Obama e Rouhani discutem questão nuclear por telefone:flamengo e atlético paranaense palpites

Barack Obama e Hassan Rouhani | Foto: AP
Legenda da foto, Conversa entre Obama e Rouhani sobre questão nuclear é a primeira do tipo desde 1979

flamengo e atlético paranaense palpites O presidente americano Barack Obama falou pelo telefone com o presidente do Irã Hassan Rouhani - a primeira conversaflamengo e atlético paranaense palpitesalto nível deste tipoflamengo e atlético paranaense palpitesmaisflamengo e atlético paranaense palpites30 anos.

Obama falouflamengo e atlético paranaense palpitesuma "oportunidade única" para fazer progresso com a nova liderança do Irã,flamengo e atlético paranaense palpitesmeio a uma agitação diplomática a respeitoflamengo e atlético paranaense palpitesseu programa nuclear.

Horas antes, Rouhani afirmou que o Irã está ansioso para chegar a um acordoflamengo e atlético paranaense palpitesbreve.

Ele também garantiu que o país não quer produzir uma bomba nuclear, como as potências ocidentais suspeitam.

Descrevendo os encontros na ONU esta semana como um "primeiro passo", ele disse acreditar que a questão nuclear pode ser resolvida "em um futuro não muito distante".

Rouhani disse que as discussões iniciais com Obama aconteceramflamengo e atlético paranaense palpitesum ambiente que é "bastante diferente" do passado.

'Apoio total'

A conversa telefônica aconteceu logo antesflamengo e atlético paranaense palpitesque o presidente iraniano deixasse Nova York, onde ele esteve para o encontro anual da Assembleia Geral da ONU, segundo a agênciaflamengo e atlético paranaense palpitesnotícias iraniana Irna.

Funcionários da Casa Branca descreveram a conversaflamengo e atlético paranaense palpites15 minutos - aparentemente iniciada por Rouhani - como cordial, segundo a correspondente da BBCflamengo e atlético paranaense palpitesNova York Bridget Kendall.

Obama levantou preocupações sobre alguns prisioneiros no Irã, mas o principal assunto da conversa foi o esforço para chegar a uma solução para a questão nuclear, diz Kendall.

Depois disso, Obama disse: "Ainda que certamente haja obstáculos importantes para seguirflamengo e atlético paranaense palpitesfrente e que o sucesso não seja garantido, acredito que podemos chegar a uma solução abrangente."

Rouhani, que é tido como moderato e foi eleitoflamengo e atlético paranaense palpitesjunho, havia afirmado que pretende chegar a um acordo nos próximos três a seis meses.

Ele diz que foi autorizado pelo líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, a negociar sobre o programa nuclear do país.

Na sexta-feira passada, ele disseflamengo e atlético paranaense palpitesuma coletivaflamengo e atlético paranaense palpitesimprensa na ONU: "Qualquer que seja o resultado a que cheguemos nas negociações, meu governo terá total apoioflamengo e atlético paranaense palpitestodos as principais divisõesflamengo e atlético paranaense palpitespoder assim como o apoio do povo iraniano."

'A bomba é perigosa'

Horas antes, a Agência Internacionalflamengo e atlético paranaense palpitesEnergia Atômica da ONU (AIEA) disse que teve conversas "muito construtivas" com o Irãflamengo e atlético paranaense palpitesViena, na Áustria.

O vice-diretor-geral da AIEA, Herman Nackaerts, não deu detalhes sobre as negociações da sexta-feira, mas disse que as duas partes se encontrarão novamente no dia 28flamengo e atlético paranaense palpitesoutubro.

"Vamos começar discussões substanciais para resolver todos os depoimentos pendentes", disse Nackaerts.

Na quinta-feira, o secretárioflamengo e atlético paranaense palpitesEstado americano John Kerry teve um raro encontro com o chanceler iraniano Mohammad Javad Zarif.

Guarda dianteflamengo e atlético paranaense palpitesBushehr, no Irã | Foto: AFP
Legenda da foto, Programa nuclear iraniano é uma das principais disputas entre Irã e EUA

Kerry disse que ficou impressionado com "o tom muito diferente", mas afirmou que o Irã ainda tinha perguntas a responder.

Houve especulaçãoflamengo e atlético paranaense palpitesque Rouhani e Obama poderiam se encontrarflamengo e atlético paranaense palpitesNova York. Rouhani disse aos jornalistas que "em princípio nós não tínhamos nenhum problema com (a ideiaflamengo e atlético paranaense palpitesrealizar) um encontro", mas "não houve tempo suficiente" para planejar o encontro.

O presidente iraniano rebateu questões sobre a confiabilidade do Irã como um parceiro nas negociações, dizendo que seu país tinha intençãoflamengo e atlético paranaense palpitesmanter a tecnologia nuclear, mas que se submeteria à supervisão da AIEA.

"Dizemos explicitamente que não queremos uma bomba. Dizemos explicitamente que acreditamos que construir uma bomba é perigoso para nós - para nossa região", afirmou.

Os Estados Unidos e a China disseram esperar que o Irã responda a uma oferta feita pelo grupo conhecido como P5+1, formado por EUA, Rússia, Grã-Bretanha, França, China e Alemanha.

O grupo pediu que o Irã pareflamengo e atlético paranaense palpitesproduzir e estocar o urânio enriquecido a 20% - um passo anterior à capacidadeflamengo e atlético paranaense palpitesproduzir armas nucleares.

Eles também exigem que o Irã desative a instalação subterrâneaflamengo e atlético paranaense palpitesenriquecimentoflamengo e atlético paranaense palpitesurânioflamengo e atlético paranaense palpitesFordo, pertoflamengo e atlético paranaense palpitesQom, no centro-norte do país.

Novas discussões entre o Irã e o P5+1 devem acontecerflamengo e atlético paranaense palpites15flamengo e atlético paranaense palpitesoutubro, e Rouhani disse que o país apresentará um plano nessa reunião, apesarflamengo e atlético paranaense palpitesnão ter dado detalhes.