'Sumiço'betnacional nao deixa encerrar apostaCristina sugere novo estilo e divide argentinos:betnacional nao deixa encerrar aposta

Cristina Kirchner,betnacional nao deixa encerrar apostadezembro (Reuters)
Legenda da foto, Presidente costumava fazer discursos diários, mas tem aparecido menos diante das câmeras

Para analistas e populares, um dos principais fatores que levaram a esta mudançabetnacional nao deixa encerrar apostacomportamento é a derrota do candidato do governo na maior província do país (Buenos Aires), na eleiçãobetnacional nao deixa encerrar apostaoutubro.

Além disso, logo após o pleito, ela foi submetida a uma cirurgia para a retiradabetnacional nao deixa encerrar apostaum hematoma no crânio e passou 47 diasbetnacional nao deixa encerrar apostarepouso - fato que contribuiu para os rumores na virada do ano.

Ausência

O analista político Roberto Bacman, do instituto CEOP, que apoiou o governobetnacional nao deixa encerrar apostaeleições anteriores, disse estar "surpreso" com o que chamoubetnacional nao deixa encerrar aposta"novo estilo" da presidente.

"Os Kirchner, Néstor (mortobetnacional nao deixa encerrar aposta2010) e ela, nunca tiraram férias longas. Por isso agora essa atitude dela chamou atenção. Não é que o país esteja sem governo, mas ela esteve ausente, mesmo quando ocorreram fatos fortes como a greve dos policiais, os saques e mortes e durante a ondabetnacional nao deixa encerrar apostacalor recorde que afetou a energia elétrica", disse Bacman.

Para o analista, também "causou surpresa" o fatobetnacional nao deixa encerrar apostaa presidente ter colocado um chefebetnacional nao deixa encerrar apostagabinete "tão presente" e com "aparições diárias".

O governadorbetnacional nao deixa encerrar apostaChaco, Jorge Capitanich, nomeado por Cristina para o cargo, fala diariamente com os jornalistas na Casa Rosada, o que antes não ocorria.

Ele se tornou chefebetnacional nao deixa encerrar apostagabinete na reforma ministerial promovida pela presidente após a eleição legislativa do ano passado.

"A presidente o empossou, ele passou a cumprir o papelbetnacional nao deixa encerrar apostavirtual primeiro-ministro e ela tirou férias. Não acho que a oposição tenha razão ao dizer que existe vaziobetnacional nao deixa encerrar apostapoder, porque ela governa, mas surgiram esses fatos novos", disse Bacman.

O analista econômico Orlando Ferreres disse que existe uma "estética da ausência e ninguém sabe porque existe". Segundo ele, esse silêncio da presidente "abre espaço para as especulações e afeta planosbetnacional nao deixa encerrar apostainvestimentos e pode influenciar o crescimento econômico e a geraçãobetnacional nao deixa encerrar apostaempregos".

Divisão

Para Bacman, a questão dividiu a população argentina; alguns acham que "ela é humana e merece férias", outros, que não a apoiam, que "existe algo estranho por trás da ausência".

Nas ruasbetnacional nao deixa encerrar apostaBuenos Aires na quarta-feira, os eleitores pareciam reforçar essa opinião. "Dizem que ela pode renunciar. Será verdade?", perguntou Alejandra, professorabetnacional nao deixa encerrar apostainglês, que preferiu não ter o sobrenome divulgado.

"Acho que ela resolveu tirar longas férias depois da derrota do ano passado. E sinceramente pra mim não faz a menor diferença. Estávamos já cansados. Agora, é acostumar e esperar a eleiçãobetnacional nao deixa encerrar aposta2015", disse a contadora aposentada Mariel Muñoz,betnacional nao deixa encerrar aposta63 anos.

Uma funcionária pública que se identificou apenas como Gimena,betnacional nao deixa encerrar aposta35 anos, disse que votou na presidente na primeira eleição e na reeleição e entende que "ela precisavabetnacional nao deixa encerrar apostadescanso".

"Acho que ela fez e faz muitas coisas boas para o país, mas ficou sentida com o resultado das urnas. Acho que os que não votaram nela queriam um tempo dabetnacional nao deixa encerrar apostapresença e ela entendeu isso e resolveu colocar um chefebetnacional nao deixa encerrar apostaGabinete (Casa Civil) para falar a nação. Mas quem governa é ela", disse.