Como a aparência jovem pode afetarn bet 91 comcarreira:n bet 91 com

Crédito, Alamy

Legenda da foto, Parecer um adolescente que entrou acidentalmente no escritório pode ter um preço

Naquele mesmo dia, o presidente da Casa deu uma ordem para ele buscar um livro, após confundi-lo com um dos chamados House Pages — função geralmente desempenhada por alunos do ensino médio.

"Tudo bem, Bill", disse Murray.

"Mas da próxima vez, gentilmente, dirija-se a mim como 'o membron bet 91 comMassachusetts'."

Em quase todas as outras áreas da vida, parecer jovem é algo altamente cobiçado.

Em 2022, estima-se que a indústria antienvelhecimento vai atingir cercan bet 91 comUS$ 260 bilhões, com alguns indivíduos gastando maisn bet 91 comrejuvenescimento facial por mês do que com a parcela do financiamento da casa própria.

Mas, no escritório, a história é diferente. Atualmente, não há dados sobre exatamente quantas pessoas são afetadas negativamente porn bet 91 comaparência jovem a cada ano — mas a internet está repletan bet 91 comhistórias angustiantes sobre constrangimentos e mal-entendidos.

Tem o caso da professora que foi chamada atenção por estar na sala dos professores sem permissão, e ainda precisou mostrar a identidade; o funcionárion bet 91 comcervejaria confundido com uma "garotinha" por um cliente; e os diversos médicos que escutam diariamenten bet 91 compacientes espantados: "Você parece tão jovem!".

Na verdade, há cada vez mais evidênciasn bet 91 comque parecer mais jovem do que a idade que você tem, não é apenas inconveniente — pode ter um impacto radical na forma comon bet 91 comcompetência é vista, e até mesmo determinar o tipon bet 91 comtrabalho que você faz.

Fofo demais?

Há várias razões subjacentes pelas quais as pessoas acham que aparentam ser mais jovens do que realmente são: você pode ser mignon, ter estatura baixa ou usar roupas da moda, por exemplo.

Crédito, Alamy

Legenda da foto, Pesquisas mostram que parecer mais jovem do que a idade que você tem não é apenas inconveniente — pode ter um impacto radical na forma comon bet 91 comcompetência é vista

Mas o motivo mais estudado é ter carinhan bet 91 combebê. O "efeiton bet 91 comsupergeneralização da carinhan bet 91 combebê", descoberto pela primeira vez na décadan bet 91 com1980, se deve ao faton bet 91 comque possuir características faciais infantis leva as pessoas a supor que você tem traçosn bet 91 compersonalidade correspondentes.

"(A carinhan bet 91 combebê) é realmente uma constelação geraln bet 91 comcaracterísticas", diz Leslie Zebrowitz, professora eméritan bet 91 comrelações sociais da Brandeis University, nos Estados Unidos, uma das responsáveis pela descoberta do fenômeno.

Ela explica que isso costuma prever um rosto liso e redondo, maxilar pequeno, nariz delicado e olhos grandes, enquanto indivíduosn bet 91 comaparência mais madura geralmente têm olhos menores, maçãs do rosto mais angulares, narizes maiores e o cenho mais acentuado.

É consagrado que as pessoas com carinhan bet 91 combebê parecem jovens porque, literalmente, elas lembram bebês.

Estranhamente, o efeito se aplica não importando quantos anos você realmente tenha — ou se você tem a pelen bet 91 compêssegon bet 91 comuma modelon bet 91 comanúncion bet 91 comhidratante ou o rosto um pouco mais castigadon bet 91 comum amante do soln bet 91 comlonga data.

A estrutura facial das pessoas com carinhan bet 91 combebê faz com que elas geralmente pareçam jovensn bet 91 comrelação a outras pessoas da mesma faixa etária, o que significa que as associações atreladas a essa aparência ainda podem ter um impacto tanto na meia-idade quanto mais tarde na vida.

Há algumas vantagensn bet 91 comlembrar um bebê fofo — acredita-se que o efeito carinhan bet 91 combebê suscite os mesmos comportamentos que nos ajudam a proteger esses membros vulneráveis ​​da sociedade, então você é automaticamente considerado afetuoso, confiável e gentil.

Como eran bet 91 comse esperar, as carinhasn bet 91 combebê são onipresentesn bet 91 comdesenhos animados infantis, personagensn bet 91 comanúncios e mascotes esportivos.

Pessoas com carinhan bet 91 combebê também têm mais chancen bet 91 comserem encontradasn bet 91 comdeterminados empregos. Em um estudo, elas foram mais propensas a serem consideradas a ocupar um cargon bet 91 comprofessorn bet 91 comuma creche que exigia explicitamente que os candidatos fossem calorosos e submissos.

Relação com o sucesso

Pessoas com carinhan bet 91 combebê têm uma vida mais fáciln bet 91 comvários aspectos: costumam ser consideradas mais atraentes mesmon bet 91 comdiferentes populações, como os Aché, caçadores-coletores do Paraguai, e estudantes universitários da Rússia.

