#SalaSocial: Nas redes sociais, críticas e #cadeashakira na abertura da Copa:
- Author, Ricardo Senra
- Role, Da BBC BrasilSão Paulo
"Cadê a Shakira para ensinar como cantar ao vivo?", "Quem é Claudia Leitte? Cadê a Shakira, Brasil?", "Meu Deus, a música da Shakira é mil vezes melhor. Cadê a Shakira?".
A cantora colombiana deve ter levado um susto ao saber que seu nome foi o terceiro tema mais comentado pelos brasileiros no Twitter durante a carimôniaabertura da Copa do Mundo. Frustrados com o que muitos viram como faltaentrosamento entre Jennifer Lopez, Claudia Leitte e o rapper PitBull na música oficial do evento, os brasileiros declararam saudades da voz forte da "hermana" sul-americana com a hashtag #cadeashakira.
O nome da cantora foi citado nada menos que 170 mil vezes pelos brasileiros durante a festa nesta quinta-feira.
Em parceria com Carlinhos Brown, Shakira lançou a música "La la la" às vésperas da Copa. No videoclipe, o zagueiro do Barcelona (e marido da colombiana) Gerard Piqué aparece junto ao brasileiro Neymar, alémoutros jogadores.
Os internautas também mencionaram outra justificativa: quatro anos atrás, a cantora gravou "Waka waka", canção oficial da Copa2010 que faz sucesso até hoje na noite brasileira.
Entre as reclamações dos internautas estava a suposta dublagem percebida durante a apresentação oficial.
"Era bom alguém avisar a Claudia Leitte que, para fazer o playback, você precisa estar com o microfone apontado para você no mínimo", disse uma jovem no Twitter. A organização do evento não confirma se os os artistas cantaram para valer ou não.
Os figurinos também foram criticados. Durante a tarde desta quinta-feira, tweets como "Claudia Leitte errou feio na roupa, JLo vai massacrá-la" pipocavam na rede social.
Além deles, a faltaverossimilhança das bromélias, samambaias, cuícas, berimbaus e instrumentospercussão recriadostamanho gigante no gramado do futuro estádio do Corinthians também não foram poupados por internautas.
'Andarnovo'
Shakira à parte, queixas sobre o projeto artístico realizado pela empresa Franco Dragone Enternainment Group & Daphne Cornez, contratada pela Fifa, também circularam nas redes.
A principal reclamação foi a faltadestaque para o pontapé inicial realizado por um jovem paraplégico minutos antes da partida inaugural. Para realizar a façanha, ele "vestiu" um exoesqueleto do projeto "AndarNovo", criado por pesquisadores25 países liderados pelo médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis.
Enquanto a apresentação das cantoras ocupou o centro do gramado da Arena Corinthians, o chute foi realizado na parte lateral do campo - e o lance passou desapercebido por grande parte dos espectadores.
O programa entregue pela organização à imprensa também "esqueceu"mencionar o pontapé inicial dado com a armadura robótica, que é movida pelo pensamento.