Acidente pode obrigar Lufthansa a rever estratégiaarbety logobaixo custo:arbety logo

Reuters

Crédito, BBC World Service

Legenda da foto, Bandeiras fora colocadas a meio mastro na sede da Germanwings

Mas o passo mais ambicioso da Lufthansa no segmentoarbety logovoosarbety logobaixo custo está previsto para outubro próximo, com o lançamentoarbety logovoosarbety logolonga distância, operados por outra subsidiária, a Eurowings.

Será a primeira vez que uma companhia aérea tradicional europeia passará a atuar no segmentoarbety logovoos intercontinentaisarbety logobaixo custo.

<link type="page"><caption> Leia mais: O que se sabe sobre o acidentearbety logoavião que matou 150 nos Alpes franceses</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/03/150324_acidente_aviao_alpes_lgb.shtml" platform="highweb"/></link>

No início deste mês, a Lufthansa havia detalhado o lançamento dos voosarbety logolonga distância da Eurowings para destinos como Tailândia, Emirados Árabes e Caribe. A empresa havia anunciado também que pretendia expandir as rotas internacionaisarbety logobaixo custo.

Marca única

AFP

Crédito, AFP

Legenda da foto, No futuro, Lufthansa queria unir Germanwings e Eurowings

Segundo especialistas do setor, no futuro, a Lufthansa pretendia fundir a Germanwings e a Eurowingsarbety logouma única marca do grupo.

"O acidente do A320 da Germanwings poderá levar a Lufthansa a reverarbety logoestratégiaarbety logodesenvolvimento dos voosarbety logobaixo custo", escreveu o jornal Le Mondearbety logoartigo assinado por Guy Dutheil, jornalista especializado no setor aéreo.

"O acidente poderá interromper abruptamente as ambições do grupo Lufthansa paraarbety logojovem companhiaarbety logobaixo custo", disse o Le Figaro.

O futuro da empresaarbety logobaixo custo dependerá dos resultados das investigações sobre as causas do acidente ocorrido na França.

Se forem constatados problemas técnicos, falhas humanas ou algum tipoarbety logonegligênciaarbety logorelação à segurança, a empresa poderá terarbety logoimagem afetada, desestimulando-a a expandir as operaçõesarbety logobaixo custo para incluir voosarbety logolonga distância.

Mas mesmo antes do acidente, a Lufthansa já vinha enfrentando problemas comarbety logoimagem. No ano passado, pilotos da Germanwings e da Lufthansa realizaram várias greves, que provocaram milharesarbety logocancelamentosarbety logovoos e causaram prejuízosarbety logocerca 160 milhõesarbety logoeuros ao grupo alemão.

Greves na Lufthansa são um evento raro. Os pilotos protestaram contra mudanças no sistemaarbety logoaposentadoria e também contra a transferênciaarbety logoparte do pessoal para a empresaarbety logobaixo custo.

Em fevereiro passado, houve nova paralisaçãoarbety logopilotos da Germanwings. Além da questão da aposentadoria, as reivindicações também incluíam aumentos salariais.

<link type="page"><caption> Leia mais: Estudantes e professoresarbety logoescola alemã estão entre vítimasarbety logoquedaarbety logoavião</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/03/150324_acidente_franca_estudantes_rb.shtml" platform="highweb"/></link>

'Alta qualidade'

As operaçõesarbety logobaixo custoarbety logovoosarbety logolonga distância têm sido adotadas por grandes empresas europeias. A British Airwaysarbety logoparceria com a espanhola Iberia criou a empresa Vueling, e o grupo Air France-KLM criou a Transavia para esse tipoarbety logooperação.

A Germanwings, no entanto, é a primeira companhiaarbety logobaixo custo a sofrer um acidente na Europa.

Criadaarbety logo2002, ela possui uma frotaarbety logocercaarbety logo70 aviões (Airbus, da família A320) e tem a reputaçãoarbety logoser segura, segundo sites especializados do setor, como o Airline Ratings (que lhe atribuiu a nota máxima) ou o Securvol.

O avião que caiu nos Alpes, um Airbus A320, tinha 24 anos, tempoarbety logoutilização bem superior ao da média da frota da Germanwings, que não chega a 14 anos.

A idade média da frota da Lufthansa, maior companhia da Europaarbety logorelação ao númeroarbety logopassageiros transportados, éarbety logo11,5 anos, segundo a empresa.

Thomas Winkelmann, diretor da Germanwings, declarou que o avião havia sido inspecionado por técnicos da Lufthansa na segunda-feiraarbety logoDusseldorf.

A última grande revisão técnica da aeronave, conforme ao manual da Airbus, havia ocorridoarbety logo2013, disse Winkelmann.

Para especialistas, a idade do avião não representa necessariamente um problema.

"Todas as peças do avião têm data limitearbety logoutilização e têmarbety logoser trocadas mesmo se estiveremarbety logobom estado", diz o ex-piloto Jean Serrat.

"O setorarbety logomanutenção da Lufthansa éarbety logoaltíssima qualidade", afirma Serrat.

<link type="page"><caption> Leia mais: Modeloarbety logoavião que caiu na França é conhecido por eficiência; conheça outros acidentes com o A320</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/03/150324_acidente_airbus320_rm.shtml" platform="highweb"/></link>

De acordo com o consultorarbety logoaviação Gérald Feldzer, a Germanwings, mesmo sendo uma companhiaarbety logobaixo custo, tem os mesmos critériosarbety logosegurança da Lufthansa.

"São critérios europeus e a companhia não pode se permitir o menor erro ou economias na manutenção", afirma Feldzer.

Mas,arbety logo2012, a Lufthansa admitiu que um dos aviões da Germanwings escapou por poucoarbety logoum acidentearbety logo2010.

Vaporesarbety logocombustível intoxicaram um dos pilotos, que quase desmaiou. O comandante, equipado com uma máscaraarbety logooxigênio, conseguiu aterrissar o avião no aeroportoarbety logoColônia, segundo o Le Monde.