Mas também se espera que não tenham certas características que podem ser essenciais para subir na carreira ou simplemente para atuarn bet 91 comalgumas profissões.

Crédito, Alamy

Legenda da foto, Por causa da maneira como você é percebidon bet 91 comentrevistasn bet 91 comemprego e por colegas, seu semblante pode, inadvertidamente, determinar seu planon bet 91 comcarreira

Por exemplo, a mesma pesquisa que identificou o viés a favorn bet 91 comcandidatos com carinhan bet 91 combebê para ocupar cargosn bet 91 comprofessor, também descobriu que pessoasn bet 91 comaparência madura geralmente eram preferidas para o poston bet 91 comdiretor, que exigia liderança e capacidaden bet 91 comtomar decisões difíceis.

Talvez como resultado, indivíduos que parecem jovens para a idade tendem a ter empregosn bet 91 comstatus inferior, que carecem desse tipon bet 91 comautoridade.

Isso pode ser porque pessoas com roston bet 91 combebê são vistas como tendo menos "controle pessoal" — definido como competência, domínio ou capacidaden bet 91 comrealizar seus objetivos — do que outras no início ou no meio da idade adulta, assim como indivíduos que são considerados pouco atraentes ou com sobrepeso.

Não apenas as pessoas que parecem mais velhas têm mais chancen bet 91 comserem cogitadas para desempenhar funções gerenciaisn bet 91 comstatus elevado, como também são consideradas mais adequadas para empregos que exigem um nível mais alton bet 91 comescolaridade.

"Portanto, pessoasn bet 91 comrosto maduro têm resultados semelhantes no mercadon bet 91 comtrabalho àquelas com alto desempenho", diz Zebrowitz.

Em um estudo, homens considerados com carinhan bet 91 combebê se mostraram mais propensos a obter empregos como cuidadoresn bet 91 comcrianças, professores do ensino fundamental, assistentesn bet 91 comprofessores e membros do clero, e menos probabilidaden bet 91 comserem juízes, motoristasn bet 91 comcaminhão, policiais e a ocvupar cargosn bet 91 comchefian bet 91 comgeral.

No caso das mulheresn bet 91 comaparência jovem, as carreiras mais comuns foram semelhantes: professoras do ensino fundamental, professoras do jardimn bet 91 cominfância, assistentesn bet 91 comprofessora e auxiliaresn bet 91 comenfermagem. Já aquelas que pareciam mais maduras tendiam a trabalhar como analistasn bet 91 comsistemasn bet 91 comcomputador, professorasn bet 91 comdireito, atletas e chefes.

O efeito é observado entre políticos e também entre os líderes das empresas na lista Fortune 500; estes últimos geralmente têm características faciais mais dominantes do que a populaçãon bet 91 comgeral ou pessoasn bet 91 comoutros cargosn bet 91 comstatus elevado.

Isso parece ser baseadon bet 91 compura percepção, uma vez que empresas com CEOs com esse tipon bet 91 comaparência não apresentam uma probabilidade maiorn bet 91 comse sair melhor do que outras.

Mas há exceções. Curiosamente, homens negros que chefiam empresas no mesmo nível são mais propensos a ter feiçõesn bet 91 combebê.

Uma teoria é que isso se deve ao racismo implícito, o que significa que os homens negros geralmente são vistos como ameaçadores, então ter uma carinhan bet 91 combebê acaba sendo uma vantagem porque suaviza essas impressões.

Outra pesquisa estabeleceu que, condizentemente com o estereótipon bet 91 comque pessoas com carinhan bet 91 combebê são calorosas e confiáveis, os CEOsn bet 91 cominstituições sem fins lucrativos têm mais chancen bet 91 comter esse tipon bet 91 comsemblante. Em média, as organizações com CEOsn bet 91 comaparência mais poderosa arrecadam menos dinheiro.

No mundo real, o tratamento contrastanten bet 91 comprofissionaisn bet 91 comaparência jovem costuma estar relacionado com a forma como as pessoas são tratadas com base emn bet 91 comidade real.

Os trabalhadores mais jovens podem ser mais criticados do que os mais velhos, menosprezados por meion bet 91 comlinguagem depreciativa, receber um salário menor do que colegas mais velhos na mesma função, preteridos para uma promoção ou demitidos injustamente.

Na verdade, embora a sociedade ocidental tenha uma cultura bem documentadan bet 91 comfetichizar os jovens e marginalizar os idosos, a discriminação etária contra os profissionais mais jovens está cada vez mais sendo reconhecida.

O estudon bet 91 comdiversidade e inclusãon bet 91 com2019 do siten bet 91 combuscan bet 91 comempregos Glassdoor mostrou que, no Reino Unido, jovensn bet 91 com18 a 34 anos têm quase o dobron bet 91 comchancen bet 91 comrelatar serem discriminados com base na idade do que grupos mais velhos.

Reformulando nosso pensamento

No Reino Unido, há algumas proteções legais contra o preconceito relacionado à idade, independentementen bet 91 comse basear nan bet 91 comidade real ou na percepção dela — o que é conhecido como "discriminação por percepção".

