Pontoaposta esportsVista: Obama assume 'risco calculado'aposta esportsolho nas próximas eleições:aposta esports
- Author, Paulo Sotero
- Role, Diretor do Brazil Institute, Woodrow Wilson International Center for Scholars
aposta esports Sem mais eleições a disputar e fartoaposta esportsesperar por sinaisaposta esportsdisposiçãoaposta esportsseus adversários republicanos à conciliação das diferenças, o presidente americano, Barack Obama, optou pela confrontação no tema da imigração. Anunciou, na quinta-feira, que usará o poder da caneta para dar início a uma ampla reforma do sistemaaposta esportsmigratório do país.
Os beneficiários do programaaposta esportsObama são cercaaposta esports4 milhões dos estimados 11,5 milhõesaposta esportsimigrantesaposta esportssituação irregular no país. São os paisaposta esportsfilhos nascidos nos Estados Unidos que, por essa razão, têm cidadania americana. Esta reforma, e mais a do sistemaaposta esportssaúde anunciadaaposta esports2010, serão o legado do presidente.
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Obama desafia Congresso e anuncia ampla reformaaposta esportsimigração</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/11/141121_obama_imigracao_lgb" platform="highweb"/></link></bold>
Num discurso ao país, Obama instou esses migrantes a "sair das sombras" e regularizaraposta esportssituação. Poderão fazê-lo mediante a comprovaçãoaposta esportspagamentoaposta esportsimpostos e o cumprimentoaposta esportsformalidades, como a comprovaçãoaposta esportsque não cometeram crimes.
Emaposta esportsfala, Obama praticamente desafiou os rivais republicanos a usar as maiorias que terão nas duas Casas do Congresso a partiraposta esportsjaneiro para tentar reveteraposta esportsdecisão. Ele deixou implícito que usará seu poderaposta esportsveto – que empregou apenas duas vezes desde que chegou à Casa Branca,aposta esportsjaneiroaposta esports2009 – para fazer valeraposta esportsautoridade.
"Ao ignorar a vontade do povo americano, o presidente Barack Obama cimentou seu legadoaposta esportsilegalidade e jogou fora a pouca credibilidade que lhe restava", disse o presidente da Câmaraaposta esportsRepresentantes (Deputados), John A. Boehner.
Nova paralisação?
Os republicanos prometem infernizar a vidaaposta esportsObama nos dois anos que restamaposta esportsseu governo. Certamente bloquearão nomeaçõesaposta esportsjuízes e altos funcionários que dependemaposta esportsaprovação do Congresso para assumir.
Uma incognita é se os conservadores estenderão a confrontação a um temaaposta esportsseu interesse – e sobre o qual concordam com Obama: a negociaçãoaposta esportsacordos comerciais. Os legisladores poderiam negar ao presidente a aprovaçãoaposta esportslegislação que o autoriza a negociar as iniciativas transpacífica e transatlântica, cujo avanço dependeaposta esportsuma participação efetivaaposta esportsWashington.
Num cenário extremo, os republicanos poderiam alegar que Obama extrapolou seu poder constitucional no tema migratório e iniciar um processoaposta esportsimpeachment.
Porém, o mais provável é que respondam retirando fundosaposta esportsprogramas do Executivo, seja bloqueando a aprovaçãoaposta esportsleisaposta esportsdotação orçamentária, seja incluindo nelas provisões inaceitáveis para o presidente.
Em qualquer caso, isso criaria impasses que levariam à suspensãoaposta esportsatividades não essenciais da administração e ao fechamento do governo. Aconteceu maisaposta esportsuma vez nos últimos vinte anos e,aposta esportstodas elas, o prejuízo politico ficou com os republicanos.
Risco calculado
Este é certamente um fator do cálculo que Obama fez antesaposta esportsassumir o riscoaposta esportspartir para uma confrontação que ele preferiu evitar até recentemente.
A ação do líder americano condicionará o debate politicoaposta esportsWashington nos próximos dois anos e deve influenciar fortemente as estratégias eleitoraisaposta esportsrepublicanos e democratas na disputa da Casa Brancaaposta esportsnovembroaposta esports2016.
A razão é que o voto dos descendentes dos imigrantes, que tem favorecido desproporcionalmente os democratas nos últimos anos, será decisivo na próxima eaposta esportstodas as futuras eleições presidenciais.
Afinal, os Estados Unidos são uma nação cuja populaçãoaposta esports330 milhõesaposta esportshabitantes está projetada a chegar a 400 milhões neste século graças, quase que exclusivamente, ao crescimento da população descendenteaposta esportsimigrantes, principalmente do México, da América Central e Caribe.
Não por acaso, os candidatos mais cotados para disputar a vice-presidência nas chapas democrata e republicana daqui a dois anos são dois jovens politicosaposta esportsorigem hispana, respectivamente, o prefeitoaposta esportsSan Antonio, o democrata Julian Castro, e o senador Marco Rubio, republicano da Florida.
<bold><italic>Paulo Sotero é diretor do <link type="page"><caption> Brazil Institute</caption><url href="http://www.wilsoncenter.org/program/brazil-institute" platform="highweb"/></link> do Woodrow Wilson International Center for Scholars.</italic></bold>