Altos gastos fazem Suécia desistirroleta do dinheiro sitecandidatura olímpicaroleta do dinheiro site2022:roleta do dinheiro site

Estocolmo (BBC)
Legenda da foto, Eventual prejuízo a Estocolmo teriaroleta do dinheiro siteser coberto com dinheiro público

"Quando se trataroleta do dinheiro sitecustos deste calibre, os cidadãos que pagam impostos exigemroleta do dinheiro siteseus políticos mais do que previsões otimistas e boas intuições. Não é possível conciliar um projetoroleta do dinheiro sitesediar os Jogos Olímpicos com as prioridadesroleta do dinheiro siteEstocolmoroleta do dinheiro sitetermosroleta do dinheiro sitehabitação, desenvolvimento e providência social", disse o secretário municipalroleta do dinheiro siteMeio Ambiente da capital sueca, Per Ankersjö,roleta do dinheiro siteartigo publicado quinta-feira no jornal Dagens Nyheter.

'Especular com dinheiro público'

A candidatura preliminar da Suécia aos Jogos foi apresentada pelo Comitê Olímpico sueco ao Comitê Olímpico Internacional (COI)roleta do dinheiro sitenovembro passado. O plano do Comitê sueco foi então submetido à avaliação dos partidos que compõem o Conselho Municipal da capital sueca, dando início ao debate.

"Apresentar uma candidatura aos Jogos Olímpicos seria especular demais com o dinheiro dos contribuintes. Os riscos financeiros são grandes demais", disse o Partido Democrata Cristão (Kristdemokraterna, um dos quatro partidos da aliança governista)roleta do dinheiro sitecomunicado à imprensa no sábado passado.

Jároleta do dinheiro sitedezembro, o primeiro-ministro sueco havia se manifestado contra a iniciativa. Ao comentar o projeto apresentado pelo Comitê Olímpico sueco, Fredrik Reinfeldt indicou que a conta para organizar o evento na capital sueca seria provavelmente bem mais alta, considerando-se por exemplo os gastos extras que seriam necessários para garantir a segurança dos Jogos.

"O prejuízo acaba caindo no colo dos contribuintes", observou o primeiro-ministro, segundo artigo publicado no jornal Svenska Dagbladet.

Elefantes brancos

Pesquisaroleta do dinheiro siteopinião conduzida pelo jornal Dagens Nyheterroleta do dinheiro sitedezembro apontou que a maioria dos suecos - 59% dos entrevistados – apoiava a realização dos Jogosroleta do dinheiro siteEstocolmo. Mas, segundo o Partido Liberal (Folkpartiet), seria uma conta alta demais para quem paga impostos.

"Estocolmo pode acabar arcando com os custosroleta do dinheiro siteuma sérieroleta do dinheiro siteinstalações caras que ninguém usaria depois dos Jogos", alertou na semana passada a secretária municipalroleta do dinheiro siteEducação da capital sueca, Lotta Edholm.

"O plano do Comitê Olímpico (sueco) também prevê que a cidade forneça acomodações gratuitas para abrigar a vila olímpica,roleta do dinheiro sitemoradias que foram construídas com o dinheiro público para beneficiar a população da cidade", acrescentou Edholm.

Em editorial publicado recentemente no jornal Svenska Dagbladet, um comentarista destacou que a experiênciaroleta do dinheiro sitecidades que já sediaram eventos olímpicos – como Londres, Vancouver e Atenas – demonstra que um fato é recorrente: "Os cálculos iniciais da organização do evento são sempre mais otimistas do que a conta apresentada no final dos Jogos", diz o texto, afirmando que "após os Jogos os contribuintes são forçados a pagar pelos prejuízos".

"E nenhum cientista se atreve a afirmar que a realização dos Jogos beneficiaroleta do dinheiro sitefato o mercadoroleta do dinheiro sitetrabalho e a economia local das cidades-sede", acrescentou o editorial.

COI

A única vezroleta do dinheiro siteque a Suécia sediou um evento olímpico foiroleta do dinheiro site1912 - os Jogosroleta do dinheiro siteVerãoroleta do dinheiro siteEstocolmo.

Mas Estocolmo não é a primeira cidade a rejeitar os Jogos Olímpicosroleta do dinheiro site2022:roleta do dinheiro sitenovembroroleta do dinheiro site2013,roleta do dinheiro siteum referendo popular conduzido na cidade alemãroleta do dinheiro siteMunique, 52% dos moradores decidiram dizer "não" ao evento. Segundo a imprensa alemã, a rejeição foi motivada pelos custos elevados da organização do evento, além das exigências normalmente feitas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) às cidades-sede.

Com a desistênciaroleta do dinheiro siteEstocolmo, a disputa para sediar os Jogosroleta do dinheiro siteInvernoroleta do dinheiro site2022 será entre as cidadesroleta do dinheiro siteOslo (Noruega), Pequim (China), Cracóvia (Polônia), Almaty (Cazaquistão) e L'viv (Ucrânia). A escolha da cidade-sede será anunciada pelo COIroleta do dinheiro site2015.

Na sexta-feira, o COI minimizou o impacto a desistência, alegando que a Suécia demonstrou interesseroleta do dinheiro sitetentar uma nova candidaturaroleta do dinheiro site2026.

A próxima Olimpíadaroleta do dinheiro siteInverno acontece neste ano na cidaderoleta do dinheiro siteSochi, na Rússia, eroleta do dinheiro site2018 será a vezroleta do dinheiro sitePyeongchang, na Coreia do Sul.