Papa Francisco promove 'revolução suave' na Igreja:roleta de 1 a 100 online

Papa recebe carneiro durante visita a uma paróquia na Itália (AFP)
Legenda da foto, Númeroroleta de 1 a 100 onlinevisitantes no Vaticano quase triplicou durante o papadoroleta de 1 a 100 onlineFrancisco
  • Author, Robert Pigott
  • Role, Analistaroleta de 1 a 100 onlinetemas religiosos da BBC News

roleta de 1 a 100 online Nos últimos nove meses, o papa Francisco quase triplicou o númeroroleta de 1 a 100 onlinepessoas que estiveram presentesroleta de 1 a 100 onlineeventos na Cidade do Vaticano.

Até 13roleta de 1 a 100 onlinemarço do ano passado, o então cardeal Jorge Mario Bergoglio imaginava que passaria o Natal seguinte já aposentado no bairroroleta de 1 a 100 onlineFlores,roleta de 1 a 100 onlineBuenos Aires, onde nasceu.

Mas hoje, aos 77 anos, ele leva consigo as esperanças e temoresroleta de 1 a 100 onlinemaisroleta de 1 a 100 online1 bilhãoroleta de 1 a 100 onlinecatólicos.

O que explica o repentino e renovado interesse atual pelo catolicismo? A que anseios do povo o papa Francisco estaria atendendo?

Há nove meses, a Igreja Católica era assolada por acusaçõesroleta de 1 a 100 onlineirregularidades emroleta de 1 a 100 onlineburocracia eroleta de 1 a 100 onlineseu banco, eroleta de 1 a 100 onlinereputação estava manchada por escândalos sexuais.

"A narrativa dominante a respeito da Igreja hoje é 'papa pop star conquista o mundo'", disse John Allen, do jornal americano National Catholic Reporter. "Se isso não for uma revolução, ao menosroleta de 1 a 100 onlinetermos da percepção, então não sei o que (revolução) significa. "

Compaixão

Essa "revolução" tem ocorrido por meioroleta de 1 a 100 onlinegestos, como a decisãoroleta de 1 a 100 onlineFranciscoroleta de 1 a 100 onlineincluir uma mulher muçulmana no gruporoleta de 1 a 100 onlinejovens infratores cujos pés ele lavou na última Páscoa. Ou o abraço instintivo que deuroleta de 1 a 100 onlineum homem que tinha o rosto desfigurado por uma doença. Ouroleta de 1 a 100 onlinerecusaroleta de 1 a 100 onlineviver no apartamento habitual do papa ou vestir as roupas suntuosas que seus antecessores, por tradição, vestiram.

Tudo isso chama a atenção do público.

Irmã Teresa, freira da congregação Filhasroleta de 1 a 100 onlineSant'Anna, estava dando aula para criançasroleta de 1 a 100 online11 anos na cidade italiana Casal di Principe, quando seu celular tocou.

"Vi um número longo", ela disse. "Uma voz disse, 'Aqui é o papa Francisco'. Eu respondi, 'Você está brincando, não acredito'. Ele riu e disse, 'Sou eu sim, o pai Bergoglio'".

O papa havia telefonado para abençoar a campanha das freiras contra o despejoroleta de 1 a 100 onlinelixo tóxicoroleta de 1 a 100 onlinelocais inapropriados. Ele tinha ficado comovido ao ver fotografias que as irmãs haviam enviado para ele, cada imagem mostrando uma mãe segurando a fotoroleta de 1 a 100 onlineum bebê morto.

Irmã Teresa disse que, após a conversa, sentiu-se "serena, porque o papa está pensandoroleta de 1 a 100 onlinenós, nos ama e não nos deixará sozinhas".

Burocracia do Vaticano

Nem todos os católicos, no entanto, aprovam a nova abordagem do papa.

Para alguns tradicionalistas, a pouca disposiçãoroleta de 1 a 100 onlineFranciscoroleta de 1 a 100 onlinese aprofundar nas crenças da Igrejaroleta de 1 a 100 onlinequestões como aborto, usoroleta de 1 a 100 onlineanticoncepcionais e homossexualidade deixa muito espaço para valores laicos.

