Classificação da França para a Copa pode dar trégua a governo:bonus cadastro betano

Seleção da França após classificação para a Copa (foto: Getty)
Legenda da foto, Presidente François Hollande quer capitalizar classificação da França para a Copa

O presidente François Hollande registra, segundo pesquisas, um índicebonus cadastro betanopopularidadebonus cadastro betanoapenas 20%, o mais baixobonus cadastro betanoum presidente francêsbonus cadastro betanomaisbonus cadastro betano50 anos. Segundo especialistas, ele tenta tirar proveito político da classificação para a Copa ao falar, por meiobonus cadastro betanometáforas, que “o importante é o resultado”bonus cadastro betanocampo.

Hollande, que assistiu ao jogo no estádio nacional da França,bonus cadastro betanoParis, se referiu ao fatobonus cadastro betanoque a seleção francesa e, sobretudo seu técnico, Didier Deschamps, estavam sendo fortemente criticados pela imprensa e pela opinição pública. Mas, no final, disse que o time atingiu seu objetivo, apesarbonus cadastro betanomuitos não acreditarem que isso seria possível.

As declarações do presidente foram interpretadas como um paralelo àbonus cadastro betanoprópria situação.

Deschamps hoje, para a imprensa francesa, aparece como o salvador da pátria. "Um treinador é importante", disse Hollande após o jogo ao elogiar o técnico francês.

"O presidente descreveu a situação que ele vive politicamente e quis dizer que é preciso ter confiançabonus cadastro betanorelação aos resultadosbonus cadastro betanoseu governo", disse à BBC Brasil Vincent Chaudel, especialistabonus cadastro betanoesporte da consultoria Kurt Salomon.

Chaudel diz acreditar que Hollande poderá até ganhar dois ou três pontos nas pesquisasbonus cadastro betanoopinião após a classificação da seleção francesa para a Copa do Mundo.

"Os franceses sãobonus cadastro betanogeral pessimistas, como indicam pesquisas. Quando o moral está melhor, a tendência ébonus cadastro betanoaumento do consumo ebonus cadastro betanoretomada da economia", diz Chaudel, dizendo no entanto que é preciso relativizar porque se trata, até o momento, apenasbonus cadastro betanoum jogo classificatório.

“Hollande tenta seguir os passos do ex-presidente Jacques Chirac, que começou a subir nas pesquisasbonus cadastro betanoopinição após a vitória da França na Copabonus cadastro betano98”, afirma Bruno Cautrès, pesquisador do Centrobonus cadastro betanoPesquisas Políticas (Cevipof) da Universidadebonus cadastro betanoCiências Políticasbonus cadastro betanoParis.

Chirac chegou a ganhar 15 pontos nas pesquisasbonus cadastro betanoopinião após a vitória da França na Copa do Mundobonus cadastro betano98, realizada no país.

"Hollande tem a imagembonus cadastro betanoalguém que está escorregando no gelo. Ele tenta, com essa estratégia, mostrar que retomou as rédeas", diz Cautrès.

Impacto momentâneo

Os especialistas ouvidos pela BBC Brasil afirmam que o possível impacto positivo da classificação da França no moral dos franceses deverá, no entanto, ser limitado ebonus cadastro betanocurta duração.

"Os franceses poderão deixar um pouco os problemasbonus cadastro betanolado após esta vitória. É um momentobonus cadastro betanounião nacional. Mas um jogo não vai mudar as coisas e fazer com que as dificuldades se evaporem. Os franceses sabem separar as coisas", disse à BBC Brasil Frédéric Dabi, diretorbonus cadastro betanoopinião pública do institutobonus cadastro betanopesquisas Ifop.

"Se a França tivesse sido eliminada da Copa, isso teria criado mais pessimismo e ampliado o sentimentobonus cadastro betanodificuldades ebonus cadastro betanoque o país não vai bem", diz Coutrès, do Cevipof.

"A classificação da seleção francesa pode ter um pequeno efeito positivo, temporário, até as próximas notícias sobre o crescimento do desemprego e fechamentobonus cadastro betanofábricas ou a entradabonus cadastro betanovigor do novo aumento do imposto sobre produtos e serviços", afirma o cientista político.