Na reta final do 2º turno argentino, candidatos evitam 'extremos' e se copiam:apk betnacional
<link type="page"><caption> Leia também: Portugal tem reviravolta inéditaapk betnacional3 décadas após 'queda-relâmpago'apk betnacionalpremiê</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/11/151110_portugal_governo_mf_cc" platform="highweb"/></link>
Em entrevista a correspondentes estrangeirosapk betnacionalBuenos Aires na terça, Macri respondeu que o "século 21 requer uma nova formaapk betnacionaldefinição" ao ser questionado sobre ser "conservador" eapk betnacional"direita".
A seu lado, o chefe daapk betnacionalcampanha, Marcos Peña, disse que "a agenda conservadora é aapk betnacionalScioli, a nossa é a da transformação".
O presidenciável governista já tinha declarado, no dia seguinte ao resultado do primeiro turno, que seu adversário é o candidato do "mercado", indicando que, para ele, como interpretaram mais tarde seus assessores, Macri é "direita".
Pesquisasapk betnacionalopinião divulgadas no fimapk betnacionalsemana indicaram que o oposicionista teria vantagem sobre Scioli e venceria o pleito. No entanto, cercaapk betnacional10% continuam indecisos, segundo a consultoria política Management y FIT.
Definição difícil
Na prática, as agendasapk betnacionalpropostas e as atitudes dos dois dificultam uma definição ideológica rigorosa, como observou a analista Mariel Fornoni, da Management y FIT.
Segundo ela, desde a histórica crise vivida pelo paísapk betnacional2001, os partidos políticos se fragmentaram, o que contribuiu para enfraquecer o debate sobre direita e esquerda na Argentina. "Não temos partidos com estruturas fortes", disse Fornoni.
Amigosapk betnacionallonga data, Scioli e Macri chegaram à política na idade adulta, sem terem participadoapk betnacionalmilitância juvenil, como recordou o professorapk betnacionalciências políticas da Universidade Torcuato di Tella e consultor político Sergio Berensztein. Para ele, Macri é "pragmático" e Scioli, "representante do governo".
<link type="page"><caption> Leia também: Cientistas identificam pontosapk betnacionalcalor misteriosos no interiorapk betnacionalGrande Pirâmide do Egito</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/11/151110_egito_piramides_calor_fd" platform="highweb"/></link>
Em temas como liberação da maconha e legalização do aborto, os candidatos não parecem pensar muito diferente.
No caso do aborto, Macri disse ser "a favor da vida" e Scioli, segundo assessores, também. Na entrevistaapk betnacionalterça-feira, quando questionado sobre a experiência uruguaiaapk betnacionalliberação da maconha, o oposicionista disse estar "aberto" à discussão e que esperaria os resultados da medida implementada no país vizinho. Segundo assessores, Scioli seria contra a liberação total, mas poderia aceitar um debate sobre o assunto.
Sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, ambos dizem que respeitarão a lei nacional - que regulamenta o casamento gay -apk betnacionalvigor desde 2010, uma das bandeiras do governoapk betnacionalCristina.
"O primeiro casamento gay da Argentina ocorreu aquiapk betnacionalBuenos Aires", já disse Macri sobre o tema. Integrantesapk betnacionalseu partido, o PRO, incluindoapk betnacionalcandidata a vice, Gabriela Michetti, foram contra a lei.
'Mimetização'
Numa espécieapk betnacional"mimetização"apk betnacionalalgumas propostas dos candidatos, como escreveu um colunista do jornal La Nación, outras bandeiras que eram do kirchnerismo deixaramapk betnacionalser rejeitadas pela campanha oposicionista – caso da estatização da petrolífera YPF e da companhia Aerolíneas Argentinas.
Além disso, Macri tem repetido que uma das principais medidas sociais implementadas pelo atual governo, a chamada Asignación Universal por Hijo (Ajuda Universal por Filho,apk betnacionaltradução livre) foi ideiaapk betnacionaluma aliada política sua.
<link type="page"><caption> Leia também: As vantagensapk betnacional'sonhar acordado'</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/11/151110_vert_fut_sonhar_acordado_ml" platform="highweb"/></link>
No meio empresarial, segundo fontes do setor, enquanto áreas da indústria apoiam a Scioli, na agroindústria Macri é o preferido. "Neste caso não existe ideologia mesmo. É uma questãoapk betnacionalrealidade", disse um empresário do setor agroindustrial.
Segmentos da indústria entendem que o kirchnerismo "fortaleceu" o ramo, apesar dos problemas gerados como o acesso a peças importadas para a fabricação. Já no setor agroindustrial afirma-se que o aumento da carga tributária, entre outras medidas, acabou prejudicando a produção e a rentabilidade.
Entre os políticos que se declaramapk betnacionalesquerda, como o candidato presidencial derrotado no primeiro turno, Nicolas del Caño, Scioli e Macri são igualmente conservadores e não os representam. Eles têm defendido o votoapk betnacionalbranco no dia 22.
Curtiu? <bold>Siga a BBC Brasil no <link type="page"><caption> Twitter</caption><url href="https://twitter.com/bbcbrasil" platform="highweb"/></link> e no <link type="page"><caption> Facebook</caption><url href="https://www.facebook.com/bbcbrasil" platform="highweb"/></link></bold>