Buscas por avião desaparecido na Indonésia são retomadas:betboo online

Avião da AirAsia (Foto: Reuters)

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Piloto da Air Asia pediu para usar rota pouco usual logo antesbetboo onlineperder contato

betboo online As buscas pelo avião desaparecido da AirAsia que viajava da Indonésia para Singapura levando 162 pessoas foram retomadas na manhã desta segunda-feira na Indonésia (cercabetboo online22h do domingo no horáriobetboo onlineBrasília). A Marinha da Indonésia havia suspendidos os trabalhos por conta da faltabetboo onlinevisibilidade e do mau tempo.

A aeronave perdeu o contato com o controlebetboo onlinetráfego aéreo na manhãbetboo onlinedomingo, após ter decolado às 6h20 (horário local) com destino a Cingapura. Segundo a Marinha da Indonésia, ao menos cinco aviões militares, 12 navios e três helicópteros estão envolvidos nas buscas na região do marbetboo onlineJava, onde a aeronave desapareceu.

Contudo, o mau tempo dificultou as operaçõesbetboo onlinebusca, realizadasbetboo onlineuma áreabetboo onlinequase 200 quilômetros quadrados. A visibilidade no local, segundo a Marinha, variava entre dois e 5 quilômetros.

Após quase 10 horas tentando localizar a aeronave perdida, autoridades locais decidiram suspender as buscas durante o período noturno. Elas foram retomadas somente no início da manhãbetboo onlinesegunda-feira.

<link type="page"><caption> Leia mais: Mau tempo e velocidade baixa podem ser causasbetboo onlinedesaparecimentobetboo onlinejato</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/12/141228_causas_qz8501_lk" platform="highweb"/></link>

Os Estados Unidos já se ofereceram para auxiliar a Marinha da Indonésia nas buscas. A Segurança Nacionalbetboo onlineTransporte Aéreo americana afirmou que está monitorando a situação e que está pronta para auxiliar na investigação, caso seja necessário. Ainda assim, por enquanto, segundo o Pentágono, os Estados Unidos ainda não receberam nenhum pedidobetboo onlineajuda por parte da Marinha da Idonésia.

Sumiço

O voo QZ 8501 decoloubetboo onlineSurabaya, na Indonésia, com destino a Cingapura. Ele paroubetboo onlinefazer contato com a torrebetboo onlinecontrole no meio do percurso, estimadobetboo onlineduas horas, por voltabetboo online6h20 deste domingo (21h20betboo onlinesábadobetboo onlineBrasília), segundo informou a AirAsia por meio do Twitter.

O voo da Air Asia deveria ter chegadobetboo onlineCingapura às 8h30 (22h30betboo onlineBrasília).

O piloto do jato pediu permissão ao controle aéreo para mudarbetboo onlinerota devido ao mau tempo, segundo a companhia aérea. Ele teria pedido para elevar a altitude do voo para onze mil metros, segundo fontes locais. Logo depois o contato foi perdido, sem nenhum pedidobetboo onlinesocorro.

A AirAsia é baseada na Malásia, o mesmo país da Malaysia Airlines, que protagonizou dois desastres aéreos neste ano – com os voos MH370 e MH17. Até então, a AirAsia não havia perdido nenhum avião.

O voo MH 370 desapareceu quando percorria o trecho entre Kuala Lumpur e Pequimbetboo onlinemarço. As 239 pessoas abordo e a aeronave nunca foram controntradas. O MH17 foi abatido por um míssil sobre a Ucrâniabetboo onlinejulho, matando as 298 pessoas que estavam a bordo.

A AirAsia disse ainda que o avião transportava 155 passageiros, sendo 138 adultos, 16 crianças e um bebê. Também estavam a bordo dois pilotos e cinco tripulantes.

<link type="page"><caption> Leia mais: Relembre outros dez misteriosos desastres aéreos</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/12/141228_misterios_aereos_novo_lk" platform="highweb"/></link>

Passageiros

Funcionário da AirAsia reúne parentesbetboo onlinepassageiros desaparecidos (foto: Reuters)

Crédito, REUTERS

Legenda da foto, AirAsia nunca havia perdido aeronaves, mas região foi cenáriobetboo onlinedesastre aéreobetboo onlinemarço

A maioria dos passageiros são cidadãos da Indonésia. Segundo a AirAsia, também havia três pessoas da Coreia do Sul, uma da França, uma da Malásia e umabetboo onlineCingapura. Contudo, o governo da Grã-Bretanha disse que um britânico estaria no avião.

Autoridades do Ministério dos Transportes afirmaram à imprensa local que o avião perdeu o contato sobre o marbetboo onlineJava, entre as ilhasbetboo onlineKalimantan e Java.

Segundo um assessor do ministro Hadi Mustofa, o piloto pediu permissão para usar uma rota pouco usual pouco antesbetboo onlineperder o contato. Também disse que o tempo no local estava nublado.

O executivo chefe da empresa, Tony Fernandes escreveu no Twitter: "Obrigado por todos os sentimentos e orações. Precisamos ficar fortes".

Dezenasbetboo onlinefamiliares e amigos dos passageiros do voo QZ 8501 se reuniram nos aeroportosbetboo onlineJuanda,betboo onlineSurabaya, e Changi,betboo onlineCingapura, a esperabetboo onlinenotícias. Eles foram levados para uma parea restrita.

As cenasbetboo onlineChangi remetem a março deste ano quando dezenasbetboo onlinefamiliares viveram no aeroporto a angústia do desaparecimento dos passageiros do voo MH 370.