Detenção mina chancesaposta ganha 5 reais de bonusSarkozyaposta ganha 5 reais de bonusvoltar à presidência da França:aposta ganha 5 reais de bonus

Nicolas Sarkozy | Reuters

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Nicolas Sarkozy enfrenta investigações relativas a tráficoaposta ganha 5 reais de bonusinfluência
  • Author, Daniela Fernandes
  • Role, De Paris para a BBC Brasil

aposta ganha 5 reais de bonus A detenção do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy nesta terça-feira, por suspeitaaposta ganha 5 reais de bonusenvolvimentoaposta ganha 5 reais de bonustráficoaposta ganha 5 reais de bonusinfluência, é um duro golpe às suas eventuais ambiçõesaposta ganha 5 reais de bonusse candidatar novamente à Presidênciaaposta ganha 5 reais de bonus2017.

Desdeaposta ganha 5 reais de bonusderrota,aposta ganha 5 reais de bonus2012, quando anunciouaposta ganha 5 reais de bonussaída "definitiva" da política, Sarkozy vem dando sinais, ainda que velados,aposta ganha 5 reais de bonusque pretende se recandidatar, com frases como "não é possível escaparaposta ganha 5 reais de bonusseu destino" ou "é preciso mudar tudo na França".

Mas para disputar mais uma vez o Palácio do Eliseu, Sarkozy teráaposta ganha 5 reais de bonusprovaraposta ganha 5 reais de bonusinocênciaaposta ganha 5 reais de bonusinvestigações movidas contra ele e seu partido.

Ele foi detido e interrogado pelo Escritório contra a Corrupção e Infrações Financeiras e Fiscais da Polícia Judiciáriaaposta ganha 5 reais de bonusNanterre, nos arredoresaposta ganha 5 reais de bonusParis. Ele é suspeitoaposta ganha 5 reais de bonusenvolvimentoaposta ganha 5 reais de bonustráficoaposta ganha 5 reais de bonusinfluência.

Com baseaposta ganha 5 reais de bonusescutas telefônicas, os investigadores suspeitam que uma redeaposta ganha 5 reais de bonusinformantes na polícia e na própria Justiça francesa tenha colocado Sarkozy a par do andamentoaposta ganha 5 reais de bonusprocessos que o ameaçam.

Isso violaria o sigilo da faseaposta ganha 5 reais de bonusinstrução judicial, onde são recolhidas as provas.

É a primeira vez que a Justiça da França prende um ex-chefeaposta ganha 5 reais de bonusEstado.

Privilégio

Sarkozy também teria prometido ajudar o juiz Gilbert Azibert, da Corteaposta ganha 5 reais de bonusCassações, a obter um cargo prestigiosoaposta ganha 5 reais de bonusMônacoaposta ganha 5 reais de bonustrocaaposta ganha 5 reais de bonusinformações sobre processos que o envolvem.

Thierry Herzog, advogadoaposta ganha 5 reais de bonusSarkozy, Azibert e outro juiz da Corteaposta ganha 5 reais de bonusCassação, Patrick Sassoust, foram detidos para interrogatório na segunda-feira e permanecem presos.

As suspeitasaposta ganha 5 reais de bonusque Sarkozy teria cometido tráficoaposta ganha 5 reais de bonusinfluência surgiram durante as investigações, iniciadasaposta ganha 5 reais de bonusabrilaposta ganha 5 reais de bonus2013, sobre um suposto financiamento dado àaposta ganha 5 reais de bonuscampanha presidencialaposta ganha 5 reais de bonus2007 pelo ex-líder líbio Muamar Khadafi.

Em setembro do ano passado, a Justiça francesa decidiu colocar dois telefonesaposta ganha 5 reais de bonusSarkozy sob escuta e passou a ouvir as conversas com seu advogado, Thierry Herzog.

Essas escutas não teriam revelado nada sobre um eventual financiamento líbio à campanhaaposta ganha 5 reais de bonusSarkozy, mas colocaram o ex-presidente no centro das atenções da Justiça.

