O segredo do homem que tem 'a melhor memória do mundo':inter x coritiba palpites
Um ano depois, o estudante ficouinter x coritiba palpitessegundo lugar no campeonato americano. "Isso me motivou a continuar treinando, e acabei disputando o Mundial."
'Palácio mental'
O torneio foi disputadointer x coritiba palpitesGuangzhou, na China. Foram 10 rodadasinter x coritiba palpitesdesafios como memorizar números, rostos e nomes.
Na rodada final, competidores tinham que memorizar um baralho o mais rápido possível. Mullen estavainter x coritiba palpitessegundo lugar, mas precisouinter x coritiba palpitesapenas 21,5 segundos para memorizar as cartas, um a menos que o então líder, Yan Yang. Foi o suficiente para tomar a ponta.
O americano agora também detém o recorde mundialinter x coritiba palpiteslembrar números - 3.029inter x coritiba palpitesuma hora.
Se você não consegue lembrar nem sequerinter x coritiba palpitesuma listainter x coritiba palpitescompras, o que dirá milharesinter x coritiba palpitesnúmeros binários? (Mullen decorou 3.888inter x coritiba palpites30 minutos.) Mas ele garante que qualquer um pode chegar lá: "Você apenas precisa criar um palácio mental", diz.
Para aqueles que não leram as históriasinter x coritiba palpitesSherlock Holmes, o "palácio mental" é a imagem que você guarda na cabeçainter x coritiba palpitesum lugar que conhece bem, sejainter x coritiba palpitescasa ou o caminho para o trabalho.
Tanto nos livros quanto na recente sérieinter x coritiba palpitesTV com o ator britânico Benedict Cumberbatch, o detetive volta e meia visitava seu palácio para fazer suas incríveis deduções.
Para lembrarinter x coritiba palpitesmuita coisa, você precisa apenas andar por seu "palácio" e deixar uma imageminter x coritiba palpitescada iteminter x coritiba palpiteslocais específicos ao longo da rota.
A técnica é atribuída ao poeta grego Simonidesinter x coritiba palpitesCeos, que viveu nos anos 400 a.C.
Reza a lenda que ele participavainter x coritiba palpitesum banquete na casainter x coritiba palpitesum nobre quando precisou sair da sala para encontrar um mensageiro. Foi quando o teto da mansão caiu, matando todos no interior. Simonides percebeu que poderia lembrar onde todos os comensais estavam sentados, e assim identificou os corpos esmagados.
O evento teria levado o poeta a descobrir que a melhor maneirainter x coritiba palpiteslembrar-seinter x coritiba palpitesgruposinter x coritiba palpitesobjetos ou fatos é ligá-los a imagens organizadasinter x coritiba palpitesforma específica e ordeira.
Técnicas
Séculos mais tarde, a equipeinter x coritiba palpitesEleanor Maguire, da University College London (Reino Unido), escaneou os cérebrosinter x coritiba palpitesdez finalistas do Campeonato Mundialinter x coritiba palpitesMemória.
Ela queria identificar se eles tinham diferenças estruturais cerebrais que resultariaminter x coritiba palpitesuma predisposição para memórias extraordinárias.
Os testes não mostraram diferençasinter x coritiba palpitesintelecto ou alterações estruturais - a única diferença pareceu ser o usointer x coritiba palpitestrês áreas envolvidas na navegação. Os donosinter x coritiba palpitessupermemórias eram melhores puramente porque caminhavaminter x coritiba palpitesseus "palácios mentais".
Para lembrar-seinter x coritiba palpitesnúmeros, cada competidor tem seu sistema para convertê-losinter x coritiba palpitesimagens.
Mullen usa um modelointer x coritiba palpitesduas cartas para memorizar um baralho. Naipes e números viram fonemas: se o seteinter x coritiba palpitesouros e o cincointer x coritiba palpitesespadas estão juntos, por exemplo, o americano diz que os naipes formam o som "m", ao passo que o sete vira um "k", e o cinco, "l".
Juntas, as três letras lembram a ele o nome Michael.
Ele afirma usar outro truque que envolve 2.704 possíveis combinações, mas prefere não detalhá-lo.
Mullen insiste que essa memória extraordinária não é nada especial e que qualquer pessoa pode desenvolvê-la: ele treinou apenas meia hora por dia na preparação para o Campeonato Mundial, por exemplo.
O jovem não consegue se sustentar com o dinheiro dos prêmios que recebe, mas usainter x coritiba palpitesmemória para ajudá-lo na universidade. E ele compartilha seus segredos.
"Faço o possível para promover as técnicasinter x coritiba palpitesmemória para outras pessoas, porque elas são úteis na vida cotidiana. Quero mostrar que podemos usá-las para aprender mais coisas, não apenas competir."
inter x coritiba palpites Leia a versão original inter x coritiba palpites dessa reportagem (em inglês), no site BBC Future inter x coritiba palpites .