Ex-presidente do Egito irá a julgamento:jogar pixbet

Mohammed Morsi | Crédito: Reuters
Legenda da foto, Morsi é acusadojogar pixbetter incitado a mortejogar pixbetmanifestantes durante protesto

jogar pixbet O presidente deposto do Egito, Mohammed Morsi, irá a julgamento por ter incitado a mortejogar pixbetmanifestantes, afirmou neste domingo o promotorjogar pixbetJustiça do país.

As acusações são referentes à ondajogar pixbetviolência ocorrida nos arredores do palácio presidencial no Cairo, a capital do Egito,jogar pixbetdezembro do ano passado, quando sete pessoas morreramjogar pixbetconfronto com a polícia.

Segundo o promotor, 14 membros da Irmandade Muçulmana, o partidojogar pixbetMorsi, serão julgados pelo mesmo crime.

Primeiro presidente democraticamente eleito do Egito, ele vem sendo mantidojogar pixbetum local secreto desde que foi deposto pelos militaresjogar pixbetjulho.

Ele enfrenta uma sériejogar pixbetacusações. É a primeira vez, no entanto, que ele será levado a julgamento.

Desde que Morsi saiu do poder, o governo interino, apoiado por militares, vem perseguindo apoiadores da Irmandade Muçulmana, que pedem a reintegração do ex-presidente no cargo.

No mês passado, centenasjogar pixbetmanifestantes morreram quando forçasjogar pixbetsegurança invadiram áreas onde se concentravam correligionáriosjogar pixbetMorsi na capital.

Acusações

Segundo a imprensa egípcia, Morsi será julgado por acusaçõesjogar pixbet"incitação ao assassinato e à violência"jogar pixbetdezembrojogar pixbet2012.

A data do julgamento, entretanto, ainda não foi revelada.

Na noitejogar pixbet4jogar pixbetdezembro, dezenasjogar pixbetmilharesjogar pixbetmanifestantes se reuniram nos arredores do palácio presidencial para protestar contra o que chamaramjogar pixbet"decretos ilegais"jogar pixbetMorsi.

Segundo eles, os decretos davam ao ex-presidente poderes ilimitados para mudar a Constituição do país.

No domingo seguinte,jogar pixbetacordo com a imprensa estatal, uma investigação revelou que Morsi havia pedido à Guarda Republicana e ao ministério responsável pela polícia para desmobilizar os protestos, caso os manifestantes se recusassem a deixar o local.

Os conselheiros do ex-presidente teriam então solicitado a seus correligionários para negociar com os organizadores da manifestação.

Pelo menos, sete pessoas morreram durante os confrontos e outras centenas ficaram feridas.

Os apoiadoresjogar pixbetMorsi alegam que estavam defendendo o palácio após terem sido atacados por opositores.

O ex-presidente já foi acusadojogar pixbetter "premeditado o assassinatojogar pixbetalguns prisoneiros, funcionários e soldados" quando ele e outros líderes da Irmandade Muçulmana foram libertados após uma fugajogar pixbetmassajogar pixbetuma prisão do Cairojogar pixbetjaneirojogar pixbet2011.

Ele também teria organizado rebeliõesjogar pixbetpenitenciárias durante o levante que levou a renúncia do ex-presidente Hosni Mubarak. Morsi é acusado, ainda,jogar pixbetconspiração com o grupo militante palestino Hamas.