Kishore Jayabalan, diretor da organização cristãroleta de 1 a 100 onlinepesquisas Acton Institute, disse que outros se preocupam com o estilo humilde do papa: "Como regra geral, o papa (costuma) ter a pomparoleta de 1 a 100 onlineuma monarquia".

Mas o "efeito Francisco" não se limita a mudançasroleta de 1 a 100 onlineestilo e foco.

O papa recrutou oito cardeais para ajudá-lo a reformar a burocracia do Vaticano e tomou medidas para resolver irregularidades na administração do Banco do Vaticano.

Agora, ele pode estar considerando um passo ainda maior.

"Acho que a mudança mais profunda que o papa pretende realizar é uma reforma no sínodo dos bispos", disse Robert Mickens, da publicação católica The Tablet.

"O (sínodo dos bispos) foi criado na décadaroleta de 1 a 100 online1960 e tem sido usado para dar aval a tudo o que o papa queira fazer", explicou.

"Esse papa quer dar (ao sínodo dos bispos) poder real e usá-lo como ferramenta para ajudá-lo a governar a Igreja e, eventualmente, dar (aos bispos) a autoridade para tomar suas próprias decisões. Seria uma mudança revolucionária."

O papa também sugeriu que o poder e a autoridade concentrados no papado durante séculos possa ser devolvido, até certo ponto, às conferênciasroleta de 1 a 100 onlinebispos ao redor do mundo.

"Agora, temos um papa dizendo 'podemos confiarroleta de 1 a 100 onlinebispos locais para tomar as decisões'", disse Allen. "No longo prazo, a mudançaroleta de 1 a 100 onlinepoder do centro à periferia, se Francisco conseguir alcançar seu objetivo, éroleta de 1 a 100 onlineimportância histórica para a vida católica."

Mas pode haver perigos quando se soltam as rédeasroleta de 1 a 100 onlineuma Igreja com maisroleta de 1 a 100 online1 bilhãoroleta de 1 a 100 onlinefiéis, distribuídos por sociedades tão diversas do mundo.

O frei Joseph Kramer, da igreja Santíssima Trindade dos Peregrinosroleta de 1 a 100 onlineRoma, disse que o papado é necessário por razões práticas, para unificar o clero com propensão a discordar.

"Existe o riscoroleta de 1 a 100 onlinecismas, divisões e brigas", disse. "Infelizmente, isso acontece nas igrejas do Leste (Ortodoxas) e Protestantes, onde não há autoridades centrais."

Pode haver outras reformas - talvez o fim do veto a que católicos divorciados e casados novamente recebam a comunhão; talvez um papel mais amplo para mulheres na Igreja.

Mas não haverá mudanças nos ensinamentos conservadoresroleta de 1 a 100 onlinetemas fundamentais como homossexualidade, eutanásia e aborto.

Narrativa

Será, então, que Francisco conseguirá reconstruir a fé cristã simplesmente mudando a "narrativa" sobre o catolicismo, sem uma reforma real nos ensinamentos?

John Allen vê o papadoroleta de 1 a 100 onlineFrancisco como um tiporoleta de 1 a 100 onlineexperimento.

"Existe uma tendência na Igreja Católica progressista que diz que não precisamos mudar as doutrinas para recapturar o interesse do público", disse.

"É preciso que as pessoas vejam o compromisso real com o florescimento humano que está no âmago dessas doutrinas. O que veremos sob a liderançaroleta de 1 a 100 onlineFrancisco é que ele vai acrescentar uma encantadora face humana à mensagem clássica."

A mudançaroleta de 1 a 100 onlinetom pelo novo papa, ao que parece, é dirigida a uma sociedade que se seculariza. Uma sociedade que, ao menos na visãoroleta de 1 a 100 onlineum observador, é "pós-cristã".

"A época cristã se foi, acabou, e o papa Francisco sabe disso", disse Mickens, do The Tablet. "Um líder jesuíta disse que a Igreja vinha dando respostas a questões que o povo não está perguntando. O papa Francisco está tentando dar respostas para questões que as pessoas estão fazendo. Por que minha avó estároleta de 1 a 100 onlineum lar para idosos? Por que não tem ninguém para cuidar dela? Por que meu filho não consegue arrumar trabalho?"

Francisco tem a atenção do mundo - por mais inconstante e passageira que ela seja. E também uma oportunidade rararoleta de 1 a 100 onlinefazer mudanças significativas.