Como hacker adolescente se transformoubet365 é perigosoum dos criminosos mais procurados da Europa:bet365 é perigoso
Era um e-mailbet365 é perigosoum remetente anônimo, quebet365 é perigosoalguma forma tinha seu nome, númerobet365 é perigososeguro social e outros detalhes privados.
e usa luz na forma bet365 é perigoso um laser pulsado para medir intervalos (distâncias variáveis)
a Terra. O que é Lidar? 💪 - Serviço Nacional do Oceano - NOAA oceens rito metróp
sas dos EUA que fabricam, importam, distribuem ou vendem produtos cobertos pelos atos
têxteis, lã e peles. As empresas podem 6️⃣ usar esse número bet365 é perigoso {k0} rótulos bet365 é perigoso produtos em
aposta esportiva copaNão há UFC, está a conhecer uma luz épica entre dos melhores momentos do mundo. O mesmo que fica sabendo 🍐 no Madison Square Garden bet365 é perigoso Nova York e será um novo cenário para os fãs bet365 é perigoso MMA
Os lutadores
Fim do Matérias recomendadas
"Inicialmente, fiquei impressionada com o quão educado era, como o tom era amistoso", relembra.
"Prezada Sra. Parikka", escreveu o remetente, antesbet365 é perigosocontar que havia obtido suas informações privadasbet365 é perigosouma clínicabet365 é perigosopsicoterapia da qual ela era paciente.
Quase se desculpando, o autor do e-mail explicava que estava entrandobet365 é perigosocontato diretamente porque a clínica estava ignorando o fatobet365 é perigosoque dados pessoais haviam sido roubados.
Dois anosbet365 é perigosoregistros minuciosos feitos por seu terapeuta durante dezenasbet365 é perigososessões estavam agora nas mãos deste chantagista desconhecido.
Se ela não pagasse o valor solicitado dentrobet365 é perigoso24 horas, todas as anotações seriam publicadas online.
"Foi uma sensação sufocante", diz ela. "Eu estava sentada lá,bet365 é perigosoroupão, sentindo como se alguém tivesse invadido meu mundo privado e estivesse tentando ganhar dinheiro com os traumas da minha vida."
Tiina percebeu rapidamente que não estava sozinha.
Um totalbet365 é perigoso33 mil outros pacientesbet365 é perigosoterapia também tiveram seus registros roubados — e milhares foram chantageados, o que resultou no processo criminal com o maior númerobet365 é perigosovítimas na Finlândia.
O bancobet365 é perigosodados roubado dos servidores da Vastaamo, rede finlandesabet365 é perigosoclínicasbet365 é perigosopsicoterapia, continha os segredos mais íntimosbet365 é perigosouma grande parte da sociedade, incluindo crianças. Conversas delicadas sobre assuntos que iam desde casos extraconjugais até confissõesbet365 é perigosocrimesn estavam sendo usadas como moedabet365 é perigosotroca.
Mikko Hyppönen, da empresa finlandesabet365 é perigososegurança cibernética WithSecure, que pesquisou o ataque, conta que o caso teve repercussão e alimentou o noticiário durante dias no país.
"Um ataque hacker com esta dimensão é um desastre para a Finlândia — todo mundo conhecia alguém afetado", diz ele.
Tudo isso aconteceubet365 é perigoso2020, durante os lockdowns impostosbet365 é perigosodecorrência da pandemiabet365 é perigosocovid-19, e o caso surpreendeu o mundo da segurança cibernética.
O impacto dos e-mails foi imediato e devastador. A advogada Jenni Raiskio representa 2,6 mil vítimas e, durante julgamento, ela disse que seu escritório havia sido contratado por pessoas cujos parentes haviam tirado a própria vida depois que seus registros foram publicados online. Ela liderou um momentobet365 é perigososilêncio no tribunal pelas vítimas.
O chantagista, identificado apenas como "ransom_man" porbet365 é perigosoassinatura online, exigia que as vítimas pagassem 200 euros (cercabet365 é perigosoR$ 1.090) no prazobet365 é perigoso24 horas, — do contrário, ele publicaria suas informações. Se não cumprissem este prazo, ele aumentaria o valor para 500 euros (R$ 2,7 mil).
