Dez incríveis dragõesgalera bet aplicativoverdade:galera bet aplicativo
Ele não solta fogo, mas pode matar porcos, veados e até búfalos com o que saigalera bet aplicativosua boca. Em 2009, cientistas descobriram que o animal tem uma saliva altamente venenosa que encharca as feridas que ele inflige com seus dentes afiados.
O réptil foi batizadogalera bet aplicativodragão pelo aventureiro americano W. Douglas Burden, que partiu para as Pequenas Ilhas da Sonda, na Indonésia,galera bet aplicativobuscagalera bet aplicativolagartos gigantes e se deparou com esta temível criatura.
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Por que nos apegamos aos cães?</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/04/150421_vert_earth_vinculo_cachorro_ml.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Cientistas tentam salvar o peixe 'mais estranho' da Terra</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/04/150414_vert_earth_peixe_serra_ml.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
'Cobra-dragão'
Nativa da Indonésia e da Malásia, mas também avistada na Tailândia egalera bet aplicativoMianmar, esta misteriosa espécie (Xenodermus javanicus) foi assim chamada por causagalera bet aplicativosuas escamas.
Xenodermus significa "pele estranha" e se refere às fileirasgalera bet aplicativoescamas rugosas e negras que correm como cordilheiras pelo corpo da serpente.
Uma cobra como esta chega a medir 60 centímetros, e as fêmeas são ligeiramente maiores que os machos. Ela tem hábitos noturnos e se alimenta essencialmentegalera bet aplicativosapos.
Dragão-barbudo
O dragão-barbudo (do gênero Pogona) é um dos animaisgalera bet aplicativoestimação mais popularesgalera bet aplicativotodo o mundo. As oito espécies do gênero vêm todas da Austrália Central.
Esses lagartos estufam suas gargantas para criar um imponente semi-círculo cheiogalera bet aplicativoescamas pontiagudas. Essa "barba" se torna negra durante o acasalamento egalera bet aplicativomomentosgalera bet aplicativoestresse.
Em 2014, cientistas descobriram que o dragão-barbudo também mudagalera bet aplicativotonalidadegalera bet aplicativoacordo com seu ritmo circadiano: ele começa o dia mais escuro e vai ficando mais claro progressivamente, adotando uma cor creme à noite.
Essas mudanças o ajudam a absorver calor durante o dia e a se manter aquecido à noite.
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Em imagens: As 10 caras mais engraçadas que os bichos fazem</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/04/150412_vert_earth_bichos_engracados_ml.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Lobos são ótimos pais adotivos, aponta estudo</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/04/150409_vert_earth_lobos_ml.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
Lacraia-dragão rosa-choque
As lacraias ficam no espectrogalera bet aplicativomenor porte da escalagalera bet aplicativodragões da vida real.
Podem ser encontradasgalera bet aplicativotodo o Sudeste Asiático, e foram batizadas como dragões por causagalera bet aplicativosuas elaboradas protusões pontudas que servem para proteger suas inúmeras patas.
Uma das espécies mais surpreendentes foi a lacraia-dragão rosa-choque (Desmoxytes purpurosea), descobertagalera bet aplicativo2007 vivendogalera bet aplicativouma cavernagalera bet aplicativocalcário, entre serrapilheiras, na Tailândia.
Com 3 centímetrosgalera bet aplicativocomprimento, é uma das maiores lacraias-dragão do mundo. Além da cor berrante,galera bet aplicativoprincipal característica é exalar um cheirogalera bet aplicativoamêndoas – o que significa que elas produzem o altamente tóxico cianuretogalera bet aplicativohidrogêniogalera bet aplicativosuas glândulas.
Outras espéciesgalera bet aplicativolacraias-dragão também foram encontradas recentemente no Laos, nas Filipinas e no sul da China.
Dragão-voador
Aqueles que acreditam que dragões deveriam voar vão ficar contentesgalera bet aplicativosaber da existência do gênero Draco. Trata-segalera bet aplicativoum grupogalera bet aplicativorépteis que pode genuinamente planar no ar, uma adaptação que os ajudou a sobreviver nas florestas tropicais do Sudeste Asiático.
Assim como muitas asasgalera bet aplicativoavião são construídas com suportes e uma membrana estendida entre eles, o dragão-voador tem algumas costelas alongadas que apoiam uma abagalera bet aplicativopele, chamada patágio.
A estrutura os permite planar por cercagalera bet aplicativo8 metros entre uma árvore e outra. A cauda fina e esguia do animal atua como leme.
Graças a músculos especializados, os dragões podem armar as asas ou encolhê-las ao longo do corpo.
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Na natureza, panda desafia famagalera bet aplicativo'casto e bonzinho'</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/03/150319_vert_earth_panda_ml.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Conheça o homem que se tornou 'sommelier'galera bet aplicativopicadasgalera bet aplicativoinsetos</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/03/150316_vert_earth_dor_picadas_insetos_ml.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
Libélula gigante
Chamadasgalera bet aplicativodragonfly ("mosca-dragão")galera bet aplicativoinglês, as libélulas são encontradasgalera bet aplicativotodos os continentes, exceto na Antártida, e são representadas por cercagalera bet aplicativo5 mil espécies.
O maior desse grupogalera bet aplicativoinsetos é a Petalura ingentissima, encontradagalera bet aplicativoQueensland, na Austrália.
