Fumo passivo 'danifica artériasaposta mais de 0 5crianças', indica estudo:aposta mais de 0 5

Fumante passivo (PA)

Crédito, PA

Legenda da foto, A fumaça do cigarro pode permanecer no ar por até duas horas e meia

O estudo analisou maisaposta mais de 0 52 mil crianças com idades entre 3 e 18 anos na Finlândia e na Austrália e concluiu que esse tipoaposta mais de 0 5dano ocorria quando pai e mãe fumavam.

"Nosso estudo mostra que a exposição ao fumo passivo na infância causa um dano direto e irreversível à estrutura das artérias", disse a coordenadora do estudo, Seana Gall, da Universidade da Tasmânia (Austrália).

"Pais, ou mesmo casais pensandoaposta mais de 0 5ter filhos, devem pararaposta mais de 0 5fumar. Não apenas para recuperaraposta mais de 0 5própria saúde, mas para proteger a saúdeaposta mais de 0 5seus filhos no futuro."

Carótida

Examesaposta mais de 0 5ultrassom mostraram como os filhosaposta mais de 0 5pais fumantes apresentavam mudanças na principal artéria do corpo, que vai do pescoço à cabeça.

O estudo acompanhou as crianças durante anos. No início, as diferençasaposta mais de 0 5espessura na parte da carótida analisada eram modestas. No entanto, elas passaram a ser bastante significativas após cercaaposta mais de 0 520 anos, quando as crianças chegavam à idade adulta.

O estudo levouaposta mais de 0 5conta outros fatores que poderiam explicar os danos arteriais, como se as crianças passaram a fumar quando adultas, mas os resultados se mantiveram mesmo assim.

Esse dano, no entanto, não foi encontradoaposta mais de 0 5crianças que cresceram com apenas um dos pais fumando – provavelmente porque o nívelaposta mais de 0 5exposição à fumaça não era tão alto.

Mesmo assim, os pesquisadores afirmaram que não há um nível "seguro"aposta mais de 0 5fumo passivo.

'Alarmismo'

Para Doireann Maddock, enfermeira cardíaca da Fundação British Heart, o estudo dá uma passo adiante nas pesquisas sobre o tema, já que ele mostra como o fumo passivo pode aumentar as chancesaposta mais de 0 5a criança sofrer problemas no coração após alguns anos.

"Se você é fumante, o jeito mais eficazaposta mais de 0 5reduzir os riscos para o seu filho é pararaposta mais de 0 5fumar. Se isso realmente não for possível, a melhor alternativa é manter tanto a casa como o carro livresaposta mais de 0 5fumaça, jamais acendendo um cigarro nesses locais."

Mas para Simon Clark, diretor do grupoaposta mais de 0 5fumantes Forest, "é preciso evitar o alarmismo, porque danos arteriais podem ser causados por vários fatores, como uma dieta pobre (em nutrientes) ou poluição".

"Se por um lado é sensível e atencioso não fumar ao ladoaposta mais de 0 5criançasaposta mais de 0 5um espaço pequeno e confinado, é fácil ficar apontando o dedo para os fumantes quando um assunto é complicado", afirmou.