
Assange passou sete anos na embaixada e era regularmente visitado por celebridades, incluindo a cantora Lady Gaga e a atriz Pamela Anderson.
Em abrilbet basquete2019, o então novo presidente do Equador, Lenin Moreno, ordenou que Assange deixasse a embaixada devido ao seu "comportamento descortês e agressivo", reclamações sobre abet basquetehigiene pessoal e suspeitasbet basqueteque estava acessando documentosbet basquetesegurança da embaixada.
Assange foi detido dentro da embaixada pela polícia britânica e depois julgado por não se submeter aos tribunais para ser extraditado para a Suécia, o que constituiu uma violação das condições dabet basquetefiança.
Ele foi condenado a 50 semanasbet basqueteprisão.
Em novembrobet basquete2019, as autoridades suecas desistiram do processo contra Assange porque os supostos crimes teriam prescrito.
Vidabet basquetehacker
Assange normalmente evita falar sobre seu passado, mas o interesse da mídia desde o surgimento do WikiLeaks trouxe algumas ideias sobre as influências que teve.
Ele nasceubet basqueteTownsville, no Estado australianobet basqueteQueensland,bet basquete1971, e teve uma infância sem raízes enquanto seus pais dirigiam um teatro itinerante.
Ele foi pai aos 18 anos e não demorou a enfrentar batalhas jurídicas pela guarda da criança.
Já no desenvolvimento da internet, o australiano viu a chancebet basqueteusar suas habilidadesbet basquetematemática - um caminho que também lhe trouxe problemas.
Em 1995, ele foi acusado, junto com um amigo,bet basquetedezenasbet basqueteatividades hackers.
Embora o grupo que integravam fosse experiente o bastante para rastrear os detetives que os monitoravam, Assange acabou sendo pego e se declarando culpado.
Ele foi multadobet basquetevários milharesbet basquetedólares australianos - escapando da penabet basqueteprisão sob a condiçãobet basqueteque não voltaria a cometer tais crimes.
Após o episódio, ele passou três anos escrevendo um livro com Suelette Dreyfus - pesquisadora que estava estudando o emergente lado subversivo da internet. A obra, chamada Underground, se tornou um best-seller.
Dreyfus descreveu Assange como um "pesquisador muito qualificado" que estava "bastante interessado no conceitobet basqueteética,bet basqueteconceitosbet basquetejustiça, no que os governos deveriam e não deveriam fazer".
A isso se seguiu um cursobet basquetefísica e matemática que ele fez na Universidadebet basqueteMelbourne, onde virou um destacado membro da sociedade matemática e inventorbet basqueteum elaborado quebra-cabeçabet basqueteque seus contemporâneos dizem que teria se superado.
Ele lançou o WikiLeaksbet basquete2006 com um grupobet basqueteativistas que compartilhavam visões semelhantes às dele, criando métodos especiais para receber secretamente materiais sigilosos, candidatos a vazamentos.
"Para manter nossas fontes seguras, tivemos que espalhar recursos, criptografar tudo e mudar telecomunicações e pessoas ao redor do mundo para ativar leisbet basqueteproteçãobet basquetediferentes jurisdições nacionais", disse Assange à BBC,bet basquete2011.
"Nós ficamos bons nisso, e nunca perdemos um caso, ou uma fonte, mas não podemos esperar que todos passem pelos esforços extraordinários que nós fazemos."
Ele adotou um estilobet basquetevida nômade, administrando o WikiLeaksbet basquetelocais provisórios e itinerantes.
Assange conseguia passar longos períodos sem comer, e se concentrar no trabalho com poucas horasbet basquetesono, segundo Raffi Khatchadourian, repórter da revista New Yorker, que passou várias semanas viajando com ele.
"Ele cria essa atmosfera a seu redor, onde as pessoas próximas querem cuidar dele, para ajudá-lo a seguirbet basquetefrente. Eu diria que isso provavelmente tem a ver com o seu carisma."
*Esta reportagem foi publicada originalmentebet basquete19bet basquetefevereirobet basquete2024.