Vasculhar esgoto é uma carreiraaposta desportivaexpansão: saiba por quê:aposta desportiva
Nos últimos seis anos, a epidemiologiaaposta desportivaesgotos chegou praticamente às mesmas conclusões que outros métodos, ao quantificar o usoaposta desportivadrogas.
A técnica não identifica indivíduos. Pelo contrário, ela visa descobrir, por exemplo, se o usoaposta desportivauma droga específica é particularmente altoaposta desportivadeterminada cidade, o que poderia alertar as autoridades sobre a eficiênciaaposta desportivacampanhas e serviçosaposta desportivasaúde pública naquela região, bem como se estão empregando os recursos policiais adequadamente.
Também é importante medir o nívelaposta desportivadrogas nas águas escoadas porque essas substâncias são contaminantes. E as quantidades já são altas o suficiente para levantar preocupações sobre os efeitosaposta desportivaecossistemas.
<link type="page"><caption> <bold>Leia mais: Pornografia infantil e drogas lideram acessosaposta desportiva'rede escondida' na web</bold></caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/01/150104_internet_ladonegro_pai.shtml" platform="highweb"/></link>
A resposta nos dejetos sólidos
Mas será que a epidemiologiaaposta desportivaesgotos já nos deu o retrato completo da situação? Um novo estudo sugere que algumas pesquisas sobre drogas ilícitas encontradas nos sistemasaposta desportivaesgoto podem ter subestimado as verdadeiras quantidades sendo consumidas.
Muitos estudos realizados até hoje se concentraramaposta desportivamedir as drogas conduzidas pela urina, dissolvidasaposta desportivaágua. No entanto, agora parece que a análiseaposta desportivamaterial fecal pode ser mais precisa, já que algumas drogas tendem a "grudar" melhoraposta desportivasólidos.
Enquanto alguns estudos examinaram as drogas ilícitas presentes no esgoto sólido na Europa, os cientistas Bikram Subedi e Kurunthachalam Kannan, do Centroaposta desportivaSaúde Wadsworth,aposta desportivaAlbany, no Estadoaposta desportivaNova York, conduziram o que parece ser o primeiro estudo sobre o assunto nos Estados Unidos.
Eles retiraram amostrasaposta desportivaáguas residuais e lodoaposta desportivaduas estaçõesaposta desportivatratamentoaposta desportivaesgoto que cuidam dos dejetosaposta desportivamilharesaposta desportivapessoas na regiãoaposta desportivaAlbany.
Em seguida, realizaram uma análise química para buscar por compostos relacionados a drogas.
<link type="page"><caption> <bold>Leia mais: O estranho mundo vivo do interioraposta desportivaum queijo</bold></caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/01/141230_vert_fut_queijo_biologia_ml.shtml" platform="highweb"/></link>
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Como 'batedores'aposta desportivacarteira enganam suas vítimas</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/01/141230_vert_fut_golpe_roubo_ml.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
Eles procuraram não apenas pelas próprias drogas – como cocaína, anfetamina, morfina (o composto ativo da heroína) e o alucinógeno metilenodioxiamfetamina (uma droga fabricada conhecida como "Sally" ou "Sass") – mas também por seus "metabólitos", os compostos relacionados nos quais elas podem se transformar no corpo.
Análise high-tech
Os dois cientistas também mediram quantidadesaposta desportivacompostos comuns, como a nicotina e a cafeína, que atuam como marcadores químicosaposta desportivaexcrementos humanos e por isso servem para indicar o número totalaposta desportivacontribuintes individuais para o esgoto.
Para medir a quantidadeaposta desportivasubstâncias presentes nas amostras, Subedi e Kannan usaram uma técnica chamada espectrometriaaposta desportivamassa.
Isso consisteaposta desportivaconverter moléculasaposta desportivaíons eletricamente carregados ao injetar íonsaposta desportivahidrogênio neles, ou derrubando esses íons e aí acelerando-os atravésaposta desportivaum campo eletromagnético para atingir um detector.
O campo desvia os íonsaposta desportivauma rotaaposta desportivalinha reta, mas quanto maiores eles são, menos podem ser desviados. Portanto, as moléculas são separadasaposta desportivaum "espectro"aposta desportivadiferentes massas.
A partir dessas medidas, os pesquisadores estimaram que,aposta desportivaAlbany, o consumoaposta desportivacocaína é quatro vezes maior do que foi descobertoaposta desportivaum estudo anterioraposta desportivaáguas residuais nos Estados Unidos.
O nívelaposta desportivaanfetamina foi seis vezes maior do que o mesmo estudo anterior, enquanto representaaposta desportiva3 a 27 vezes o que se reporta na Espanha, na Itália e na Grã-Bretanha.
Ainda é cedo para afirmar, mas isso sugere que a epidemiologiaaposta desportivaesgotos poderia se beneficiar ao encarar os sólidos.
Subedi e Kannan também foram capazesaposta desportivadescobrir se o tratamentoaposta desportivaesgoto é bom o suficiente para remover esses ingredientes da água. Isso variou muitoaposta desportivaacordo com cada substância: cercaaposta desportiva99% da cocaína pode ser removido, mas apenas 4% do metabólito farmacologicamente ativo chamado norcocaína pode ser retirado.
Algumas drogas, como a metadona, mostraram uma aparente "remoção negativa", que significa que o tratamento das águas residuais estariamaposta desportivafato transformando alguns dos compostos relacionados na droga.
A duplaaposta desportivacientistas admite que ninguém realmente sabe quais os efeitos que essas substâncias ilegais terão quando chegaram aos ecossistemas naturais ou até a humanos ou a alguns animais que vivem na natureza.
A pesquisa ilustra uma verdade potencialmente negra: o mundo subterrâneo dos esgotos pode estar mais cheioaposta desportivadrogas do que imaginávamos.
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: As religiões vão desaparecer no futuro?</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/12/141230_vert_fut_religiao_futuro_ml.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Como fabricar um diamante do nada</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/12/141223_vert_fut_fabricar_diamantes_ml.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
<italic>Leia<link type="page"><caption> a versão original desta reportagemaposta desportivainglês</caption><url href="http://www.bbc.com/future/story/20140619-the-hidden-drugs-under-your-feet" platform="highweb"/></link> no site <link type="page"><caption> BBC Future</caption><url href="http://www.bbc.com/future" platform="highweb"/></link>.</italic>