Unicef: 230 milhõesbullsbet.netcrianças não existem oficialmente:bullsbet.net
bullsbet.net Um relatório do Unicef, agência da ONU para as crianças, revelou que umabullsbet.netcada três crianças menores que 5 anos não possuem certidãobullsbet.netnascimento.
De acordo com o estudo, cercabullsbet.net230 milhõesbullsbet.netcrianças não existem oficialmente no mundo, deixando-asbullsbet.netsituaçãobullsbet.netmaior vulnerabilidade.
Segundo o relatório, a certidãobullsbet.netnascimento garante às crianças os direitos e serviços básicos, como educação.
Os países com os maiores índicesbullsbet.netcrianças sem registro são os países do sul da Ásia e da África subssariana.
“A certidãobullsbet.netnascimento é mais que um simples direito. É como as sociedades reconhecem a existência e a identidadebullsbet.netuma criança”, segundo Geeta Rao Gupta, vice-diretora executiva do Unicef.
“A certidãobullsbet.netnascimento também é fundamental para que as crianças não sejam esquecidas, tenham os direitos negados ou fiquem ao largo do progresso”, diz.
O Unicef analisou dadosbullsbet.net161 países para o relatório Every Child's Birth Right: Inequalities and trends in birth registration.
Celulares
Em 2012, apenas 60% dos bebês nascidos no mundo ganharam o registrobullsbet.netnascimento. Os índices variam muitobullsbet.netrelação aos continentes. Na Somália, na Libéria e na Etiópia, menosbullsbet.net10% têm certidão. No mesmo continente, na África do Sul, 95% têm certidão, índice próximo aos países desenvolvidos.
O Unicef disse estar se aproximandobullsbet.netgovernos e da sociedade civil para melhorar o sistemabullsbet.netregistrosbullsbet.netcrianças.
Um casobullsbet.netsucesso é Uganda, onde o governo, com apoio da ONU e da iniciativa privada, introduziram um sistemabullsbet.netcertificação por celular, “quebullsbet.netminutos completa os procedimentos do registro,bullsbet.netum processo que normalmente levaria meses”.
Taxas caras, ignorânciabullsbet.netrelação à necessidadebullsbet.netregistro, barreiras culturais e o medo da discriminação são algumas das razões que levam as famílias a não registrarem os filhos.
O Unicef diz que crianças sem certidão são geralmente excluídas do acesso a serviçosbullsbet.netsaúde e educação.
Crianças separadas das famíliasbullsbet.netcasosbullsbet.netdesastre natural ou conflitos também encontram dificuldadebullsbet.netserem reconhecidas, por causa da faltabullsbet.netdocumentos.
“Todas as crianças nascem com um enorme potencial. Mas se as sociedades fracassarembullsbet.netcontá-las. E, sem ao menos reconhecer que elas estão lá, essas crianças se tornam mais vulneráveis à negligência e ao abuso”, disse Rao Gupta.