Cercabet365 é perigoso20 pessoas pagaram antesbet365 é perigosoperceber que já era tarde demais. Suas informações haviam sido publicadas no dia anterior, quando "ransom_man" vazou acidentalmente todo o bancobet365 é perigosodados para um fórum na dark web.
Está tudo lá até hoje.
Mikko ebet365 é perigosoequipe passaram um tempo rastreando o hacker e tentando ajudar a polícia. Foi quando começaram a surgir teoriasbet365 é perigosoque o hacker provavelmente seria da Finlândia.
Uma das maiores investigações policiais da história do país chegou a um jovem finlandês que já era conhecido no mundo do crime cibernético.
Ondabet365 é perigosocrimesbet365 é perigoso'Zeekill'
Kivimäki, que se autodenominava Zeekill quando era um hacker adolescente, não se tornou a figura conhecida que é por ser cuidadoso.
Na adolescência, ele só queria saberbet365 é perigosohackear, extorquir e se gabar o mais alto possível. Ao lado das equipesbet365 é perigosohackers Lizard Squad e Hack the Planet, ele se deleitava ao causar o caos no período extremamente ativobet365 é perigosohackers adolescentes da décadabet365 é perigoso2010.
Kivimäki era um dos protagonistas, realizando dezenasbet365 é perigosograndes ataques até que foi presobet365 é perigoso2014, aos 17 anos, e posteriormente considerado culpadobet365 é perigoso50.700 casosbet365 é perigosoinvasãobet365 é perigosocomputadores.
Mas ele não foi preso. Sua suspensão condicional da execução da penabet365 é perigosodois anos gerou controvérsia, e foi criticada por muitos no mundo da segurança cibernética. Apesar das sentenças notoriamente brandas da Finlândia, o receio era que Kivimäki e seus cúmplices — embet365 é perigosomaioria, outros adolescentes espalhados pelo mundobet365 é perigosolíngua inglesa — não fossem dissuadidos.
Assim como muitosbet365 é perigososeus colegas durante este período tumultuado, Kivimäki não pareceu deixar os problemas com a polícia detê-lo.
Apósbet365 é perigosoprisão, e antesbet365 é perigososairbet365 é perigososentença, ele realizou um dos ataques mais audaciososbet365 é perigosoqualquer ganguebet365 é perigosohackers adolescentes.
Ele e o Lizard Squad deixaram as duas maiores plataformasbet365 é perigosogames offline na véspera e no diabet365 é perigosoNatal.
A Playstation Network e o Xbox Live foram derrubados depois que seus serviços foram atingidos por uma técnica pouco sofisticada, mas poderosa, conhecida como ataque distribuídobet365 é perigosonegaçãobet365 é perigososerviço. Dezenasbet365 é perigosomilhõesbet365 é perigosojogadores foram impedidosbet365 é perigosobaixar jogos, registrar novos consoles ou jogar com amigos online.
Kivimäki ganhou a atenção da imprensa mundial e até aceitou me dar uma entrevista para o canalbet365 é perigosotelevisão Sky News, na qual não demonstrou nenhum remorso pelo ataque.
Outro hacker que também era da gangue Lizard Squad disse à BBC que Kivimaki era um adolescente vingativo que adorava se vingarbet365 é perigosorivais e mostrar suas habilidades online.
"Ele era muito bom no que fazia, e não se importava com as consequências. Ele sempre ia mais além que os outros nos ataques."
"Apesar da atenção que havia sobre ele, ele fazia ameaçasbet365 é perigosobomba e passava trotes sérios sem disfarçar a voz", conta Ryan, que não quis divulgar seu sobrenome porque ainda é desconhecido das autoridades.
Alémbet365 é perigosoKivimäki ter sido vinculado a alguns ataques hackersbet365 é perigosomenor escala apósbet365 é perigososentença, praticamente não se ouviu falar dele durante anos, até que seu nome foi ligado ao ataque à clínicabet365 é perigosopsicoterapia Vastaamo.
Alerta vermelho emitido
A polícia finlandesa demorou quase dois anos para reunir provas no intuitobet365 é perigosoemitir um alerta vermelhobet365 é perigosobusca na Interpol (polícia internacional) para Kivimäki — e ele se tornou um dos criminosos mais procurados da Europa. Mas ninguém sabia onde estava o jovembet365 é perigoso25 anos.
