Reinauguraçãojogo que pagajogo que paga em dolardolarobrajogo que pagajogo que paga em dolardolarPortinari na ONU ganha 'carga simbólica' com crisejogo que pagajogo que paga em dolardolarrefugiados:jogo que paga em dolar

(Portinari)
Legenda da foto, Painéis do pintor brasileiro voltam a ser exibidos nesta terça-feira na sede da organização,jogo que paga em dolarNova York, após cinco anos

"Vou discursar na ONU sobre a urgênciajogo que pagajogo que paga em dolardolarconstruirmos uma nova humanidade. Quero que esta oportunidadejogo que pagajogo que paga em dolardolarfalar no palco mais nobre do mundo sirva para conclamar e conscientizar, porque é a nossa própria sobrevivência que estájogo que paga em dolarjogo."

<link type="page"><caption> Leia mais: Muraljogo que pagajogo que paga em dolardolarPortinari na ONU fará giro pelo mundo e passará pelo Brasil</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2010/11/101117_portinari_pai.shtml" platform="highweb"/></link>

'Vibração cromática'

Guerra e Paz voltará a ser exibido na ONU após cinco anos. Neste período, o mural foi exposto no Riojogo que pagajogo que paga em dolardolarJaneiro,jogo que paga em dolarSão Paulo,jogo que paga em dolarBelo Horizonte ejogo que paga em dolarParis.

No Rio, os dois painéisjogo que pagajogo que paga em dolardolar140 metros quadrados e 1 tonelada cada um ainda passaram, durante quatro meses, porjogo que pagajogo que paga em dolardolarprimeira restauração, que recuperoujogo que pagajogo que paga em dolardolar"vibração cromática", segundo João Cândido.

O projeto teve um custojogo que pagajogo que paga em dolardolarR$ 30 milhões e veio à tonajogo que paga em dolar2007, quando o filho do pintor soube que a ONU passaria por uma reforma, quando as obrasjogo que pagajogo que paga em dolardolararte abrigadas emjogo que pagajogo que paga em dolardolarsede teriamjogo que pagajogo que paga em dolardolarser retiradas.

"Foi um milagre que permitiu realizar um sonho acalentado há muitos anos: que o público pudesse ver esta obra do meu pai. Ela ficajogo que paga em dolarum localjogo que pagajogo que paga em dolardolarsegurança máxima onde é muito difícil ter acesso. Isso sempre me incomodou", diz João Cândido.

Esta meta foi atingida com louvor. Guerra e Paz foi visto por 360 mil pessoas nas cidades pelas quais passou.

João Cândido diz que um dos momentos que mais o emocionou nesta turnê ocorreu na capital francesa. Ele estava no museu Grand Palais, onde a obra era exibida, quando foi abordado por uma senhora.

"Ela falou 'Olha, vou te dizer uma coisa', e falou com tanta veemência que achei que fosse me censurar, mas emendou: 'Tenho 72 anos, há 52 visito museus e exposições e nunca fiquei tão tocada quanto agora'", relembra ele.

"Senti muito orgulhojogo que pagajogo que paga em dolardolarser brasileiro. É muito bom poder mostrar esta obra e receberjogo que pagajogo que paga em dolardolarvolta esta emoçãojogo que pagajogo que paga em dolardolarpessoasjogo que pagajogo que paga em dolardolaroutras nações. Isso nos engrandece e nos dá força para seguirjogo que paga em dolarfrente."

Percalços

Desde dezembro, os murais estãojogo que pagajogo que paga em dolardolarvolta à ONU, mas cobertos e à espera da cerimôniajogo que pagajogo que paga em dolardolarreinauguração, que tevejogo que pagajogo que paga em dolardolardata adiada duas vezes pela dificuldadejogo que paga em dolarconseguir recursosjogo que pagajogo que paga em dolardolarpatrocinadores.

"Foi penoso. Fiquei na salajogo que pagajogo que paga em dolardolaresperajogo que pagajogo que paga em dolardolarmuita gente importante, mas tanto o governo federal quanto a iniciativa privada estavam tomados pela agenda da crise", diz o filho do pintor.

Os percalços não impediram, no entanto, a confirmação do evento para o dia 8 deste mês, quando Guerra e Paz será descortinado mais uma vez, às vésperas da abertura da 70ª Assembleia Geral do ONU, marcada para o dia 15.

As dificuldades obrigaram que a cerimônia sofresse "algumas adequações", segundojogo que pagajogo que paga em dolardolarcuradora, a diretorajogo que pagajogo que paga em dolardolarteatro Bia Lessa, e deixassejogo que pagajogo que paga em dolardolarlado um pouco do espetáculo para se concentrar na mensagem que deseja passar.

"Assim como no quadrojogo que pagajogo que paga em dolardolarPortinari, não vamos falarjogo que pagajogo que paga em dolardolaruma violênciajogo que pagajogo que paga em dolardolarbombas e espingardas, mas do sofrimento trazido pela violência do cotidiano por meiojogo que pagajogo que paga em dolardolarpoemasjogo que pagajogo que paga em dolardolarautoresjogo que pagajogo que paga em dolardolardiversas partes do mundo, por exemplo", explica Lessa.

"Poder falar sobre guerra e paz neste momento é muito interessante. A reinauguração do quadro agora tem uma carga simbólica muito grande."

Com isso, estará finalmente concluído um projeto que levou oito anos desdejogo que pagajogo que paga em dolardolaridealização. Mas os planos do filhojogo que pagajogo que paga em dolardolarPortinari não terminam por aí. Ele gostaria que Guerra e Paz fosse aberto à visitação.

"Ao menos uma vez por semana,jogo que paga em dolarum horário limitado. A ONU tem estruturajogo que pagajogo que paga em dolardolarvigilância para lidar com isso. Se houver vontade política…", diz João Cândido.

"A missão brasileira está ajudando a viabilizar. Não posso prometer, mas estamos trabalhando muito para isso."