Caso Madeleine: retrato falado gera enxurradacbet notestelefonemas e e-mails:cbet notes

Madeleine McCann
Legenda da foto, Madeleine na épocacbet notesque foi sequestrada e como estaria hoje, aos nove anoscbet notesidade

cbet notes A polícia britânica que investiga o desaparecimento da menina Madeleine McCann, ocorrido há seis anos durante as férias da famíliacbet notesPortugal, disse que obteve uma "resposta avassaladora"cbet notescidadãos britânicos após a transmissãocbet notesum programacbet notesTV com novos detalhes sobre o caso.

Na noitecbet notessegunda-feira, o programa Crimewatch, da BBC, mostrou uma nova reconstituição dos acontecimentos na noite do desaparecimento e dois retratos faladoscbet notesum homem que teria "importância vital" nas investigações.

Logo após a transmissão, a Scotland Yard (polícia metropolitanacbet notesLondres) recebeu 300 telefonemas e 170 e-mailscbet notespessoas oferecendo alguma contribuição para elucidar o caso. Duas pessoas teriam dado o mesmo nome para o suspeito exibido no retrato falado.

A polícia disse que a reação foi bastante positiva.

"Nós estamos extremamente satisfeitos com a resposta ao apelo feito pelo Crimewatch", disse o detetive Andy Redwood, da Scotland Yard.

"Nós recebemos ligaçõescbet notesalgumas pessoas que estavam no resort na época, o que confirma, para mim, a importância do que estamos fazendo agora."

Nova linha

Madeleine é natural da cidadecbet notesRothley, na região central da Inglaterra. Quando tinha três anoscbet notesidade, quando estava passando férias comcbet notesfamília na Praia da Luz,cbet notesPortugal, ela desapareceu. O episódio ocorreu no dia 3cbet notesmaiocbet notes2007.

Madeleine, seu irmão ecbet notesirmã estavam dormindo no apartamento da família, enquanto os pais jantavamcbet notesum restaurante nas proximidades. A mãecbet notesMadeleine passou no apartamento às 21h05. No entanto, às 22h, quando voltou, Madeleine havia desaparecido.

O caso teve enorme repercussão dentro e fora da Grã-Bretanha, graças à extensa cobertura da imprensa britânica e à campanha dos paiscbet notesMadeleine, que chegaram a conseguir apoio do premiê britânico, David Cameron, para reabrir as investigações. Um inquérito promovido na época pela polícia portuguesa não chegou a conclusões sobre o caso.

A nova linhacbet notesinvestigação adotada pela Scotland Yard é acbet notesque Madeleine foi vítimacbet notesum elaborado planocbet notessequestro.

Os policiais estão focando seu trabalhocbet noteshomens que foram vistos perto do apartamento onde a menina desapareceu.

Inicialmente, eles suspeitaram que um homem visto às 21h15 poderia ser o sequestradorcbet notesMadeleine. No entanto, o depoimentocbet notesuma amiga da família, Jane Tanner, revelou que o homem estava apenas buscando acbet notesprópria filhacbet notesuma creche perto do apartamento.

"Estamos quase certoscbet notesque o homem visto por Jane Tanner não é o sequestradorcbet notesMadeleine", disse Redwood.

Retrato faladocbet notessuspeito. Foto: Scotland Yard
Legenda da foto, Retrato falado écbet noteshomem visto perto do apartamento com uma criança às 22h

O principal suspeito agora é outro homem, que foi visto às 22h00 junto com outra criança. Os retratos falados divulgados pela polícia são deste homem. Segundo testemunhas, a criança loira,cbet notestrês ou quatro anos, estava vestindo pijama – uma descrição que fecha com acbet notesMadeleine.

Redwood disse que o homem poderia ser o sequestrador da menina. No entanto, ele não descarta que possa haver outra explicação que o inocente.

O repórter da BBC Danny Shaw diz que o trabalho da Scotland Yard levanta dúvidas importantes sobre a condução das investigações na época.

"As perguntas sobre por que foram necessários seis anos para se chegar ao fundo do testemunhocbet notesTanner e por que um retrato falado do suspeito das 22h00 compilado há cinco anos só surgiu agora são desconfortáveis – e provavelmente precisam ser respondidas pelas autoridades portuguesas, que conduziram a investigação original", diz Shaw.

Os paiscbet notesMadeleine, Kate e Gerry McCann, que chegaram a ser considerados suspeitos do desaparecimento da própria filha pela polícia portuguesa na primeira investigação, se disseram "esperançosos e otimistas" com as novas linhascbet notesinvestigação.