O dramático testemunho da mulher que gravou aborto espontâneo para estimular debate:estrategias de numeros na roleta
estrategias de numeros na roleta "Estou farta. Não quero mais ficar grávida", diz, entre lágrimas, Lisa Francesca Nand, pouco depoisestrategias de numeros na roletasaber que havia sofrido outro aborto espontâneo. Seu quinto.
"Estou grávida, mas não estou. Somente quero voltar a ser normal", acrescenta, olhando para a câmera.
Nand decidiu registrarestrategias de numeros na roletavídeo, como parteestrategias de numeros na roletaum documentário, First Heartbeat (Primeiro Batimento Cardíaco,estrategias de numeros na roletainglês),estrategias de numeros na roletareação durante o processo do aborto espontâneo. Segundo ela, para questionar o que chamaestrategias de numeros na roleta"climaestrategias de numeros na roletasegredo"estrategias de numeros na roletatornoestrategias de numeros na roletaum problema que afeta mais famílias do que se imagina.
<link type="page"><caption> Leia também: Doaçãoestrategias de numeros na roletatecidosestrategias de numeros na roletafetos abortados causa polêmica nos EUA</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/08/150810_fetos_aborto_polemica_rm" platform="highweb"/></link>
<bold>Curtiu?</bold><link type="page"><caption> Siga a BBC Brasil no Facebook</caption><url href="https://www.facebook.com/bbcbrasil?fref=ts" platform="highweb"/></link>
Tabu
Falar sobre a perdaestrategias de numeros na roletaum bebê segue sendo um tabu culturalestrategias de numeros na roletamuitas sociedades.
"Comecei a gravar o documentário porque ninguém quer falar sobre isso. Quero que as pessoas saibam que não são as únicas a passar por essa dor, que não estão sozinhas".
Segundo a ONG Associação Britânicaestrategias de numeros na roletaAbortos Espontâneos, umestrategias de numeros na roletacada quatro casosestrategias de numeros na roletagravidez terminaestrategias de numeros na roletaaborto espontâneo.
"Um dia estava grávida e fazia planos para o futuro, pensandoestrategias de numeros na roletame tornar uma mãe. De repente,estrategias de numeros na roletauma questãoestrategias de numeros na roletahoras, isso já não iria acontecer mais. É desesperador", explica Nand.
A mulher conta que,estrategias de numeros na roletaum dos abortos que sofreu, voltou para casa com o feto aindaestrategias de numeros na roletaseu ventre.
<link type="page"><caption> Leia também: Anistia: Pressão político-religiosa sobre gays e aborto no Brasil preocupa</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/02/150224_brazil_anistia_gay_fd" platform="highweb"/></link>
"Tive que viver uma semana com o bebê morto dentroestrategias de numeros na roletamim até que saísse. Depois, sangrei por pelo menos mais seis semanas".
Para muitas mulheres que passam pela condição, um outro trauma é a visão do feto fora do corpo, sejaestrategias de numeros na roletacasa ou no hospital.
Além disso, o organismo feminino pode seguir "pensando" estar grávido por várias semanas depoisestrategias de numeros na roletaum aborto espontâneo.
Sintomasestrategias de numeros na roletagravidez, como a barriga inchada, podem persistir mesmo depoisestrategias de numeros na roletao feto ter saído do corpo da mãe.
Em um das cenasestrategias de numeros na roletaFirst Heartbeat, o maridoestrategias de numeros na roletaNand, David fala emocionadoestrategias de numeros na roletasua espera do ladoestrategias de numeros na roletafora da salaestrategias de numeros na roletacirurgiaestrategias de numeros na roletaum dos abortos sofridos pela mulher. Admite que não teve coragemestrategias de numeros na roletaacompanhá-la.
Mas qual é a razãoestrategias de numeros na roletatanto segredoestrategias de numeros na roletatorno dos abortos espontâneos? Segundo Ruth Bender Atik, diretora da Associação Britânicaestrategias de numeros na roletaAborto Espontâneo, o motivo é a prática vigenteestrategias de numeros na roletamuitos paísesestrategias de numeros na roletanão anunciar a gravidez antes do terceiro mêsestrategias de numeros na roletagestação.
<link type="page"><caption> Leia mais: Maisestrategias de numeros na roleta5 mil 'crimes sexuais' são reportadosestrategias de numeros na roletaescolas britânicasestrategias de numeros na roleta3 anos</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/09/150909_crimes_sexuais_escolas_cc" platform="highweb"/></link>
A possibilidadeestrategias de numeros na roletaum aborto espontâneo diminui notavelmente depois do períodoestrategias de numeros na roleta12 semanas.
"A maioria deles ocorre nos primeiros três meses. Se as pessoas não revelam que estão grávidas, elas lamentavelmente não vão receber apoio se sofrerem um aborto espontâneo", diz Bender.
As razões pelas quais os abortos ocorrem ainda não são totalmente conhecidas, o que faz com que muitas mulheres se culpem pelo ocorrido.
Charlie Jones, jornalista da BBC, sofreu um aborto espontâneo que manteveestrategias de numeros na roletasegredo durante meses.
"Voltei a trabalhar imediatamente, pois meus colegasestrategias de numeros na roletatrabalho não sabiam que estava grávida. Passei por um processoestrategias de numeros na roletaculpa: achei que poderia ser resultadoestrategias de numeros na roletaminhas jornadasestrategias de numeros na roletatrabalho, ou do copoestrategias de numeros na roletarum que tomei durante as férias, quando não sabia da gravidez", conta Jones.
Mas Lisa Francesca Nand teve uma reviravolta feliz:estrategias de numeros na roleta2012, ela deu à luz a Sebastian. Dois anos mais tarde, depoisestrategias de numeros na roletanovo aborto espontâneo, nasceu Elliot.