'Chefe'criar site de aposta esportivacambistas tinha contatos regulares com ex-jogadores da seleção, diz polícia:criar site de aposta esportiva

Foto Reuters

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Quadrilha vendia ingressoscriar site de aposta esportivacortesia dados pela Fifa a ONGs, federações e jogadores
  • Author, Jefferson Puff
  • Role, Da BBC Brasil no Riocriar site de aposta esportivaJaneiro

criar site de aposta esportiva A Polícia Civil do Riocriar site de aposta esportivaJaneiro revelou nesta quinta-feira que Mohamadou Lamine Fofana, tido como principal suspeitocriar site de aposta esportivachefiar uma quadrilhacriar site de aposta esportivavenda ilegalcriar site de aposta esportivaingressos da Copa do Mundo, foi preso dentrocriar site de aposta esportivaum apartamento do ex-jogador Junior Baiano, na Barra da Tijuca, e que o franco-argelino mantinha ainda contatos regulares com o ex-capitão Dunga e com Assis, irmãocriar site de aposta esportivaRonaldinho Gaúcho.

De acordo com Fabio Barucke, delegado titular da 18ª DP que preside o inquérito, Fofana havia alugado o apartamentocriar site de aposta esportivaJunior Baiano por um mês.

Junior Baiano, Dunga e Assis devem ser chamados para depor como testemunhas no caso.

O imóvel foi um dos 20 locais onde os policiais cumpriram mandadoscriar site de aposta esportivabusca e apreensão, e onde o acusadocriar site de aposta esportivaliderar o grupocriar site de aposta esportivacambistas acabou sendo detido. Batizada como Jules Rimet, a operação apreendeu ingressos, máquinascriar site de aposta esportivacartãocriar site de aposta esportivacrédito, dinheiro e computadores.

Até o momento, a operação resultou na prisãocriar site de aposta esportiva11 pessoas, entre elas, duascriar site de aposta esportivaSão Paulo; mais sete devem ser detidas nos próximos dias. Segundo o inquérito, o grupo teria atuadocriar site de aposta esportivaquatro Copas e poderia ter levantado até R$ 200 milhões por torneio.

Eles vendiam ingressoscriar site de aposta esportivacortesia dados pela Fifa a ONGs, federações e jogadores a preços que poderiam chegar a até R$ 35 mil.

A polícia suspeita que ainda poderia haver um membro da Fifa no comando da quadrilha.

Barucke disse que um dos detidos se ofereceu para revelar mais detalhes "sobre a identidade do membro da Fifacriar site de aposta esportivatrocacriar site de aposta esportivasua liberdade".

"Os outros dez se recusam a falar. Até o momento temos alguns elementos, mas falta o nome completo dessa pessoa ligada à Fifa", que, segundo Barucke, ainda se encontra no Brasil e estaria hospedada no Hotel Copacabana Palace.

O hotel tem abrigado os membros do alto escalão da entidade, enquanto funcionárioscriar site de aposta esportivamenor grau hierárquico geralmente se hospedamcriar site de aposta esportivaoutros locais.

Segundo Barucke, o detido que se ofereceu para a delação premiada seria Jorge Massih, um dos dois presoscriar site de aposta esportivaSão Paulo.

Ex-jogadores

Questionado sobre o relacionamento entre Fofana e os ex-jogadores brasileiros, o delegado Fabio Barucke confirmou que o franco-argelino tinha alugado o apartamentocriar site de aposta esportivaJunior Baiano.

"Foi feito um aluguelcriar site de aposta esportivaum mês, para a Copa do Mundo, nisto não há nadacriar site de aposta esportivailegal", disse.

Sobre o ex-capitão e ex-técnico da seleção, o delegado disse que Fofana "mantinha encontros regulares com Dunga, se viam muito, inclusivecriar site de aposta esportivahotéis".

Em entrevista ao site Terra, Dunga negou nesta quinta-feira que teria amizade com Fofana, e que só teria se encontrado com o empresáriocriar site de aposta esportivaduas ocasiões: quando este organizou um amistosocriar site de aposta esportiva2011 na Chechênia com participaçãocriar site de aposta esportivaex-campeõescriar site de aposta esportiva1994 e num almoço com representantes da embaixada da Suíça no Riocriar site de aposta esportivaJaneiro.

A polícia disse que está avaliando "várias conversas telefônicas" entre o franco-argelino e o irmãocriar site de aposta esportivaRonaldinho Gaúcho, Assis, com quem "falava muito".

Coordenador estratégico da Polícia Civil na Copa do Mundo, o delegado Tarcísio Jansen, também presente na coletiva, disse que o papelcriar site de aposta esportivatodos os envolvidos nesse caso será investigado a fundo.

"Dar um ingresso a alguém não é crime. Vender pelo mesmo preço também não. Mas vender a valor maior é crime, e estar cientecriar site de aposta esportivauma contribuição com uma organização criminosa configura um dolo maior. Quem tiver tido uma conduta dolosa, seja como autor ou partícipe, será investigado e punido, não há dúvidas", disse.