Nós atualizamos nossa Políticaingresso camarote vai de betPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosingresso camarote vai de betnossa Políticaingresso camarote vai de betPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Como o isolamento na pandemia pode estar afetando nossa memória:ingresso camarote vai de bet
A Universidade da Califórniaingresso camarote vai de betIrvine, nos EUA, está começando a fazer uma pesquisa sobre como o lockdown afetou a memória das pessoas.
Há relatosingresso camarote vai de betque mesmo aquelas que costumam se lembraringresso camarote vai de beteventos como comprar um ingressoingresso camarote vai de betcinema 20 anos atrás, porque têm uma memória autobiográfica mais ativa, estão descobrindo que estão esquecendo coisas.
Existem, é claro, vários tipos diferentesingresso camarote vai de betmemória. Esquecer o que você pretendia comprar é diferenteingresso camarote vai de betesquecer o nomeingresso camarote vai de betalguém ou o que você fez na quarta-feira passada.
Mas pesquisas sobre como a memória funciona apontam várias maneiras pelas quais o ambiente restrito imposto pela pandemia poderia estar impactando-a.
O fator mais óbvio é o isolamento. Sabemos que a faltaingresso camarote vai de betcontato social pode afetar negativamente o cérebro, e que o efeito é mais sérioingresso camarote vai de betquem já tem problemaingresso camarote vai de betmemória. Para aqueles com doençaingresso camarote vai de betAlzheimer, os níveisingresso camarote vai de betsolidão podem até afetar o curso da doença.
É claro que nem todo mundo se sentiu sozinho durante a pandemia, e os resultadosingresso camarote vai de betalguns estudos mostraram que os níveisingresso camarote vai de betsensaçãoingresso camarote vai de betsolidão se estabilizaram com o tempo.
Mas mesmo que a gente não se sinta angustiado com a redução do contato humano, muitosingresso camarote vai de betnós ainda estamos vendo menos pessoas do que o normal. Estamos perdendo aquelas conversas no café do escritório ouingresso camarote vai de betfestas onde podemos bater papo com dezenasingresso camarote vai de betpessoasingresso camarote vai de betuma noite, trocando ideias sobre o que temos feito.
A repetiçãoingresso camarote vai de bethistórias nos ajuda a consolidar nossas memórias do que aconteceu — as chamadas memórias episódicas. Se não podemos nos socializar tanto, talvez não seja surpreendente que essas memórias não pareçam tão claras comoingresso camarote vai de betcostume.
Quando temos a chanceingresso camarote vai de betconversar, também temos menos histórias para contar. Como viagens são canceladas, casamentos são adiados, shows e eventos esportivos acontecem sem a presença do público, temos menos sobre o que falar. E as lamúrias no trabalho são principalmente sobre as frustrações da tecnologia nos deixando na mão.
É verdade que você pode compensar socializando mais online. Mas essas conversas não são exatamente as mesmas. É menos provável que você mencione fatos "irrelevantes".
Para valer a pena preservá-la,ingresso camarote vai de bethistória precisa valer a pena ser contada. Se o seu nívelingresso camarote vai de betexigência para o que é considerado interessante o suficiente para ser dito aumentou, então, mais uma vez, você deixaingresso camarote vai de betenfatizar essas memórias.
Mas há algo além da faltaingresso camarote vai de betsocialização. Muitas pessoas mencionam agora uma sensaçãoingresso camarote vai de betansiedade. Mesmo que você agradeça a sorte que tem, já que outros estãoingresso camarote vai de betsituação pior, pode ser difícil se livrar da sensaçãoingresso camarote vai de betque o mundo se tornou um lugar mais incerto.
Na University College London (UCL), a psicobióloga Daisy Fancourt eingresso camarote vai de betequipe têm realizado pesquisas sobre como as pessoas se sentem durante a pandemia no Reino Unido.
