Crise no Egito: como a euforia se transformouslot machine gratis zeustragédia:slot machine gratis zeus

Egípcios contêm homem que lamenta a morteslot machine gratis zeusparentesslot machine gratis zeusuma mesquita no centro do Cairo / AP
Legenda da foto, Centenasslot machine gratis zeussimpatizantes do presidente deposto Mohammed Morsi foram mortos durante operação militar

À época das manifestações, cercaslot machine gratis zeus60% da população do mundo árabe tinha menosslot machine gratis zeus30 anos.

Os jovens perceberam que não tinham espaço na velha ordem. O sonhoslot machine gratis zeusum emprego decente, capazslot machine gratis zeusgarantirslot machine gratis zeusindependência financeira, tampouco seria possível dentro daquele cenário.

O choqueslot machine gratis zeusrealidade coincidiu com o crescimento exponencial dos novos meiosslot machine gratis zeuscomunicação. Diferentemente do passado, os países não poderiam mais ser desconectados do resto do mundo por seus líderes.

Naquele momento, os egípcios tinham acesso à TV a cabo e à internet, o que lhes permitia constatar que outros cidadãos do mundo árabe passavam por problemas similares.

Mas a energia dos revolucionáriosslot machine gratis zeus2011 foi minada pelo poder e pela organização das forças estabelecidas no Egito, especialmente a dos militares, remanescentes da velha elite, e da Irmandade Muçulmana.

Na eleição presidencial realizada no ano passado, a disputa final opôs Mohammed Morsi, da Irmandade Muçulmana, a um ex-general da Força Aérea do país, que havia sido o último primeiro-ministro do governo Mubarak.

Nesse contexto, a vitóriaslot machine gratis zeusMorsi acabou por representar o nirvana dos rebeldes, queslot machine gratis zeusforma desorganizada ocupavam a Praça Tahrir, no centro do Cairo.

Promessas não cumpridas

Quando foi eleito presidente, Morsi prometeu governar para todos os egípcios. Mas a promessa não foi cumprida.

A Irmandade Muçulmana passou 80 anos almejando chegar ao poder no Egito. Quando o momento finalmente chegou, Morsi estava determinado a aproveitar a oportunidade para reformar o Egito àslot machine gratis zeusimagem e semelhança.

O erroslot machine gratis zeusMorsi, o rosto do partido, foi ter se comportado como se tivesse amplo apoio popular para transformar o paísslot machine gratis zeusum Estado muito mais islâmico.

Ainda que muitos egípcios professem o islamismo, isso não significa automaticamente que compartilham a visão austera da Irmandade Muçulmana para o futuro do país.

Para piorar a situação, o governoslot machine gratis zeusMorsi era criticado pela faltaslot machine gratis zeuscompetência. O presidente não conseguia manter suas promessas sobre como recuperaria a destroçada economia do país.

Até o finalslot machine gratis zeusjunho deste ano, o descontentamento popular deu origem a uma nova ondaslot machine gratis zeusprotestos populares, que, porslot machine gratis zeusvez, se transformaram, aos olhos dos militares,slot machine gratis zeusuma oportunidade para remover Morsi do poder.

A insatisfação ganhou ampla acolhida da população, exceto dos correligionários da Irmandade Muçulmana.

Mesmo liberais democratas respeitados internacionalmente, como o vencedor do Prêmio Nobel da Paz Mohamed El Baradei, enalteceram e apoiaram as manifestações.

No inícioslot machine gratis zeusjulho,slot machine gratis zeusentrevista à BBC, El Baradei afirmou que o Exército não havia realizado um golpeslot machine gratis zeusEstado.

Em vez disso, o ato, amparado pela demanda popular, daria ao povo egípcio a chanceslot machine gratis zeus"reiniciarslot machine gratis zeusdemocracia", segundo o renomado político egípcio.

Diferentes pontosslot machine gratis zeusvista

A previsãoslot machine gratis zeusEl Baradei, no entanto, não se concretizou. Até agora, o governo militar parece mais uma tentativaslot machine gratis zeusreviver o Estadoslot machine gratis zeussegurança que marcou os últimos 30 anos do Egito.

Mais uma vez, o país está sendo governado sob uma leislot machine gratis zeusemergência que dá ao Estado poderes draconianos.

Em meio à nova ondaslot machine gratis zeusviolência, El Baradei renunciou ao cargoslot machine gratis zeusvice-presidente do governo militar instalado. Centenasslot machine gratis zeusegípcios estão mortos.

A Irmandade Muçulmana e os militares - e seus respectivos simpatizantes - acreditam que o futuro da próxima geração do Egito estáslot machine gratis zeusjogo, e ambos estão certos. Mas suas visões do futuro são muito diferentes.

O melhor caminho a seguir seria que os dois lados chegassem a um consensoslot machine gratis zeustornoslot machine gratis zeusuma negociação e,slot machine gratis zeusúltima instância, à paz.

Mas isso não está acontecendo. A discussão está sendo travada nas ruas. E isso é uma tragédia.