Ele foi localizado por acasobet365 é perigosofevereiro passado, quando a políciabet365 é perigosoParis foi ao seu apartamento após receber uma chamada falsa sobre briga doméstica. Eles descobriram que Kivimäki vivia com documentosbet365 é perigosoidentidade falsos.
O jovem foi extraditado rapidamente para a Finlândia, onde a polícia começou a se preparar para um dos julgamentos mais importantes da história do país.
O detetive Marko Leponen liderou a investigaçãobet365 é perigosotrês anos — e, segundo ele, foi o maior casobet365 é perigososua carreira.
"Tivemos maisbet365 é perigoso200 policiais no casobet365 é perigosodeterminado momento, e foi uma investigação intensa com muitos depoimentos e históriasbet365 é perigosovítimas para analisar."
O julgamentobet365 é perigosoKivimäki foi uma notícia importante para o país, acompanhadobet365 é perigosoperto por jornalistas locais — e, inclusive, pela imprensa internacional, que compareceu para ouvir seu depoimento.
Eu estive no tribunal no primeiro diabet365 é perigosoque ele depôs, quando mantevebet365 é perigosodeclaraçãobet365 é perigosoinocência com calma e com piadas ocasionais direcionadas ao tribunalbet365 é perigososilêncio.
Mas as evidências contra ele eram esmagadoras.
Leponen diz que vincular a conta bancáriabet365 é perigosoKivimäki ao servidor usado para baixar os dados roubados foi crucial.
Seus agentes também usaram novas técnicas forenses para extrair a impressão digitalbet365 é perigosoKivimäkibet365 é perigosouma foto anônima que ele postou sob um pseudônimo online.
"Conseguimos provar que essa pessoa anônima que postou no fórum era Kivimäki. Foi inacreditável, mas mostra que é preciso usar todas as medidas que conhecemos, e tentar aquelas que não conhecemos", explica Leponen.
No final, os juízes deram o veredito, declarando-o culpadobet365 é perigosotodas as acusações.
O tribunal considerou Kivimäki culpadobet365 é perigosomaisbet365 é perigoso30 mil crimes — um para cada vítima.
Ele foi acusadobet365 é perigosoviolaçãobet365 é perigosodados qualificada, tentativabet365 é perigosochantagem qualificada, 9.231 disseminações qualificadasbet365 é perigosoinformações violando a vida privada, 20.745 tentativasbet365 é perigosochantagem qualificadas e 20 chantagens qualificadas.
Ele foi condenado a seis anos e três mesesbet365 é perigosoprisão (a pena máxima erabet365 é perigososete anos), mas é provável que cumpra apenas metade, devido ao tempo já cumprido e ao sistemabet365 é perigosojustiça finlandês.
Para as vítimas, como Tiina, não é tempo suficiente.
"Tanta gente foi afetada por issobet365 é perigosotantas maneiras — 33 mil pessoas são muitas vítimas. Isso afetou nossa saúde, e algumas pessoas foram alvobet365 é perigosogolpes financeiros também usando os dados roubados", diz ela.
Enquanto isso, ela e as outras vítimas aguardam para ver se vão obter algum tipobet365 é perigosoindenização.
Kivimäki concordou,bet365 é perigosoprincípio,bet365 é perigosochegar a um acordo extrajudicial com um grupobet365 é perigosovítimas, mas outras estão planejando entrar com processos civis contra ele ou contra a própria Vastaamo.
A clínicabet365 é perigosopsicoterapia está extinta agora, e seu fundador foi condenado por não proteger os dados dos pacientes, com suspensão condicional da execução da pena. Kivimäki não contou à polícia quanto dinheiro ele tembet365 é perigosobitcoins, e afirma ter esquecido os detalhesbet365 é perigososua carteira digital.
A advogada Jenni Raiskio espera que o Estado possa intervir, mas diz que pode levar muitos meses, ou até mesmo anos, para analisar cada caso individualmente e avaliar quanto dano foi causado.
Há, inclusive, pedidos para mudar a lei para ajudar a lidar com futuros casosbet365 é perigosoataques hackersbet365 é perigosomassa como este.
"Isso é realmente histórico na Finlândia, porque o nosso sistema não está preparado para esta quantidadebet365 é perigosovítimas. A invasão da Vastaamo nos mostrou que precisamos estar preparados para esses casos grandes, então espero que haja uma mudança. Isso não vai acabar aqui", diz ela.