Esforçof12 betf12 bet em manutençãomanutençãobusca pelo avião desaparecido envolve nove países e 40 navios:f12 bet em manutenção

Autoridades malaias observam buscas pelo voo MH370 (Getty)

Crédito, Getty

Legenda da foto, As buscas se estendem por uma área ampla e com pouca informaçãof12 betf12 bet em manutençãomanutençãobase

f12 bet em manutenção Uma área mais ampla ao redor da Malásia está sendo revistada por destroços do voo MH370, da Malaysia Airlines, que desapareceu na noitef12 betf12 bet em manutençãomanutençãosexta-feira enquanto rumavaf12 betf12 bet em manutençãomanutençãoKuala Lumpur a Pequim.

Cercaf12 betf12 bet em manutençãomanutenção40 navios e 34 aeronavesf12 betf12 bet em manutençãomanutençãonove países diferentes estão fazendo um pente fino a leste e oeste da Malásia.

A equipef12 betf12 bet em manutençãomanutençãobuscas terá centenasf12 betf12 bet em manutençãomanutençãoquilômetros quadrados para cobrir e pouca informaçãof12 betf12 bet em manutençãomanutençãobase - apenas a última localização conhecida do Boeing 777, que levava 239 pessoas a bordo.

Nenhum destroço confirmado do avião foi encontrado até o momento, e testes indicam que duas manchasf12 betf12 bet em manutençãomanutençãoóleo no Mar do Sul da China não estão relacionados à aeronave, dizem autoridades.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o chefe do Departamentof12 betf12 bet em manutençãomanutençãoAviação Civil malaio, Azharuddin Abdul Rahman, detalhou o andamento das buscas.

Rahman disse que há sete áreas que já passaram por uma revista aérea, incluindo Igari, uma pequena ilha próxima ao último local onde se teve notícia do avião.

Ele afirmou também que navios farão buscas por eventuais destroços que não tenham sido avistados do céu.

Crédito, BBC World Service

Caixa-preta

Está sendo procurado também o transmissorf12 betf12 bet em manutençãomanutençãolocalizaçãof12 betf12 bet em manutençãomanutençãoemergência (ELT, na siglaf12 bet em manutençãoinglês) do MH370. Mas especialistas advertem que o dispositivo nem sempre funcionaf12 bet em manutençãocasosf12 betf12 bet em manutençãomanutençãoacidentes aéreos sobre regiões marítimas.

O avião tem também uma caixa-preta, que consiste nas gravações da cabine e no registrof12 betf12 bet em manutençãomanutençãodados do voo. Um sonar pode ajudar naf12 betf12 bet em manutençãomanutençãolocalização, mas não a distâncias muito longas.

A Malásia acionou 18 aeronaves e 27 navios, incluindo uma embarcação capazf12 betf12 bet em manutençãomanutençãodetectar objetos a mil metrosf12 betf12 bet em manutençãomanutençãoprofundidade.

Um grande númerof12 betf12 bet em manutençãomanutençãopoliciais marítimos e membros da Força Aérea também participam da busca. E países como China, Vietnã, EUA, Tailândia, Austrália, Cingapura, Indonésia e Filipinas também contribuem com navios e equipesf12 betf12 bet em manutençãomanutençãobusca.

A China - paísf12 betf12 bet em manutençãomanutençãoorigem da maioria das pessoas a bordo do MH370 - enviou nove navios militares para a missãof12 betf12 bet em manutençãomanutençãoresgate, um destroier e um veículo anfíbio, entre outras embarcações.

No Vietnã, estão sendo mobilizados integrantes da Marinha, Força Aérea e Guarda Costeira, informa o serviço vietnamita da BBC - ressaltando, porém, que os equipamentos usados nas buscas são antigos, da era soviética.

Longo alcance

Os EUA, porf12 betf12 bet em manutençãomanutençãovez, enviaram um naviof12 betf12 bet em manutençãomanutençãosua Sétima Frota, que estavaf12 bet em manutençãotreinamento no Mar do Sul da China. Helicópteros MH60 Seahawk, que conseguem operar maisf12 betf12 bet em manutençãomanutenção10 horas consecutivas, têm sobrevoado o Golfo da Tailândiaf12 bet em manutençãobuscaf12 betf12 bet em manutençãomanutençãodestroços, usando câmeras infravermelhas.

Uma aeronave americana baseadaf12 bet em manutençãoOkinawa, no Japão, também está na região, usando equipamentosf12 betf12 bet em manutençãomanutençãovigilânciaf12 betf12 bet em manutençãomanutençãolongo alcance, com alcancef12 betf12 bet em manutençãomanutençãocercaf12 betf12 bet em manutençãomanutenção4 mil quilômetros quadrados e que nesta segunda-feira faria buscas no Estreitof12 betf12 bet em manutençãomanutençãoMalaca, a oeste da Malásia.

"Do ar, conseguimos ver coisas tão pequenas como o tamanhof12 betf12 bet em manutençãomanutençãouma mão ouf12 betf12 bet em manutençãomanutençãouma bolaf12 betf12 bet em manutençãomanutençãobasquete. Então a questão não é se conseguimos ver ou não, mas sim que se trataf12 betf12 bet em manutençãomanutençãouma área muito ampla", disse à BBC William Marks, comandante da Sétima Frota dos EUA.

A Austrália mandou equipamentos semelhantes à missãof12 betf12 bet em manutençãomanutençãobusca da aeronave desaparecida, que tinha entre seus passageiros seis australianos e dois neozelandeses.

O premiê australiano, Tony Abbott, disse que duas aeronavesf12 betf12 bet em manutençãomanutençãovigilância marítima da Força Aérea do país estão sendo empregadas na busca.

E Cingapura mandou dois navios militares, um submarino - que ajudará nas buscas dentro do mar - e um barcof12 betf12 bet em manutençãomanutençãoresgate, bem como um helicóptero e uma aeronave.