ONU analisa supostos abusosbaixar o esporte da sortesacerdotes na América Latina:baixar o esporte da sorte

Sacerdote da Igreja Católica (foto: Getty)

Crédito, Getty

Legenda da foto, Comitê da ONU Contra a Tortura analisa supostos abusos cometidos por padres católicos na AL

Tortura e silêncio

Na semana passada o Comitê da ONU Contra a Tortura ouviubaixar o esporte da sorteGenebra testemunhos sobre possíveis abusos. Ao longo da semana o órgão deve interrogar representantes da Santa Sé.

"A Santa Sé é um dos 155 Estados que aderiram à Convenção contra a Tortura e Tratamentos Cruéis, Inumanos ou Degradantes e está obrigada a se submeter a exames regularesbaixar o esporte da sorteseus registros perante uma comissãobaixar o esporte da sortedez especialistas independentes”, afirmou a ONUbaixar o esporte da sorteum comunicado sobre as razões para a investigação.

Um dos documentos mais importantes obtidos pelo comitê vem do Centrobaixar o esporte da sorteDireitos Constitucionais, que representa a Redebaixar o esporte da sorteSobreviventes Abusados por Sacerdotes, que diz agrupar 12.000 vítimas e trata especialmentebaixar o esporte da sortecasos ocorridos na América Latina.

O relatório tratabaixar o esporte da sortecasosbaixar o esporte da sorteviolência sexual, abuso psicológico e ações que equivaleriam à torturabaixar o esporte da sortetodo o mundo. Ele traria evidênciasbaixar o esporte da sorteque a Igreja teria ocultado casos na América Latina.

"Há evidências suficientesbaixar o esporte da sorteque existe um grande problema na América Latina. Os casos que destacamos mostram claramente uma redebaixar o esporte da sortediferentes bispos e países distintos. Todos sabiam o que estava acontecendo e não quiseram colaborar com as autoridades. Enquanto isso, crianças e outras pessoas eram deixadas nas mãosbaixar o esporte da sorteagressores", afirmou Pam Spees, uma das responsáveis pelo relatório.

"O papa Francisco é da região. Obviamente há perguntas sobre o quanto ele sabia, seu papel e por que colocou sacerdotes questionadosbaixar o esporte da sorteposiçõesbaixar o esporte da sortepoder. É uma mensagem poderosa", disse Katie Gallager, a advogada do Centrobaixar o esporte da sorteDireitos Constitucionais encarregadabaixar o esporte da sorteapresentar os casosbaixar o esporte da sorteGenebra.

Os últimos três papas, João Paulo 2º, Bento 16 e Francisco condenaram os abusos e pediram perdão publicamente às vítimas. Em uma cerimôniabaixar o esporte da sortejaneiro, Francisco chegou a dizer que os casosbaixar o esporte da sorteabusos "são a vergonha da Igreja".

Mas outro relatório enviado pelo Vaticano ao comitê não trazia alusões a casosbaixar o esporte da sorteabusos e pedofilia. A BBC Mundo tentou entrarbaixar o esporte da sortecontato com porta-vozes do Vaticano mas não obteve resposta.

Leia abaixo um resumo dos principais casos que devem ser abordados.

Chile

O documento obtido pelo comitê da ONU afirma que o cardeal Francisco Errázuris recebeu uma queixa formalbaixar o esporte da sorteabuso cometido por um religiosobaixar o esporte da sortemeadosbaixar o esporte da sorte2003, mas teria tentado dissuadir os prejudicadosbaixar o esporte da sortecontinuar com as acusações. Quando eles insistiram o cardeal suspendeu a investigação por três anos e depois a remeteu para o Vaticano.

Porém a reação só ocorreu quando as vítimas tornaram o caso público com o objetivobaixar o esporte da sorteiniciar processos criminais.

Seu sucessor, Ricardo Ezzati, também é mencionado no relatório por "não fazer nada a respeito das acusações durante anos" e por "obstrução à Justiçabaixar o esporte da sorteoutro caso".

Os dois bispos foram questionados pela Justiça. Mesmo assim, o papa Francisco nomeou Ezzati cardealbaixar o esporte da sortefevereiro e fezbaixar o esporte da sorteErrázuriz membrobaixar o esporte da sorteum grupobaixar o esporte da sorteoito cardeais encarregadosbaixar o esporte da sortereformar a Cúria.

