Como foi a mega-operação italiana que teria inspirado a 'Lava Jato'?:mundo bets

Dolares (Reuters)

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Especialistas se dividem sobre efeitos da mega-operação no ambientemundo betsnegócios na Itália

mundo bets A sétima fase da Operação Lava Jato da Polícia Federal - que investiga o desviomundo betsrecursos da Petrobras para partidos políticos - levou à prisãomundo betsquatro presidentesmundo betsgrandes empreiteiras, 15 executivos e o ex-diretormundo betsserviços da estatal, Renato Duque.

Para especialistas ouvidos pela BBC Brasil, como Adriano Pires, do Centro Brasileiromundo betsInfraestrutura, a escala da operação "e o seu potencial para expor as relações ilícitas entre empresários e políticos no Brasil" faz com que possa vir a se tornar uma espéciemundo bets"Operação Mãos Limpas" - a operação levada a cabo nos anos 90 na Itália e que lançou luz sobre a gigantesca redemundo betscorrupção que dominava a vida política e econômica do país.

Segundo o jornal Folhamundo betsS. Paulo, a Mãos Limpas italianamundo betsfato seria a fontemundo betsinspiraçãomundo betsmuitos policiais e procuradores que atuam na Lava Jato. E ao menos o juiz Sérgio Moro, responsável pelas investigações, tem escrito publicamente sobre a operação italiana. Já alguns simpatizantes do PT vêem na comparação uma tentativamundo bets"politizar" o caso.

Mas o que exatamente foi a Mãos Limpas italiana e quais os resultados dessa operação?

Uma das maiores operações anti-corrupção da história europeia, a Mãos Limpas, ou Mani Pulite, ajudou a desmantelar diversos esquemas envolvendo tanto o pagamentomundo betspropina por empresas privadas interessadasmundo betsgarantir contratos com estatais e órgãos públicos quanto o desviomundo betsrecursos para o financiamentomundo betscampanhas políticas.

Foi essa mega-investigação que levou ao fim da chamada Primeira República Italiana, na qual a agremiação Democracia Cristã (DC) e o Partido Socialista Italiano (PSI) eram as principais forças políticas do país.

<link type="page"><caption> Leia mais: Caso Petrobras representa chancemundo betsreformas por mais transparência, diz ONG</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/11/141112_petrobras_ong_jf.shtml" platform="highweb"/></link>

A Mãos Limpas teve iníciomundo betsMilão, embora tenha se espalhando para outras cidades italianas.

Seu pontomundo betspartida foi a prisão,mundo bets1992,mundo betsMario Chiesa, ligado ao PSI. Chiesa ocupava a diretoriamundo betsuma instituição filantrópica e era acusadomundo betsreceber propinamundo betsuma empresamundo betslimpeza.

Em um primeiro momento, o PSI tentou isolar Chiesa, mas o político logo começou a falar e incriminar colegas.

As acusações crescerammundo betsforma exponencial. Cada político, empresário ou funcionário público detido, implicava dezenasmundo betsoutrosmundo betsseus depoimentos.

Os suspeitos recebiam incentivos para colaborar com a Justiça (em um esquema semelhante a delação premiada) e, aparentemente, alguns também acabavam confessando seus crimes por desconhecer o teor do depoimentomundo betscolegas.

Entre os que acabaram implicados no escândalo está o líder do PSI e ex-primeiro-ministro Bettino Craxi.

Em 1993, o líder da DC, Giulio Andreotti foi acusadomundo betsassociação com mafiosos - embora tenha sido inocentadomundo bets1999.

O presidente e um diretor da estatal petrolífera ENI também foram presosmundo betsmeio a denúncias sobre o financiamento ilícitomundo betspartidos com recursos da estatal e o superfaturamento da compramundo betsaçõesmundo betsuma empresa química.

No total, foram investigadas maismundo bets5 mil pessoas, entre elas, centenasmundo betsempresários, funcionários públicos e parlamentares.

Alguns suspeitos chegaram a cometer suicídio, como o presidente da ENI, Gabriele Cagliari, e o multimilionário Raul Gardini, um dos empresários mais admirados da Itália até ser implicado no escândalo.

Cercamundo betsum terço dos acusados foram condenados e a DC e a PSI acabaram deixandomundo betsexistir após perderem legitimidade e votos.

Como resultado, a correlaçãomundo betsforças políticas na Itália mudou completamente depois da Mãos Limpas.

Os especialistas, porém, divergem com relação aos resultados das investigações no ambiente político emundo betsnegócios italiano no médio e longo prazo.

Há estudos que dizem que, após a operação, o valor médio das obras públicas caiu - o que seria um indíciomundo betsuma queda no superfaturamento.

Outros, porém, apontam para a persistência da corrupção como um problema no atual sistema político italiano.