Embora os níveisingresso camarote vai de betansiedade tenham atingido o pico quando o lockdown começou e tenham diminuído gradualmente, a média permaneceu mais alta do queingresso camarote vai de bettempos normais, especialmenteingresso camarote vai de betpessoas que são jovens, moram sozinhas, vivem com filhos, se mantém com baixa renda ou habitam áreas urbanas.
Enquanto isso, o Escritórioingresso camarote vai de betEstatísticas Nacionais do Reino Unido identificou que as taxasingresso camarote vai de betdepressão dobraram.
Sabe-se que tanto a depressão quanto a ansiedade têm impacto na memória. As preocupações sobrecarregam nossa memóriaingresso camarote vai de bettrabalho, nos deixando com menos capacidade disponível para lembraringresso camarote vai de betlistasingresso camarote vai de betcompras ou do que precisamos fazer no trabalho.
Tudo isso se torna ainda mais difícil devido à faltaingresso camarote vai de betpistas para auxiliar nossas memórias. Se você sai para trabalhar,ingresso camarote vai de betjornada, a mudançaingresso camarote vai de betcenário e as pausas que você faz pontuam o dia, dando a você marcações no tempo para ancorar suas memórias.
Mas, quando você trabalhaingresso camarote vai de betcasa, cada reunião online é muito semelhante às demais, porque você tende a se sentar exatamente no mesmo lugar,ingresso camarote vai de betfrente à mesma tela. Há menos coisas para marcar suas memórias e ajudá-lo a distingui-las.
"Tentar lembrar o que aconteceu com você quando há pouca distinção entre os diferentes dias, é como tentar tocar um pianoingresso camarote vai de betque não há teclas pretas para ajudá-lo a se encontrar", afirma Catherine Loveday, professoraingresso camarote vai de betneurociência cognitiva da Universidadeingresso camarote vai de betWestminster,ingresso camarote vai de betLondres.
Assim como os dias se fundemingresso camarote vai de betum, as coisas que você faz nesses dias também.
No escritório, você pode passar por uma sala onde teve uma reunião específica, que te faz lembrar que precisava enviar um e-mail para alguém sobre aquilo.
Em casa, não há pistas para ajudar você a lembrar as diferentes partes do trabalho. Cada memória é marcada para ficar no seu computador. No escritório, você pode se lembrar exatamente onde teve determinada conversa — no elevador ou na cafeteria — e isso ajuda a não esquecer.
Há ainda uma fadiga generalizada, que também não ajuda nossas memórias. As reuniões do Zoom são cansativas, alguns trabalhos são muito mais difíceisingresso camarote vai de betfazeringresso camarote vai de betcasa, e viagensingresso camarote vai de betférias estão sendo canceladas. A faltaingresso camarote vai de betrotina e a ansiedadeingresso camarote vai de betrelação à pandemia podem perturbar nosso sono. Junte tudo isso — e basicamente estamos constantemente cansados.
Portanto, com essa combinaçãoingresso camarote vai de betfadiga, ansiedade, faltaingresso camarote vai de betpistas e menos interações sociais, não éingresso camarote vai de betse espantar que algunsingresso camarote vai de betnós sintam que nossas memórias estão nos deixando na mão.
E Loveday acredita que há um fator adicional envolvido — que talvez nem tenhamos notado. Diz respeito ao impactoingresso camarote vai de betnossos cérebros eingresso camarote vai de betnossas memóriasingresso camarote vai de betparticular,ingresso camarote vai de betpassar o tempoingresso camarote vai de betdiferentes localizações geográficas.
Encontrar o caminhoingresso camarote vai de betvolta para casa sempre foi importante para nossa sobrevivência. Assim que saímosingresso camarote vai de betcasa, começamos a prestar atenção. Quer estejamos caminhandoingresso camarote vai de betuma floresta ou pela cidade, usamos mais a região do cérebro conhecida como hipocampo.
Você se lembra dos estudos que mostram que motoristasingresso camarote vai de bettáxiingresso camarote vai de betLondres conhecem todas as ruas? Esses motoristas acabam com um hipocampo maior.