Já Karadima "foi levado a uma vidabaixar o esporte da sorteoração e penitência pelo Vaticano". Mas o relatório diz que ele continua sendo sacerdote e teria sido visto recentemente celebrando missas.

Brasil

O relatório aponta dois casos principais no Brasil. Um deles é do sacerdote Tarcisio Spricigo, condenadobaixar o esporte da sorte2003 por abuso sexualbaixar o esporte da sorteum meninobaixar o esporte da sorte9 anos. A entidade diz que o religioso já havia sido acusadobaixar o esporte da sortesupostos abusos anteriores, desde 1991. Porém teria recebido ajudabaixar o esporte da sorteseus superiores para ir mudandobaixar o esporte da sorteparóquias.

O segundo caso envolve Clodoveo Piazza, um religioso italiano responsável por um projetobaixar o esporte da sorteapoio a moradoresbaixar o esporte da sorterua no Brasil. Ele foi acusadobaixar o esporte da sorte2009baixar o esporte da sorteabusarbaixar o esporte da sortemeninos e permitir que estrangeiros os explorassem.

Piazza, que é jesuíta, recebeu apoiobaixar o esporte da sortesua ordem por meiobaixar o esporte da sortesua página na web: "Solidariedade com o irmão e padre Piazza (...) as calúnias contra os missionários se tornaram um jogo crescentemente popular".

México

Marcial Maciel, sacerdote mexicano fundador dos Legionáriosbaixar o esporte da sorteCristo, pela primeira vez tem o nome relacionadobaixar o esporte da sorteuma comissãobaixar o esporte da sortecombate à tortura.

Ele era próximo ao papa João Paulo 2º, hoje santo da Igreja Católica, e foi acusadobaixar o esporte da sorteabuso sexual por ao menos 20 seminaristasbaixar o esporte da sortesua congregação.

Segundo a documentação apresentada no relatório, há queixas sobre ele no Vaticano desde 1976. Elas descreveriam até casosbaixar o esporte da sortesodomia. A investigação teria sido paralisada durante o papadobaixar o esporte da sorteJoão Paulo 2º e retomada apósbaixar o esporte da sortemorte.

Maciel foi afastadobaixar o esporte da sortesuas funções e recolhido a uma vidabaixar o esporte da sorte"oração e penitência".

América Central

O caso do reverendo Enrique Vásquez na Costa Rica ilustraria, segundo o documento, como as autoridades da Igreja usariambaixar o esporte da sortepresença global para evitar que os sacerdotes suspeitos sejam levados à Justiça.

Segundo o relatório, Vásquez teria admitido a um bispo suposta participaçãobaixar o esporte da sorteum casobaixar o esporte da sortepedofilia.

Ele foi acusado formalmentebaixar o esporte da sorte1998 por uma agência da Costa Rica que lida com os direitosbaixar o esporte da sortecrianças. Um dia depois ele viajou aos Estados Unidos via Nicarágua.

Quatro anos depois o religioso foi descoberto e interrogado pelo FBI (polícia federal americana). Horas depois, ele viajou para o México.

Ele só foi encontrado pela polícia 10 anos depois. As autoridades suspeitaram que a Igreja sempre teria tido conhecimentobaixar o esporte da sorteseu paradeiro. "Nossa função não é alertar a polícia. Alertamos as autoridades religiosas”, disse o bispo Juan Mata, secretário da conferência episcopal da Nicarágua durante estadiabaixar o esporte da sorteVásquez no país.

Peru

Em 1991 o sacerdote Carlos Peralta foi flagrado com um meninobaixar o esporte da sorteseu dormitório e o fato foi relatado ao chefe dos salesianos no Peru.

Quatro anos mais tarde, depoisbaixar o esporte da sorteestudantes denunciarem ter sido abusados por Peralta, um comitê disciplinar da Igreja concluiu que "coisas inomináveis ocorreram" e que o sacerdote deveria ser retirado do trabalho com meninos.

Porémbaixar o esporte da sorte1996 ele foi transferido para uma escola onde continuou seu "mal comportamento". Em seguida foi enviado a um centrobaixar o esporte da sortetratamento na Argentina e depois para uma paróquiabaixar o esporte da sorteChicago, onde foi acusadobaixar o esporte da sorteoutros quatro casosbaixar o esporte da sorteabuso.

Uma nova investigação foi iniciada, mas o sacerdote foi transferido para o México.