Moradoresilha ameaçada pelo nível do mar pedem abrigo nos EUA:
<link type="page"><caption> Leia também: Conheça os britânicos que se preparam para o fim do mundo</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/10/151027_gra_bretanha_survivalistas_fd.shtml" platform="highweb"/></link>
Curtiu? <link type="page"><caption> Siga a BBC Brasil no Facebook</caption><url href="https://www.facebook.com/bbcbrasil" platform="highweb"/></link>
Os moradores afirmam que suas casas estão sendo invadidas pelas águas das marés mais altas já registradas no local, conhecidas como king tides. O sal também está penetrando no solo da ilha, o que ameaça a agricultura local e o suprimentoágua.
No começo do ano, a pistapouso local foi totalmente inundada, deixando a ilha isolada.
"Os nativosBikini vieram novamente até nós e pediram para levar esta proposta aos Estados Unidos, para pedir que o fundoreassentamento seja usado para mandar as pessoas para os Estados Unidos e não apenas para (outros lugares) das Ilhas Marshall", afirmou TonyBrum, ministroRelações Exteriores das Ilhas Marshall.
"Não vimos o texto final da legislação, mas o pedido que chegou foi feito com base (no fatoque a ilha) Kili está inabitável devido às mudanças climáticas", acrescentou.
O Departamento para o Interior dos Estados Unidos tem apoiado os moradores da ilha Kili e propôs uma legislação no Congresso americano que muda os termos do fundoreassentamento.
<link type="page"><caption> Leia também: Como bancosluxo na Suíça atraem milionários (e identificam dinheiro suspeito)</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/10/151026_bancos_suicos_contas_secretas_mw_lgb.shtml" platform="highweb"/></link>
Mudança
Um acordo entre as Ilhas Marshall e os Estados Unidos prevê que os antigos moradores do atolBikini tenham direitoviver, trabalhar e estudar nos Estados Unidos, sem restrições quanto à duraçãosua estadia.
"Esta é uma linhaação apropriada para os Estados Unidos no que diz respeito ao bem-estar e à subsistência do povoBikini, devido às condições das ilhas Kili e Ejit, que estão se deteriorando, e ao aumento da frequência das inundações devido às king tides nas ilhas", disse a subsecretáriaInterior das Ilhas Marshall, Ester Kia'aina.
O governo das Ilhas Marshall afirmou que experiência dos moradores do atolBikini mostra que existe a necessidadeum novo acordo global para enfrentar as mudanças climáticas.
A expectativa recai sobre a conferência internacional COP 21, que começa no finalnovembro,Paris, com o objetivoque se alcance o maior acordo climático do mundosubstituição ao ProtocoloKyoto.
As ilhas-Estado estão entre as defensorasque tal acordo estipule um controle nas emissõesgases-estufa para que o aumento na temperatura global fique abaixo1,5ºCrelação aos níveis pré-industriais,forma a conter a elevação nos níveis dos mares.
<link type="page"><caption> Leia também: A larva que come plástico e pode ter papel-chavereciclagem</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/10/151026_larva_poluicao_lab.shtml" platform="highweb"/></link>