Análise: Como o Estado Islâmico consegue sobreviver a ataques :esporte da sorte ao vivo
"O Daesh (acrônimo depreciativoesporte da sorte ao vivoárabe para o EI) se intensifica e ataca praticamente a cada dois meses. (O presidente da Síria, Bashar) al-Assad e seus aliados nos bombardeiamesporte da sorte ao vivomassa a cada meia hora. Você pode calcular as mortes resultantes", diz um ex-combatente rebelde que não quis ser identificado.
Se a prioridadeesporte da sorte ao vivocombater Assad é clara entre a oposição armada na Síria, a descentralização das estruturasesporte da sorte ao vivocomando e controle dos rebeldes podem e vão causar grandes reveses para a estratégia proposta pela coalizão liderada pelos EUA.
Mas, infelizmente, esse não é o único problema.
Se comparado ao regime do Talebã, que caiuesporte da sorte ao vivouma campanhaesporte da sorte ao vivodois meses com ataquesesporte da sorte ao vivoforças ocidentais coordenadas eesporte da sorte ao vivoforças rebeldes islamitas afegãs e seculares, descentralizadas, o EI prova ser mais resiliente.
Siga a BBC Brasil no <link type="page"><caption> Facebook </caption><url href="https://www.facebook.com/bbcbrasil" platform="highweb"/></link>e no <link type="page"><caption> Twitter</caption><url href="https://twitter.com/bbcbrasil" platform="highweb"/></link>
<link type="page"><caption> Leia também: PF faz buscas e apreensãoesporte da sorte ao vivoendereçosesporte da sorte ao vivoCunha; confira denúncias</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/12/151215_operacao_catalinarias_cunha_lgb" platform="highweb"/></link>
<link type="page"><caption> Leia também: Satélite europeu disponibiliza imagensesporte da sorte ao vivoalta resolução da Terra – encontreesporte da sorte ao vivocasa</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/12/151214_satelite_casa_tg" platform="highweb"/></link>
Superadosesporte da sorte ao vivonúmero
E essa resiliência é intrigante. Militarmente, a organização tem muito menos poder militar que seus inimigos.
A agência americana CIA estimou,esporte da sorte ao vivosetembroesporte da sorte ao vivo2014, que o EI tinha cercaesporte da sorte ao vivo20 mil a 31 mil combatentes.
As forças armadas eesporte da sorte ao vivosegurança do Iraque têm contingente oito vezes maior, sem contar milícias xiitas, milícias tribais sunitas, forças peshmerga curdas e uma coalizãoesporte da sorte ao vivomaisesporte da sorte ao vivo60 países com milharesesporte da sorte ao vivooperações bombardeando áreas do EI desde setembroesporte da sorte ao vivo2014.
Em 10esporte da sorte ao vivojunhoesporte da sorte ao vivo2014, uma guarniçãoesporte da sorte ao vivoMosul com 30 mil forçasesporte da sorte ao vivosegurança do Iraque foi derrotadaesporte da sorte ao vivoum ataque do EI que, estima-se, contava com entre 800 e 1.500 combatentes.
Dispersar e esconder
Até agora, o EI sobreviveu a maisesporte da sorte ao vivo8 mil ataques aéreos e à morteesporte da sorte ao vivomaisesporte da sorte ao vivo10 milesporte da sorte ao vivoseus combatentes desde o início da campanhaesporte da sorte ao vivobombardeios,esporte da sorte ao vivoacordo com o Departamentoesporte da sorte ao vivoDefesa americano.
Mesmo assim, a organização não tem grandes problemas para recrutar e mobilizar, principalmente depois da intervenção da coalizão ocidental.
Sua resposta ao ataques aéreos tem sido dispersar e esconder equipamentos e se misturar a civis quando não está sob ataque direto.
O grupo ainda tem capacidadeesporte da sorte ao vivosurpresa tática eesporte da sorte ao vivotirar vantagemesporte da sorte ao vivobatalhas espaciais fluidas e confusas.
O grupo também mudouesporte da sorte ao vivoestratégiaesporte da sorte ao vivoterroresporte da sorte ao vivorelação a cidades ocidentais. Antes dos ataques aéreos, houve um ataque ligado ao EIesporte da sorte ao vivouma cidade ocidental. Desde o início dos bombardeios, foram maisesporte da sorte ao vivo25.
Mas isso não quer dizer que o EI não será derrotadoesporte da sorte ao vivoalgum momento.
<link type="page"><caption> Leia também: A cidade pernambucana que controlou o Aedes aegypti com peixinhos</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/12/151214_itapetim_piabas_cc" platform="highweb"/></link>
Três pilares
A contra-estratégia ocidental teve alguns resultados positivos.
Ela é baseadaesporte da sorte ao vivotrês pilares: 1) ataques aéreos para contençãoesporte da sorte ao vivocurto prazo, 2) parceiros locais armados para destruiçãoesporte da sorte ao vivomédio prazo e 3) reforma do ambiente político pela reconciliação e democratização para prevençãoesporte da sorte ao vivomédio e longo prazo.
Os ataques aéreos no Iraque e na Síria obrigaram o EI a limitar seu usoesporte da sorte ao vivotáticas militares convencionais, como quando invadiram, no meioesporte da sorte ao vivo2014, faixasesporte da sorte ao vivoterritório movimentando comboiosesporte da sorte ao vivodezenas ou centenasesporte da sorte ao vivoveículos armados.
Os parceirosesporte da sorte ao vivopotencial da coalizão são, teoricamente, os que assumiriam a responsabilidade por derrotar o EI no solo.
Este pilar é problemático, ante os problemasesporte da sorte ao vivocentralização e priorização entre os rebeldes anti-Assad.
Obter sucesso no terceiro pilar é ainda mais difícil: o Estado Islâmico é um sintoma - não uma causa - da política disfuncional da região. Então, qualquer soluçãoesporte da sorte ao vivolongo prazo precisa reformar o ambiente político que engendra uma radicalização violenta há maisesporte da sorte ao vivoquatro décadas.
Derrotar o EI militarmente só mascararia,esporte da sorte ao vivoforma temporária, os profundos problemas estruturais por trásesporte da sorte ao vivosua ascensão, não apenas no Iraque e na Síria, mas também no Egito, Líbia, Iêmen e Arábia Saudita.
Então, a derrota militar do EI seria equivalente a colocar um curativoesporte da sorte ao vivouma ferida infeccionada.
Uma reforma política sustentável e processosesporte da sorte ao vivoreconciliação serão necessáriosesporte da sorte ao vivoalgum momento - um objetivo estratégico não deveria ser perdidoesporte da sorte ao vivovista por tomadoresesporte da sorte ao vivodecisões durante a campanha militar.
Omar Ashour é um professor sênioresporte da sorte ao vivoPolíticas do Oriente Médio e Estudosesporte da sorte ao vivoSegurança da Universidadeesporte da sorte ao vivoExeter e um pesquisador-associado da Chatham House,esporte da sorte ao vivoLondres. Ele é autoresporte da sorte ao vivoThe De-Radicalization of Jihadists: Transforming Armed Islamist Movements eesporte da sorte ao vivoSinai's Stubborn Insurgency.