Precisamos envolver o hipocampo para lembrar informações novas, mas Veronique Bohbot, neurocientista da McGill University, no Canadá, descobriu que, se a vida das pessoas se torna mais confinada e repetitiva à medida que envelhecem, o uso do hipocampo diminui.
Da mesma forma, ela constatou que motoristas que dependemingresso camarote vai de betsistemasingresso camarote vai de betnavegação por satélite,ingresso camarote vai de betvezingresso camarote vai de betencontrar o caminho por conta própria, geram menos memórias espaciais, o tipoingresso camarote vai de betmemória que depende principalmente do hipocampo.
Se ficamosingresso camarote vai de betcasa a maior parte do tempo por vários meses devido à pandemia, perdemos aquele estímulo extra que vemingresso camarote vai de betencontrar nosso caminho.
A boa notícia é que há coisas que podemos fazer a respeito. Dar uma caminhada, especialmenteingresso camarote vai de betruas que não nos são familiares, vai trazer a atençãoingresso camarote vai de betvolta ao cérebro. E até mesmo se mexer faz diferença. Você precisa estar sentado àingresso camarote vai de betmesaingresso camarote vai de bettodas as reuniões? Se for um telefonema, será que você não pode andar pela rua conversando?
Garantir que os dias da semana e os finsingresso camarote vai de betsemana sejam diferentes o suficiente para não se fundiremingresso camarote vai de betum só, pode ajudar com as distorções que nossa nova vida pode teringresso camarote vai de betnossa percepção do tempo.
Loveday aconselha adicionar mais diversidade às nossas vidas, o que pode envolver alguma criatividade. Se você não puder sair, ela sugere encontrar uma atividade completamente nova dentroingresso camarote vai de betcasa, e depois contar a alguém sobre ela para ajudá-lo a se lembrar melhor.
Refletir deliberadamente sobre o seu dia todas as noites também pode contribuir para consolidar suas memórias. Você pode até escrever um diário. É verdade que acontece menos coisas dignasingresso camarote vai de betregistro atualmente, mas ainda assim pode ser interessante fazer a retrospectiva do dia. Pode ajudaringresso camarote vai de betmemória.
E, se você está se esquecendoingresso camarote vai de betfazer alguma coisa, então criar listas e botar alertas no celular pode fazer mais diferença do que você imagina.
Você também pode aproveitaringresso camarote vai de betprópria imaginação. Se quiser se lembraringresso camarote vai de betcomprar leite, pão e ovos, antesingresso camarote vai de betsairingresso camarote vai de betcasa, se imagine visitando cada um dos corredores do mercado onde estão os produtos da lista.
Quando chegar lá, essa ida ao mercado imaginária voltará àingresso camarote vai de betcabeça — e você terá mais chancesingresso camarote vai de betse lembraringresso camarote vai de bettudo que precisa.
ingresso camarote vai de bet Leia a versão original ingresso camarote vai de bet desta reportagem (em inglês) no site BBC Future ingresso camarote vai de bet .
ingresso camarote vai de bet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ingresso camarote vai de bet ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosingresso camarote vai de betautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaingresso camarote vai de betusoingresso camarote vai de betcookies e os termosingresso camarote vai de betprivacidade do Google YouTube antesingresso camarote vai de betconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueingresso camarote vai de bet"aceitar e continuar".
Finalingresso camarote vai de betYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosingresso camarote vai de betautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaingresso camarote vai de betusoingresso camarote vai de betcookies e os termosingresso camarote vai de betprivacidade do Google YouTube antesingresso camarote vai de betconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueingresso camarote vai de bet"aceitar e continuar".
Finalingresso camarote vai de betYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosingresso camarote vai de betautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaingresso camarote vai de betusoingresso camarote vai de betcookies e os termosingresso camarote vai de betprivacidade do Google YouTube antesingresso camarote vai de betconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueingresso camarote vai de bet"aceitar e continuar".
Finalingresso camarote vai de betYouTube post, 3
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível