Índios anunciam reunião para discutir ocupaçãopoker 2024hotel na Bahia :poker 2024

poker 2024 Após ocuparem partepoker 2024um hotelpoker 2024luxo próximo a Ilhéus, no sul da Bahia, caciques tupinambás devem se reunir nesta quarta-feira para discutir o caso.

Os índios alegam que ocuparam parte do Hotel Fazenda da Lagoa no domingo por acreditarem que a área é partepoker 2024uma reserva indígena e para cobrar mais rapidez na demarcação dos cercapoker 202447 mil hectares reivindicadas pelo povo tupinambá.

De acordo com Haroldo Heleno, representante do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), os caciques da região pretendem se reunirpoker 2024Olivença, distrito a 15 quilômetrospoker 2024Ilhéus, nesta quarta-feira pela manhã.

Eles também pretendem enviar uma delegação a Brasília para participarpoker 2024uma audiência pública sobre a demarcaçãopoker 2024terras indígenas - entre elas a tupinambá - no dia 19poker 2024abril.

Embargo

O hotel Fazenda da Lagoa, que tem diárias a partirpoker 2024R$1.000, estava vazio há três meses por contapoker 2024um embargo parcial do Ibama, por contapoker 2024desmatamentos.

Entre os proprietários do hotel está o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga.

Um comunicado do cacique Valdenilson Tupinambá divulgado nessa terça-feira diz que os indígenas querem "o que é nosso por direito e a Justiça tem o deverpoker 2024devolver o que é nosso".

Na segunda-feira, agentes da polícia federal estiveram no hotel juntamente com o representante local da Funai para investigar denúnciaspoker 2024cárcere privado e depredação do patrimônio do hotel, que foram negadas pelos índios.

De acordo com o CIMI, que mantém contato com os índios no hotel, as denúncias não foram confirmadas pelos policiais.

No momento, não é possível manter contato por telefone com o local, nem com a centralpoker 2024reservas do Fazenda da Lagoa, no Riopoker 2024Janeiro.

Demarcação

A Funai ainda não confirmou se a parte do hotel ocupada pelos tupinambás époker 2024fato parte do território reivindicado pelos índios.

Em comunicado divulgado na segunda-feira, o cacique Valdenilson Tupinambá disse que a ação dos índios pretende "barrar a destruição que eles vêm fazendo dentro do nosso território, matando o nosso manguezal".

O Ibama confirma que o empreendimento recebeu duas multas e teve o usopoker 20242 hectares embargado até que a vegetação arrancada para dar espaço a bangalôs seja recuperada.

A área é alvopoker 2024disputas entre indígenas e donospoker 2024hoteis e resorts há maispoker 2024sete anos. De acordo com o CIMI, estudos que comprovariam a legitimidade da reivindicação tupinambá ao território já foram concluídos.

"O estudo foi publicadopoker 2024abrilpoker 20242010 e já passou pela etapa das contestações. A empresa que criou o hotel inclusive entrou com uma representação. Mas todas as contestações foram derrubadas pela Funai."

A Funai confirma que aguarda a portaria declaratória do Ministério da Justiça, que decidirá sobre a demarcação dos territórios.