Enquanto isso, nos Estados Unidos, não há atualmente nenhuma lei específica para impedir o preconceito com base na aparência, embora tenha havido algum debate sobre como isso poderia ser implementado.

Crédito, Alamy

Legenda da foto, Pessoas com carinhan bet 91 combebê costumam ser consideradas mais atraentes — mas isso pode significar que enfrentam desafios específicos também

Em 1987, um artigo da Harvard Law Review propôs que a legislação existente deveria ser modificada para evitar a discriminação devido aos "aspectos amplamente imutáveis ​​da aparência corporal e facial".

Tal como acontece com outras formasn bet 91 compreconceito, é possível que pessoasn bet 91 comcertas origens raciais corram mais riscos.

Foi sugerido que parte do motivo pelo qual os asiáticos parecem estereotipicamente jovens paran bet 91 comidade pode ser porque os traços da carinhan bet 91 combebê são mais comuns neste grupo.

No entanto, há algumas coisas que as pessoasn bet 91 comaparência jovem podem fazer para ajustar a maneira como são vistas no ambienten bet 91 comtrabalho.

A opção mais óbvia é mudarn bet 91 comaparência.

Uma pesquisa mostrou que mulheresn bet 91 com20 e poucos anos parecem mais velhas quando usam maquiagem — embora, surpreendentemente, isso não seja verdade para faixas etárias mais avançadas —, e que adicionar maquiagem, calças e joias ao visual pode reforçar o quão competente uma mulher parece como líder.

Por outro lado, as pessoas veem os homensn bet 91 combarba como mais velhos e mais importantes do que aqueles sem barba. Eles também são geralmente vistos como mais capazes.

A pergunta é: você quer alterarn bet 91 comaparência para resolver os preconceitos irracionaisn bet 91 comoutras pessoas?

Porventura, há uma alternativa. Nicola Simpson, uma coachn bet 91 comcarreira executiva baseadan bet 91 comLondres, no Reino Unido, diz que se depara regularmente com essa questão — mas ela nem sempre está convencidan bet 91 comque a aparêncian bet 91 comseus clientes é realmente o problema subjacente.

"Isso acontece com frequência quando os clientes vêm para uma sessãon bet 91 comcoaching com faltan bet 91 comconfiança e com uma sensaçãon bet 91 comsíndrome do impostor", diz ela.

Na experiêncian bet 91 comSimpson, as pessoas podem ter dificuldaden bet 91 comlidar com a percepçãon bet 91 comquão jovens aparentam sern bet 91 comqualquer profissão, embora seja um pouco mais comum entre consultoresn bet 91 comgestão e pessoasn bet 91 comcargosn bet 91 comliderança.

"Talvez eles estejamn bet 91 comum ponton bet 91 comsuas carreirasn bet 91 comque desejam transmitir liderança e seriedade, e sentem que parecem jovens para a idade que têm — e que isso está sendo usado contra eles", afirma.

"Mas igualmente eles estão muitas vezes sentindo que 'talvez eu seja jovem demais para ocupar uma posição gerencial'."

Para superar isso, Simpson tenta ajudar seus clientes com o que está dentro do controle deles. Em vezn bet 91 comfocarn bet 91 comcomo o mundo exterior os vê, ela tende a se concentrarn bet 91 comajudá-los a entendern bet 91 comonde vêm suas ansiedades.

"Nossas conversas são mais sobre o que eles podem fazer para se sentirem mais confiantes — trazendo ferramentas para transformar seu pensamenton bet 91 comalgo que seja muito mais positivo e favorável."

Simpson sugere tentar prestar atençãon bet 91 comquando você é tomado pelo medon bet 91 comcomo você é percebido e mudar conscientemente seus pensamentos para uma perspectiva mais positiva.

Se você projetar confiança, automaticamente vai parecer mais competente — independentemente dos preconceitos que estão realmente rondando a mente dos seus colegasn bet 91 comtrabalho.

n bet 91 com Leia a versão original n bet 91 com desta reportagem (em inglês) no site BBC Work Life n bet 91 com .

n bet 91 com Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube n bet 91 com ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosn bet 91 comautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a polítican bet 91 comuson bet 91 comcookies e os termosn bet 91 comprivacidade do Google YouTube antesn bet 91 comconcordar. Para acessar o conteúdo cliquen bet 91 com"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdon bet 91 comterceiros pode conter publicidade

Finaln bet 91 comYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosn bet 91 comautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a polítican bet 91 comuson bet 91 comcookies e os termosn bet 91 comprivacidade do Google YouTube antesn bet 91 comconcordar. Para acessar o conteúdo cliquen bet 91 com"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdon bet 91 comterceiros pode conter publicidade

Finaln bet 91 comYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosn bet 91 comautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a polítican bet 91 comuson bet 91 comcookies e os termosn bet 91 comprivacidade do Google YouTube antesn bet 91 comconcordar. Para acessar o conteúdo cliquen bet 91 com"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdon bet 91 comterceiros pode conter publicidade

Finaln bet 91 comYouTube post, 3