As conversas teriam revelado que Sarkozy e seu advogado estavam bem informados sobre atos processuais na Corteaposta ganha 5 reais de bonusCassação e teriam apoio na Justiça para tentar interviraposta ganha 5 reais de bonusuma decisão importante, concedidaaposta ganha 5 reais de bonusmarço deste ano, relacionada à apreensãoaposta ganha 5 reais de bonusantigas agendas do ex-presidente.

Antigas agendasaposta ganha 5 reais de bonustrabalhoaposta ganha 5 reais de bonusSarkozy, da épocaaposta ganha 5 reais de bonusque ele era presidente, foram apreendidasaposta ganha 5 reais de bonusum processo que investigou doações feitas pela herdeira da L’Oréal, a octogenária Liliane Bettencourt, no qual o ex-presidente era acusadoaposta ganha 5 reais de bonus"abusoaposta ganha 5 reais de bonusincapaz".

A Justiça já havia considerado,aposta ganha 5 reais de bonusoutubroaposta ganha 5 reais de bonus2013, que não havia elementos suficientes contra Sarkozy no caso das doações feitas pela herdeira da L’Oréal.

Mas o ex-presidente queria impugnar a custódia judicialaposta ganha 5 reais de bonussuas agendas, que podem ser utilizadasaposta ganha 5 reais de bonusoutros processos que o ameaçam: o do suposto financiamento líbio àaposta ganha 5 reais de bonuscampanha e o da indenizaçãoaposta ganha 5 reais de bonus400 milhõesaposta ganha 5 reais de bonuseuros paga pelo Estado francês ao empresário Bernard Tapie, amigoaposta ganha 5 reais de bonusSarkozy,aposta ganha 5 reais de bonusuma ação contra o banco Crédit Lyonnais, na época estatal.

Em março deste ano, a Justiça indeferiu o pedidoaposta ganha 5 reais de bonusSarkozy e manteve a apreensão do material.

Nome Falso

As suspeitasaposta ganha 5 reais de bonuscontatosaposta ganha 5 reais de bonusSarkozy eaposta ganha 5 reais de bonusseu advogado com juízes levaram a Justiça,aposta ganha 5 reais de bonusfevereiro deste ano, a abrir uma investigação por tráficoaposta ganha 5 reais de bonusinfluência e violação do sigilo da instrução processual.

Escutas telefônicas teriam revelado que Sarkozy, que também foi ministro do Interior, teria informantes na polícia e estaria a par sobre o monitoramentoaposta ganha 5 reais de bonusseus telefones.

O jornal Le Monde revelou que Sarkozy, temendo estar sob escuta, havia adquirido um segundo telefone, sob o nome falsoaposta ganha 5 reais de bonus"Paul Bismuth", para conversar com seu advogado.

Em março, Sarkozy rompeu seu silêncio para denunciar na imprensa "os métodos da Stasi", a polícia política da Alemanha Oriental, contra ele e "a instrumentalização da Justiça" pelo governo socialista.

UMP

E Sarkozy ainda enfrenta outro problema que dificulta uma futura candidatura: seu partido, o UMP, está sendo investigado pela Justiça por ter criado falsas faturas,aposta ganha 5 reais de bonuscercaaposta ganha 5 reais de bonus18 milhõesaposta ganha 5 reais de bonuseuros, para esconder gastosaposta ganha 5 reais de bonussua campanha presidencialaposta ganha 5 reais de bonus2012.

Como na França existe um teto que limita os gastos dos candidatos (21,5 milhõesaposta ganha 5 reais de bonuseuros no segundo turno, sendo a metade reembolsada pelo Estado), o partido teria organizado falsas conferências para justificar as despesas excedentesaposta ganha 5 reais de bonuscomíciosaposta ganha 5 reais de bonusSarkozy.

O escândalo das falsas contas, conhecido como "caso Bygmalion' provocou rachas no partido e afetouaposta ganha 5 reais de bonusimagem na França.