#SalaSocial: Briga entre Fidelix, Jorge e Genro reacende confronto nas redes:

Polêmica do debate Record voltou à tona nos estúdios da TV Globo nesta quinta-feira

Crédito, AP

Legenda da foto, Polêmica do debate Record voltou à tona nos estúdios da TV Globo nesta quinta-feira
  • Author, Luis Barrucho, Renata Mendonça e Ricardo Senra
  • Role, Da BBC BrasilSão Paulo

Enquanto o embategigantes do PT, PSB e PSDB disputava holofotes nos estúdios da TV Globo, o reencontro entre os modestos PSOL, PRTB e PV outra vez roubou a atenção dos usuáriosredes sociais.

O último encontro dos presidenciáveis antes do primeiro turno, exibido nesta quinta-feira pela emissora carioca, serviu como "ressaca" para a discussão que marcou o debate anterior, promovido pela TV Record. Luciana Genro (PSOL) e Levy Fidelix (PRTB) voltaram a discordar sobre homofobia - e agora o bate-boca foi puxado pelo candidato do PV, Eduardo Jorge.

<link type="page"><caption> Reveja como foi o debate da TV Globo, na cobertura minuto a minuto do #SalaSocial</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/10/141003_salasocial_eleicoes2014_debateglobo_rs" platform="highweb"/></link>

<link type="page"><caption> </caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/10/141003_salasocial_eleicoes2014_debateglobo_rs" platform="highweb"/></link>"O senhor ultrapassou todos os limites. Proponho que peça perdão ao povo brasileiro. O senhor envergonhou o Brasil”, disse Eduardo Jorge.

“Candidato, você não tem moral nenhuma. Você, acimatudo, propõe que o jovem consuma maconha, faz apologia ao crime, está lá no código penal”, rebateu Fidelix.

O auge do confronto, segundo o Facebook, superou impressionantes 100 comentários por segundo na rede social. No Twitter, a situação não foi diferente e a hashtag #calaabocalevy foi um dos dez tópicos mais comentados pela audiência brasileira.

Justiça

Mas Fidelix também foi <link type="page"><caption> elogiado por internautas</caption><url href="https://www.facebook.com/bbcbrasil/photos/a.305083412815.158425.303522857815/10152373029517816/?type=1" platform="highweb"/></link>, que defenderam a "liberdadeexpressão" do candidato, que não teria "dito nenhuma mentira".

"Levy deu uma surra no Jorge e Luciana", disse o leitor Vladimir Gomes Ferreira. "Certíssimo! Cada um tem o direitose expressar. Doa quem doer", escreveu a internauta Rafaela Lira.

No embate entre os presidenciáveis do último domingo, <link type="page"><caption> Fidelix associou gays a pedófilos e afirmou que homossexuais precisamtratamento</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/09/140929_salasocial_eleicoes2014_fidelix_gays_rs" platform="highweb"/></link> psicológico “longe” da sociedade. As afirmações geraram protestos, como um <link type="page"><caption> "beijaço" realizado pela comunidade gay</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/videos_e_fotos/2014/10/141001_beijaco_gay_sao_paulo_rs_lgb" platform="highweb"/></link> na avenida Paulista,São Paulo.

Emjustificativa, o candato voltou a defender que a "família tradicional é aquela formada entre homem e mulher".

"Você [Jorge] não vai colocar o povo brasileiro para ir contra o que diz a Constituição", prosseguiu Fidelix. "Não fiz apologia, apenas defendo a família cristã. E eu me baseei na liberdadeexpressão."

A respostaJorge foi sucinta: "Vamos nos encontrar na Justiça, eu como testemunha”.

'Algemado'

A dupla original voltou a discutir sobre o assunto no debate comandado por William Bonner. Se no primeiro encontro Genro reagiu discretamente às declaraçõesFidelix, nesta ocasião ela decidiu partir para o ataque.

“Tu apavorou, chocou, ofendeu e humilhou milharespessoas com aquele discursoódio,uma suposta maioria enfrentar uma suposta minoria”, disse a candidata do PSOL.

“Você só falou o que falou porque não há lei que torne homofobia crime. Deveria ter saído daquele debate algemado, direto para a cadeia”, acrescentou.

Emréplica, Fidelix acusou a adversária“incriminá-lo” nas redes sociais.

“Em nenhum momento fiz apologia ou pedi para que as pessoas atacassem alguém. Eu tenho direitoexpressar minha posição católica cristã. Não estimulei nada. Você que turbinou no Twitter o tempo todo para me incriminar”.

Toda a discussão aconteceu no primeiro bloco do debate global, mas o assunto continuou vivo nas redes sociais madrugada adentro.

Redes sociais

Veja um pouco da repercussão do novo duelo entre os três candidatos nas redes:

Crédito, Twitter

Crédito, Twitter

Crédito, Twitter