Essas libélulasgalera bet aplicativolistras pretas e amarelas vivem pertogalera bet aplicativoriachos da floresta tropical. Medem 12 centímetrosgalera bet aplicativocomprimento, e suas asas têm 16 centímetrosgalera bet aplicativoenvergadura.
Acredita-se que seja a mais antiga libélula do mundo, com fósseis datados no período jurássico.
Especialistas no folclore ocidental acreditam que o inseto foi batizado como "dragão" por causagalera bet aplicativosuas manobras acrobáticas aéreas, que os europeus da Idade Média pensavam ser obra do Diabo.
Peixe-mandarim
Históriasgalera bet aplicativodragões não se restringem à terra e aos céus. Na mitologia asiática, os dragões são frequentemente associados com a água, e há muitas criaturas marinhas batizadasgalera bet aplicativohomenagem a eles.
Uma das espécies mais atraentes é o peixe-mandarim, animal tropical encontrado na intersecção dos Oceanos Índico e Pacífico.
Estes "pequenos dragões", da família Callionymidae, são assim chamados por causagalera bet aplicativosua grande barbatana dorsal, que lembram asas articuladas.
O peixe-mandarim exibe uma mistura psicodélicagalera bet aplicativoum azul eletrizante com um laranja vibrante para se disfarçar bemgalera bet aplicativoseu habitat, os corais do Pacífico.
Em 2013, cientistas descobriram que este animal tem células pigmentosas que podem brilhargalera bet aplicativoazul ougalera bet aplicativovermelho.
Para se proteger dos predadores, o peixe-mandarin secreta uma toxina no denso muco que cobre seu corpo, algo típicogalera bet aplicativooutras espécies da família.
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Cientistas chineses descobrem inédito dinossauro com 'asasgalera bet aplicativomorcego'</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/05/150504_vert_earth_dinossauro_morcego_ml.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Câmerasgalera bet aplicativotime-lapse revelam vida secreta dos pinguins da Antártida</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/04/150426_vert_earth_pinguins_timelapse_ml.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
Peixe-dragão negro
O peixe-dragão negro (Idiacanthus atlanticus) se parece com os vilões mais assustadores dos contosgalera bet aplicativofadas, com seu corpo preto e esguio e seus terríveis dentes pontiagudos.
É uma espéciegalera bet aplicativoáguas profundas e pode ser encontrado até 2 mil metros abaixo da superfície do Oceano Atlântico. Está incrivelmente adaptado ao escuro, ao frio e à alta pressão encontrados nessa profundidade.
O animal se alimentagalera bet aplicativoinvertebrados marinhos egalera bet aplicativooutros peixes. Para atrair as presas, a fêmea tem um barbo – um órgão que se parece com um fio presogalera bet aplicativoseu queixo, com uma ponta azul luminescente.
A fêmea também possui órgãos chamados fotóforos, que emitem luz, espalhados pelo corpo e cabeça. Eles ajudam o animal a encontrar presas, se comunicar e se escondergalera bet aplicativograndes predadores.
Enquanto uma fêmea adulta pode chegar a medir 48 centímetros, os machos têm apenas 5 centímetros e não possuem dentes. São as fêmeas que caçam à noite, enquanto os machos permanecem no fundo do mar.
Lesma-do-mar
Conhecidagalera bet aplicativoinglês como blue dragon nudibranch ("nudibrânquio-dragão azul"), esta espéciegalera bet aplicativolesma-do-mar (Glaucus atlanticus)já foi avistadagalera bet aplicativopraias da Austrália, da África e do sudeste dos Estados Unidos, e recentemente foram encontradas na costa leste da Índia.
Em vezgalera bet aplicativovoar ou planar, este dragão marinho flutuagalera bet aplicativobarriga para cima para onde quer que o vento o leve. Ela viaja na tensão superficial da água, usando uma bolhagalera bet aplicativoar na barriga para flutuar.
Ao parecer prateada para os peixes abaixo dela e azul para os pássaros acima, a lesma evita os predadores.
Mas não se deixe enganar pela aparência angelical: esta criatura se alimenta dos tentáculos tóxicos da temida caravela e transfere as células pungentes daquele animal para dezenasgalera bet aplicativopequenas bolsas, afimgalera bet aplicativousá-las emgalera bet aplicativoprópria defesa.
Dragão-marinho
Não se engane: os dragões-marinhos (da família Syngnathidae) são peixes. Fazem parte da família dos cavalos-marinhos mas são muito mais excêntricos.
A mais nova espécie foi descoberta no início deste ano e tem uma coloração vermelha.
A principal característica do dragão-marinho são seus apêndices carnudos que imitam algas marinhas, permitindo que o animal possa se camuflar e evitar predadores.
São encontrados apenas na costa sul da Austrália.
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Em imagens: Os mais fantásticos encontros entre bichos</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/03/150324_vert_earth_encontros_bichos_ml.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
<italic>Leia <link type="page"><caption> a versão original desta reportagemgalera bet aplicativoinglês</caption><url href="http://www.bbc.com/earth/story/20150426-ten-amazing-real-life-dragons" platform="highweb"/></link> no site <link type="page"><caption> BBC Earth</caption><url href="http://www.bbc.com/earth/" platform="highweb"/></link>.</italic>