Hamas e Israel planejam cessar-fogo 'nas próximas horas':cadastrar pixbet
cadastrar pixbet O grupo palestino Hamas e Israel devem anunciar nas próximas horas um cessar-fogo após trocarem tiros ao longo dessa semana próximo à Faixacadastrar pixbetGaza, segundo a BBC apurou.
Uma fonte ligada ao grupo palestino disse que a trégua foi intermediada por funcionárioscadastrar pixbetinteligência egípcios.
Dezenascadastrar pixbetfoguetes lançadoscadastrar pixbetGaza atingiram o sulcadastrar pixbetIsrael nos últimos dias, e o país respondeu com ataques aéreos.
Enquanto isso, há tensãocadastrar pixbetJerusalém Oriental por causa do funeralcadastrar pixbetum adolescente palestino assassinado.
Já houve dois diascadastrar pixbetconfrontos entre palestinos e a polícia por causa do sequestro e assassinato do adolescente Mohammed Abu Khdair,cadastrar pixbet17 anos.
O motivocadastrar pixbetsua morte ainda não foi confirmado, mas suspeita-se que tenha sido um atocadastrar pixbetvingança pelo recente assassinatocadastrar pixbettrês adolescentes israelenses na Cisjordânia. A polícia israelense está investigando.
O funeral do adolescente palestino foi adiado, o que aumentou a tensão.
Contatos 'intensos'
A fonte do Hamas disse à BBC que "contatos intensos" entre o grupo e autoridades egípcias "conseguiram atingir uma nova trégua entre o Hamas e Israel", e que um cessar-fogo seria anunciadocadastrar pixbetpoucas horas.
A fonte disse que o Hamas estava preparado para pararcadastrar pixbetlançar foguetescadastrar pixbettrocacadastrar pixbetumacadastrar pixbetgarantiacadastrar pixbetIsraelcadastrar pixbetque encerrará os aéreos ataques.
O correspondente da BBCcadastrar pixbetJerusalém, Kevin Connolly, diz que o Hamas, um desdobramento da Irmandade Muçulmana, ficou enfraquecido após movimentos do governo militar egípcio para esmagar a Irmandadecadastrar pixbetcasa e não poderia sustentar, sozinho, uma escalada das tensões. Israel argumenta que só ataca Gazacadastrar pixbetresposta ao lançamentocadastrar pixbetfoguetes.
O correspondente da BBC na Cidadecadastrar pixbetGaza, Rushdi Abualouf, diz que os contatos entre o Hamas e o Egito parecem ter acalmado a situação no local.
O númerocadastrar pixbetfoguetes disparados contra o sulcadastrar pixbetIsrael caiu e Israel não lançou novos ataques a Gaza, diz ele.
Anteriormente, Israel havia enviado forças extras para a fronteira com a Faixacadastrar pixbetGaza, depois que vários foguetes atingiram alvos no sul do país.
O movimento israelense levou os temorescadastrar pixbetuma escalada da violência.
No entanto, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que Israel só iria agir se houvesse novos ataques com foguetes.
"Estamos prontos para duas opções no sul. Se os ataquescadastrar pixbetdireção a nossas cidades cessarem, nossas ações também cessarão. A segunda opção é os ataques continuarem, o que levará nossas forças a agir vigorosamente no local ", disse ele.
Na quinta-feira, 10 palestinos ficaram feridoscadastrar pixbetum ataque aéreo israelensecadastrar pixbetGaza. Alertascadastrar pixbetataque aéreo soaramcadastrar pixbetcomunidadescadastrar pixbettodo o sulcadastrar pixbetIsrael e há relatoscadastrar pixbetque um soldado foi levemente ferido por um ataquecadastrar pixbetfoguetescadastrar pixbetEshkol.
Funeralcadastrar pixbetgaroto palestino
Em Jerusalém Oriental, o funeralcadastrar pixbetMohammed Abu Khdair estava programado para ocorrer após as oraçõescadastrar pixbetmeio-diacadastrar pixbetquinta-feira.
Com o horário do enterro se aproximando, a família acusou as autoridades israelensescadastrar pixbetsegurar o corpo desnecessariamente – o que foi negado pela polícia.
Autoridades disseram que o funeral tinha sido adiado para que um exame pudesse ser concluído. Segundo a família do adolescente, a polícia disse que o seu corpo seria liberado nesta sexta-feira, mas ainda pode haver atrasos.
A autópsia está sendo conduzida por médicos palestinos e israelenses.
O adolescente foi visto sendo forçado a entrarcadastrar pixbetum carrocadastrar pixbetShufat, Jerusalém Oriental, na manhãcadastrar pixbetquarta-feira, e seu corpo foi encontrado mais tardecadastrar pixbetJerusalém Ocidental.
Isso ocorreu depois que os corpos dos três seminaristas israelenses foram encontrados perto da cidadecadastrar pixbetHebron na segunda-feira, duas semanas e meia após eles serem sequestrados. Eles foram enterrados na terça-feira.
Netanyahu culpou o Hamas pelas mortes e pediu ao presidente palestino, Mahmoud Abbas, que desfaça o acordocadastrar pixbetseu movimento, o Fatah, com o grupo. O Hamas negou envolvimento com os assassinatos.