Cometa atinge proximidade máxima do Sol e pode ser destruído:bet vip sports
- Author, Rebecca Morelle
- Role, Repórterbet vip sportsCiência da BBC
bet vip sports Astrônomos do mundo todo esperam com ansiedade para observar se um cometa vai sobreviver abet vip sportsaproximação máxima com o Sol, nesta quinta-feira.
Seguindobet vip sportstrajetória orbitando a estrela, o cometa Ison vai ficar a cercabet vip sports1,2 milhãobet vip sportsquilômetros do Sol às 16h37 (horabet vip sportsBrasília) na tarde desta quinta-feira.
Os cientistas afirmam que, por ter potencialbet vip sportsgrande brilho nesse momento, o Ison pode acabar se transformando no "cometa do século", mas, por outro lado, o calor do Sol e o campo gravitacional do astro podem destruir o Ison.
Tão perto da estrela, o Ison terá que enfrentar uma temperaturabet vip sportsmaisbet vip sports2 mil graus celsius.
"É como atirar uma bolabet vip sportsneve no fogo. Será difícil sobreviver", afirmou Tim O'Brien, professor associado do Observatório Jodrell Bank, na Grã-Bretanha.
"Mas, por sorte, é um objeto grande e se move rapidamente, então não vai passar muito tempo perto do Sol", acrescentou o professor.
Rastro brilhante
O cometa Ison veio da Nuvembet vip sportsOort, uma região gelada, misteriosa e remota nos limites do nosso Sistema Solar.
O cometa vem avançandobet vip sportsdireção ao Sol a maisbet vip sportsum milhãobet vip sportsquilômetros por hora e agora está entrando na fase mais perigosabet vip sportssua jornada.
"(O cometa) ficará exposto ao pior que o Sol tem para oferecer. Ficará exposto ao mais intenso calor solar, que vai começar a sublimar (transformarbet vip sportsvapor) o gelo a uma taxa crescente", afirmou Marke Bailey, professor no Observatório Armagh, na Irlanda do Norte.
Além do calor, o intenso campo gravitacional do Sol também produz uma força descomunal.
Os cientistas temem que o Ison tenha o mesmo destino do cometa Lovejoy, que se despedaçou depoisbet vip sportspassar perto do Solbet vip sports2011. Mas, os especialistas afirmam que o tamanho do Ison poderá protegê-lo.
Os astrônomos estimam que o núcleo do Ison pode ter vários quilômetrosbet vip sportsdiâmetro, o que poderá ajudar o cometa a resistir à passagem pelo Sol.
Se o Ison permanecer intacto embet vip sportsmaior parte, o calor do Sol vai agitar a poeira e o gásbet vip sportsseu centro, permitindo que ele deixe um rastrobet vip sportsgrande brilho no céu.
"Se ele sobreviver, a melhor chancebet vip sportsvê-lo será no começobet vip sportsdezembro", explicou Robert Massey, da Sociedade Realbet vip sportsAstronomia da Grã-Bretanha.
Além disso, cientistas acreditam que as pessoas no Hemisfério Norte terão a melhor visão do fenômeno.
“Eu realmente duvido que ele será o tipobet vip sportsobjeto que apareçabet vip sportsuma forma espetacular no céu noturnobet vip sportsmadrugada, pouco antes do amanhecer”, diz Massey.
“É muito mais provável, sendo otimista, que ele seja visível, a olho nu ou com um binóculo, combet vip sportscabeça e uma bela cauda.”