Novo materialvulkan bonuscamuflagem mudavulkan bonuscorvulkan bonusacordo com o ambiente:vulkan bonus

Camuflagem (Cunjiang Yu)

Crédito, Cunjiang Yu

Legenda da foto, Pesquisadores testaram o novo material com as iniciais da Universidadevulkan bonusIllinois

Um dos líderes da pesquisa, o professor John Rogers, da Universidadevulkan bonusIllinois, disse que a lâmina do material é frutovulkan bonusuma colaboração entre especialistasvulkan bonusbiologia, materiais, computação e energia elétrica.

"Animais - especialmente os cefalópodes: polvos, lulas e sépias - têm uma capacidade espetacularvulkan bonusmudarvulkan bonuscor", disse Rogers à BBC News.

Camadasvulkan bonuspotencial

Camuflagem (Cunjiang Yu)

Crédito, Cunjiang Yu

Legenda da foto, Material contém células que mudamvulkan bonuscor

A equipevulkan bonusRogers buscava saber o que seria possível aprender com os exemplos da natureza e construir o novo material com base nesse conhecimento.

Eles copiaram particularmente o modelovulkan bonustrês camadas encontrado na pele destes animais: a camada superior contém as cores, a camada do meio aciona as mudançasvulkan bonuscor e a camada inferior percebe os padrõesvulkan bonuscor do ambiente que serão emulados.

No entanto, cada componente da lâmina feitavulkan bonuslaboratório participa do processovulkan bonusmaneira diferente das três camadasvulkan bonuspelevulkan bonusum polvo.

No sistema criado pelos engenheiros, a camada inferior contém uma redevulkan bonusfotossensores, que detecta mudanças na luz e transmite este padrão aos "acionadores" na camada acima.

Estes acionadores ocupam o lugar dos músculos na pele do polvo, que controlam os órgãos responsáveis pela mudançavulkan bonuscor na camada superficial.

Mas a camada superior da versão artificial usa um pigmento sensível à temperatura, que mudavulkan bonuspreto para transparente a exatamente 47 °C. Esta mudançavulkan bonustemperatura tem que ser produzida por uma corrente que vem dos acionadores na camada intermediária.

Este sistema é menos eficiente e tem um repertóriovulkan bonuscores muito mais limitado do que o existente nos animais marinhos.

Polvo | Foto: SPL

Crédito, SPL

Legenda da foto, Um sistemavulkan bonustrês camadas na pele dos polvos é responsável porvulkan bonuscamuflagem

Mesmo assim, John Rogers diz quevulkan bonusequipe está orgulhosa do resultado. "É o primeiro sistema completo e operacional deste tipo - parece uma folha finavulkan bonuspapel."

"Mas ainda não está nem pertovulkan bonusestar pronto para ser implementadovulkan bonusum ambiente militar ouvulkan bonusqualquer outro. É um pontovulkan bonuspartida, para focar na engenharia necessária para criar sistemas que tenham esta função."

O sistema precisa melhorarvulkan bonusresolução espacial evulkan bonuscor, alémvulkan bonussua eficiência - possivelmente, incorporando células solares ao invésvulkan bonususar energia externa.

Segundo Rogers, tudo isso poderia ser feito adaptando tecnologias já existentes, como a que é usadavulkan bonustelas planas.

A professora Anne Neville, especialista britânicavulkan bonustecnologias inspiradas na biologia, disse que o trabalho é "de um padrão muito alto" e afirmou estar impressionada com o númerovulkan bonusdisciplinas envolvidas.

"É muito inovador e muito interessante", disse Neville, que é a diretora do Departamentovulkan bonusTecnologias Emergentes na Academia Realvulkan bonusEngenharia na Universidadevulkan bonusLeeds.

Moda sépia

Sépia | Foto: SPL

Crédito, SPL

Legenda da foto, As sépias hipnotizam suas presas com a ondulaçãovulkan bonussuas listras

As aplicações para o produto vão além da associação com a camuflagem, na qual o professor Rogers diz haver um "potencial óbvio" - e isso fez com que o trabalho fosse financiado pela Marinha americana.

"O que me intriga é a quantidadevulkan bonuspessoas que nos abordou falando sobre tipos completamente diferentesvulkan bonusaplicações, que iniciamente não teria pensado."

Uma dessas pessoas foi um professorvulkan bonusartevulkan bonusChicago, que está interessadovulkan bonustecidos que mudemvulkan bonuscor para a alta costura, capazesvulkan bonusresponder a mudanças na iluminação do ambiente.

"Neste caso, você não necessariamente quer camuflagem. Talvez você queiravulkan bonusroupa feita para que você se diferencie da multidão", explica Rogers.

Esta "anticamuflagem" seria mais inspiradavulkan bonuscriaturas do fundo do mar que usamvulkan bonuspele para atrair, e não para evitar, atenção - como sépias que hipnotizam suas presas com listras que ondulam.

Rogers também conversou com a escolavulkan bonusarquiteturavulkan bonussua própria universidade sobre a possibilidadevulkan bonusmuros e espaços interiores dinâmicos, que mudemvulkan bonuscor.

Estes grandes projetos ainda estão distantes, no entanto, e o professor afirma que eles não são prioridade.

"Nosso objetivo como pesquisadores não é desenvolver um papelvulkan bonusparede que mudevulkan bonuscor. Isso é a visão que alguém teve para uma aplicação - e até é legal. Mas nossa ênfase é mais no básico, na engenharia inspirada na biologia", garante.