Estudo liga excessoestrela bet demora para pagarpeso a riscoestrela bet demora para pagardez tiposestrela bet demora para pagarcâncer:estrela bet demora para pagar
- Author, Smitha Mundasad
- Role, Repórterestrela bet demora para pagarSaúde da BBC News
estrela bet demora para pagar O excessoestrela bet demora para pagarpeso eleva o riscoestrela bet demora para pagardesenvolver dez dos tiposestrela bet demora para pagarcâncer mais comuns,estrela bet demora para pagaracordo com o mais abrangente estudo já realizado sobre a relação entre obesidade e câncer, publicado na Grã-Bretanha.
Em um artigo na revistaestrela bet demora para pagarmedicina Lancet, os cientistas da London School of Hygiene and Tropical Medicine afirmam que o país teria 12 mil casosestrela bet demora para pagarcâncer a menos por ano se ninguém estivesse acima do peso.
Se os níveisestrela bet demora para pagarobesidade continuarem a aumentar, estimam os pesquisadores, 3,7 mil novos diagnósticosestrela bet demora para pagarcâncer serão feitos anualmente.
A pesquisa monitorou alterações na saúdeestrela bet demora para pagarcinco milhõesestrela bet demora para pagarpessoas que vivem na Grã-Bretanha durante sete anos.
Os autores descobriram uma relação direta entre o aumentoestrela bet demora para pagarpeso -estrela bet demora para pagar13 a 16 quilosestrela bet demora para pagaradultos - e o crescimento do riscoestrela bet demora para pagardesenvolver seis tiposestrela bet demora para pagarcâncer.
O câncerestrela bet demora para pagarútero foi o que teve o maior aumentoestrela bet demora para pagarrisco. Depois vieram vesícula, rim, colo do útero, tireoide e leucemia - que teve o menor aumento do risco.
"Houve uma grande variação no efeito do IMC sobre diferentes tiposestrela bet demora para pagarcâncer", disse Krishnan Bhaskaran, que coordenou a pesquisa.
"Por exemplo, o riscoestrela bet demora para pagarcâncerestrela bet demora para pagarútero aumentou substancialmente com um IMC maior. Para outros tiposestrela bet demora para pagarcâncer, vimos um aumento mais modesto no risco ou nenhum efeito. Essa variação indica que o IMC deve afetar o riscoestrela bet demora para pagarcâncer por meioestrela bet demora para pagarum númeroestrela bet demora para pagardiferentes processos, dependendo do tipoestrela bet demora para pagarcâncer."
Pessoas com altos índicesestrela bet demora para pagarmassa corporal (IMC, calculado com base no peso e na altura) também foram mais propensas a desenvolver câncer do fígado, cólon, ovários e câncerestrela bet demora para pagarmama pós-menopausa.
Mas os efeitos do aumentoestrela bet demora para pagarpeso para esses tiposestrela bet demora para pagarcâncer ficaram menos claros e foram influenciados por fatores individuais, tais como a menopausa.
Embora a obesidade esteja associada ao desenvolvimentoestrela bet demora para pagartiposestrela bet demora para pagarcâncer mais comuns - que representam 90% dos cânceres diagnosticados no Reino Unido-, os pesquisadores dizem que alguns não mostraram nenhuma relação com o peso.
Além disso, alguns indícios sugerem que um IMC maior está associado a uma chance menorestrela bet demora para pagardesenvolver câncerestrela bet demora para pagarpróstata.
O especialista Tom Stansfield, da organização Cancer Research UK, disse que a pesquisa deixa "clara" uma relação entre excessoestrela bet demora para pagarpeso e riscosestrela bet demora para pagardesenvolver câncer.
"Manter um peso saudável reduz o riscoestrela bet demora para pagarcâncer, e a melhor maneiraestrela bet demora para pagarfazer isso é com uma dieta equilibrada e exercícios regulares."