Fifa absolve torcedores mexicanos acusadoshomofobia:
A Fifa absolveu nesta segunda-feira a Federação MexicanaFutebolum casoque torcedores estavam sendo acusadosgritar palavras homofóbicas durante o jogo contra a equipeCamarões, no dia 13,Natal.
O Comitê Disciplinar do órgão máximo do futebol mundial decidiu julgar a Federação depois que muitos torcedores mexicanos foram ouvidos gritando a palavra “puto” todas as vezesque o goleiro camaronês cobrava um tirometa no jogo, válido pela primeira rodada da Copa.
Mas a Fifa afirmou que os gritosquestão não eram insultos. “O Comitê Disciplinar decidiu que o incidentequestão não é considerado ofensivo nesse contexto específico. Todas as acusações contra a Federação Mexicana foram descartadas.”
A Fifa ainda não se pronunciou sobre outros casos que estão sendo investigados no momento, ligados a racismo e antissemitismo envolvendo torcedores do Brasil, alémCroácia e Rússia.
No caso dos brasileiros, eles estão sendo acusados (como os mexicanos)gritar palavras homofóbicas contra jogadores do time adversário na partida contra o México,Fortaleza, no dia 17.
Já os croatas foram acusadoserguer cartazes neonazistas no jogoabertura contra o Brasil,São Paulo enquanto os russos fizeram o mesmo na partida contra a Coreia,Cuiabá.
Críticas
A ONG Fare, um grupo europeu que luta contra a discriminação no futebol, criticou a decisão da Fifa.
“Uma políticatolerância contra todas as formasdiscriminação significa que a Fifa vai precisar tomar decisões difíceis”, disse Claudia Krobitzsch, da Fare. “No longo prazo, esse é o único jeitolidar com esse problema grave no futebol.”
A Fifa introduziu regras duras no ano passado para tentar conter uma onda crescente, na Europa,ofensas racistastorcedores contra jogadores.
A punição nesses casos afeta as equipes desses torcedores; elas podem ser obrigadas a disputar partidas a portas fechadas e, diantenovos casos, sofrer reduçãopontos, rebaixamento ou expulsãouma competição.
Diversos jogadores foram vítimasracismo nos últimos meses. No caso mais emblemático, um torcedor atirou uma banana contra o lateral da seleção brasileira Daniel Alves, durante partida do Barcelona na Espanha. Ele comeu a fruta e continuou a jogar.