Brasileiro foi 1º diretorakun freebetorganização premiada com Nobel da Paz:akun freebet

José Maurício Bustani,akun freebetfotoakun freebet2002
Legenda da foto, José Bustani foi afastado da direção da Opaq após pressão dos Estados Unidos

akun freebet A Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq), que ganhou o prêmio Nobel da Paz deste ano, teve um brasileiro, o diplomata José Maurício Bustani, como seu primeiro diretor-geral.

Bustani, atualmente embaixadorakun freebetParis, foi demitido da Opaqakun freebetum episódio polêmicoakun freebet2002, um ano antes da invasão dos Estados Unidos ao Iraque.

Naturalakun freebetPorto Velho (Rondônia), Bustani assumiu a direção da Opaqakun freebet1997, anoakun freebetcriação da organização. Em 2000, ele foi reeleito por unanimidade e teveakun freebetgestão elogiada pelo então secretárioakun freebetEstado americano, Colin Powell.

No entanto, um ano antes da invasão do Iraque, o brasileiro ficou no centroakun freebetuma disputa com os Estados Unidos que levou aakun freebetdemissão.

Bustani defendia a adesão do Iraque, então sob comandoakun freebetSaddam Hussein, à organização como uma medida que abriria caminho para inspeçõesakun freebetarmas no país. Mas os Estados Unidos disseram que as inspeções acabariam sendo lenientes demais.

Representantes dos Estados Unidos acusaram o brasileiroakun freebetmá administração à frente da entidade.

Mas especialistas defenderam a gestãoakun freebetBustani e acusaram os Estados Unidosakun freebetse opor à tentativa deleakun freebetampliar o alcance da Opaq para incluir países como Iraque e Líbia, à época com regimes hostis ao governo americano.

Em entrevista à BBC Brasilakun freebetjulhoakun freebet2002, meses após seu afastamento, Bustani acusou os Estados Unidosakun freebetpromover um esvaziamento da entidade eakun freebetproteger os países ricos com grandes indústrias químicas, concentrando suas inspeções no Hemisfério Sul, onde as empresas químicas não são tão importantes.

Críticosakun freebetseu afastamento disseram na época que os Estados Unidos estariam insatisfeitos com as tentativasakun freebetBustaniakun freebetpromover inspeçõesakun freebetinstalações militares americanas com o mesmo rigor que as inspeçõesakun freebetoutros países signatários da convenção internacional contra armas químicas.

Bustani chegou a recorrer à Organização Internacional do Trabalho (OIT) contra seu afastamento, considerado irregular pelo tribunal administrativo da entidade.

O diplomata brasileiro foi substituído pelo argentino Rogelio Pfirter, após o compromisso assumido pelos Estados Unidosakun freebetapoiarem um latino-americano para substituir Bustani.

Pfirter deixou o cargoakun freebet2010, quando o atual diretor-geral da entidade, o turco Ahmet Üzümcü, assumiu o posto.

Síria

A Opaq está atualmente coordenando a destruição do arsenalakun freebetarmas químicas da Síria.

O comitê do Nobel justificou a escolha com base no "extensivo trabalho da entidade para eliminar armas químicas".

A agência, que tem baseakun freebetHaia e é apoiada pela ONU, foi estabelecida para acompanhar a aplicação da convenção sobre armas químicasakun freebet1997.

Ela recentemente enviou inspetores para acompanhar o desmantelamento do estoqueakun freebetarmas químicas da Síria.

Um ataque com gás sarinakun freebetsubúrbiosakun freebetDamasco matou maisakun freebet1.400 pessoasakun freebetagosto.

O prêmio inclui 8 milhõesakun freebetcoroas suecas (cercaakun freebetR$ 2,7 milhões)akun freebetdinheiro.