Novo estudo fortalece ligação entre zika e microcefalia:h2bet esta fora do ar

Getty

Crédito, Getty

Legenda da foto, Pesquisa fortalece vínculo entre zika e microcefalia
  • <link type="page"><caption> Leia também: Entidade diz ter sido mal interpretada e nega ligação entre microcefalia e larvicida</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160215_zika_larvicida_cc" platform="highweb"/></link>

Investigações urgentes

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil investiga atualmente 3.935 casos suspeitosh2bet esta fora do armicrocefaliah2bet esta fora do arbebês. Até o momento, 508 casos já tiveram confirmaçãoh2bet esta fora do armicrocefalia e outros 837 casos notificados já foram descartados por apresentarem exames normais.

AP

Crédito, AP

Legenda da foto, Segundo OMS, ainda são necessários mais estudos para comprovar relação entre zika e microcefalia

A nova pesquisa, publicada na revista científica Lancet Infectious Diseases, envolveu duas mulheres que tiveram febres, manchas vermelhas e dores musculares durante a gravidez.

Após ultrassons mostrarem que os fetos tinham microcefalia, cientistas fizeram mais exames do tipo amniocentese.

O procedimento consisteh2bet esta fora do arretirar uma pequena amostra do líquido amniótico que envolve o feto no útero.

  • <link type="page"><caption> Leia também: Colômbia: um paísh2bet esta fora do arpânico por causa do zika</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160213_colombia_zika_fn" platform="highweb"/></link>

Análises genéticas do fluido confirmaram a presença do vírus zika.

A principal autora da pesquisa, Anah2bet esta fora do arFilippis, disse que a pesquisa "mostra o vírus sendo identificado diretamente no líquido amnióticoh2bet esta fora do aruma mulher durante a gravidez, sugerindo que o vírus poderia cruzar a placenta e potencialmente infectar o feto".

Mas ela ressaltou que "o estudo não pode determinar se o vírus identificado nestes dois casos foi a causa da microcefalia nos bebês."

"Até entendermos o mecanismo biológico ligando a zika à microcefalia, não podemos ter certeza que um causa o outro, e mais pesquisas precisam ser feitas urgentemente."

  • <link type="page"><caption> Leia também: O aquecimento global vai fazer a neve desaparecer?</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160215_vert_earth_neve_tg" platform="highweb"/></link>

Jimmy Whitworth, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, acrescentou que, embora não prove a relação, "o estudo fortalece as evidênciash2bet esta fora do arque o vírus zika causa microcefalia fetal no Brasil".

Separadamente, o estudo sugere que o vírus, geneticamente, é muito semelhante ao zika vírus que circulou na Polinésia Francesah2bet esta fora do ar2013.

Mas cientistas dizem que, apesar do crescimento do interesse científico no assunto, muitas perguntas permanecem sem respostas - como por exemplo a dimensão do riscoh2bet esta fora do arfetosh2bet esta fora do armães infectadas por zika desenvolverem microcefalia e se o momentoh2bet esta fora do arque a infecção ocorre faz diferença.