Mineradora não entrega água suficiente para cidade afetada por lama, diz prefeita:atlético paranaense e estudiantes palpite
Procurada, a empresa disse que "o abastecimentoatlético paranaense e estudiantes palpiteágua no municípioatlético paranaense e estudiantes palpiteGovernador Valadares (MG) será restabelecidoatlético paranaense e estudiantes palpitebreve” – mas não informou quando isso ocorrerá.
<link type="page"><caption> Leia mais: Dilma nega negligência federal sobre Mariana: 'Quando vou, vou para fazer, não só para visitar'</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/11/151116_dilma_mariana_tg_ab.shtml" platform="highweb"/></link>
<link type="page"><caption> Leia mais: Moradores descartam retorno a vilarejo arrasado por lamaatlético paranaense e estudiantes palpitebarragem</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/11/151116_bento_rodrigues_mg_rb.shtml" platform="highweb"/></link>
Para minimizar prejuízos, postosatlético paranaense e estudiantes palpitedistribuiçãoatlético paranaense e estudiantes palpiteágua engarrafada foram espalhados pela cidade. Escoltados pelo Exército, moradores formam filas com maisatlético paranaense e estudiantes palpitemil pessoas, que esperam até duas horas para conseguiratlético paranaense e estudiantes palpitecota individual – cinco litros per capita.
"Hoje nós temos 19 postosatlético paranaense e estudiantes palpitedistribuição (de água). Nós tínhamos previsto 30. Não chegamos a tantos porque não tem água", diz Costa.
"Essa água que a empresa tem que trazer é para suprir as necessidadesatlético paranaense e estudiantes palpitenossa população”, afirma. “É preciso dar vida à cidadeatlético paranaense e estudiantes palpiteValadares, eatlético paranaense e estudiantes palpiteseguida dar vida ao rio."
A Samarco não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre as críticas da prefeita.
Em nota, a mineradora informou que "já encaminhou aos pontosatlético paranaense e estudiantes palpitedistribuição 8,436 milhõesatlético paranaense e estudiantes palpitelitrosatlético paranaense e estudiantes palpiteágua potável e 500,5 mil litrosatlético paranaense e estudiantes palpiteágua mineral à população do município".
<link type="page"><caption> Leia também: Quem é o belga suspeitoatlético paranaense e estudiantes palpiteter comandado ataquesatlético paranaense e estudiantes palpiteParis</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/11/151116_belga_suspeito_paris_mb_rm.shtml" platform="highweb"/></link>
Fila
O climaatlético paranaense e estudiantes palpiteGovernador Valadares, no interioratlético paranaense e estudiantes palpiteMinas Gerais, é quente e seco. Não venta e nossas camisas estão molhadasatlético paranaense e estudiantes palpitesuor.
É sob este tempo abafado que pelo menos mil pessoas se enfileiram, na ladeiraatlético paranaense e estudiantes palpiteum bairro pobre,atlético paranaense e estudiantes palpitebuscaatlético paranaense e estudiantes palpiteágua potável – suas torneiras estão secas há uma semana.
Na fila que sobe o morro a perderatlético paranaense e estudiantes palpitevista, os idosos são quem mais sofre. Apoiadosatlético paranaense e estudiantes palpitepostes ou sentados sobre garrafões, eles aguardam como podem para conseguiratlético paranaense e estudiantes palpitecotaatlético paranaense e estudiantes palpiteágua limpa,atlético paranaense e estudiantes palpitegarrafões que pesam cinco quilos.
A BBC Brasil acompanhou a distribuiçãoatlético paranaense e estudiantes palpiteágua e conversou com senhoras e senhoresatlético paranaense e estudiantes palpite62 a 76 anos – eles relatam dificuldades para se manteratlético paranaense e estudiantes palpitepé, com problemas que vãoatlético paranaense e estudiantes palpitedor na coluna a câncer.
"Estou na fila há mais ou menos duas horas. É cansativo, muito, para mim que tenho idade e problemaatlético paranaense e estudiantes palpitecoluna. Vim mesmo porque necessito da água", disse Maria da Conceição Pereira,atlético paranaense e estudiantes palpite67 anos, sentada sobre garrafões.
"Está errado, porque os idosos têm preferência, é o direito deles", afirmou Josias Fernandes Carvalho,atlético paranaense e estudiantes palpite76 anos. Àatlético paranaense e estudiantes palpitefrente estava a aposentada Meriel: "A gente precisa, não está aqui porque quer não. Não tem água".
A prefeita do município, que no início dos anos 2000 trabalhou na elaboração do Bolsa Família,atlético paranaense e estudiantes palpiteBrasília, pede calma aos moradores.
"Nós temos uma dor muito grandeatlético paranaense e estudiantes palpitenão ter conseguido fazer chegar água para todos ainda", afirma Costa. "Mesmo com o tratamento e com o reinício da distribuição, nas partes mais longínquas e altas ainda vai demorar três dias."
<link type="page"><caption> Leia também: 'Gay da favela não usufruiatlético paranaense e estudiantes palpiteavanços. Ainda estamos lutando pela vida', diz ativista transexual</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/11/151101_transexual_jp.shtml" platform="highweb"/></link>
Reabastecimento
Desde segunda-feira, o abastecimentoatlético paranaense e estudiantes palpiteáguaatlético paranaense e estudiantes palpiteValadares volta gradativamente. Segundo a prefeitura,atlético paranaense e estudiantes palpitebairros como o visitado pela BBC Brasil, o reabastecimento deve acontecer "no mais tardar até sexta (20)".
Um laudo apresentado pela Companhiaatlético paranaense e estudiantes palpiteSaneamentoatlético paranaense e estudiantes palpiteMinas Gerais (COPASA), responsável pelo abastecimentoatlético paranaense e estudiantes palpiteágua e saneamentoatlético paranaense e estudiantes palpite634 municípios, afirma que a água, após tratamentoatlético paranaense e estudiantes palpitedecantaçãoatlético paranaense e estudiantes palpitesedimentos, é potável.
O tratamento foi anunciado pelo governador do Estado, Fernando Pimentel (PT-MG). A tecnologia usa um elemento natural chamado polímeroatlético paranaense e estudiantes palpiteacácia negra, que possibilita, segundo o governo, "branquear a água, abaixaratlético paranaense e estudiantes palpiteturbidez e deixá-la própria para o consumo humano".
O fornecimentoatlético paranaense e estudiantes palpiteacácia negra é custeado pela Samarco.
"Neste primeiro momento esclarece-se que, devido ao percurso da água por tubulações e caixas d'água, o recurso poderá chegar turvo nas casas dos moradores", disse a empresa à BBC Brasil.