Ao completar 87 anos, Fidel Castro se diz surpresoflamengo e altos palpiteestar vivo:flamengo e altos palpite
flamengo e altos palpite Em um artigo publicado pelo jornal oficialflamengo e altos palpiteCuba um dia após completar 87 anos, o ex-líder cubano Fidel Castro afirma que não esperava viver tanto tempo quando deixou o poderflamengo e altos palpite2006, como consequênciaflamengo e altos palpiteum grave problemaflamengo e altos palpitesaúde.
"Estava longeflamengo e altos palpiteimaginar que minha vida se prolongaria por mais sete anos", afirma Fidel no artigo, intitulado "As verdades objetivas e os sonhos".
"Assim que compreendi que seria definitivo, não vacilei nem um segundoflamengo e altos palpiteproclamar no dia 31 (de julhoflamengo e altos palpite2006) que pretendia deixar meus cargos como presidente dos conselhosflamengo e altos palpiteEstado eflamengo e altos palpiteministros", disse Fidel, ao fazer referência ao momentoflamengo e altos palpiteque decidiu transferir o poder ao seu irmão, Raúl Castro, que assumiuflamengo e altos palpite2008.
O ex-presidente diz que tinha então pendente o término da revisão do livroflamengo e altos palpiteentrevistas Cem horas com Fidel, do jornalista espanhol Ignacio Ramonet.
"Estava deitado, temia perder minha consciência enquanto ditava, e às vezes adormecia. Apesar disso, dia a dia respondia às endiabradas perguntas e que pareciam interminavelmente longas. Mas persisti até terminar", conta.
Passados os piores momentos da doença e nestes anos que segundo ele mesmo não esperava viver, Fidel disse ter tido "o privilégioflamengo e altos palpiteler e estudar muitas coisas" que deveria "ter aprendido antes".
Chávez, o "melhor amigo"
No artigo, no qual o líder da revolução cubana comenta diversos fatos históricos, Fidel também faz referência à morte do presidente venezuelano Hugo Chávez. O ex-líder cubano diz que Chávez foi seu "melhor amigo" nos anosflamengo e altos palpiteque esteve ativo politicamente e que guarda uma "lembrança especial" do venezuelano.
"Homemflamengo e altos palpiteação e ideias, foi surpreendido por um tipoflamengo e altos palpitedoença extremamente agressiva que o fez sofrer bastante, mas enfrentou com grande dignidade e com profunda dor para familiares e amigos próximos que tanto amou. Bolívar foi seu professor e o guia que orientou seus passos na vida. Ambos reuniram a grandeza suficiente para ocupar um lugarflamengo e altos palpitehonra na história humana", diz ao final do texto.
Fidel, que chegou ao poderflamengo e altos palpiteCuba após a revoluçãoflamengo e altos palpite1959, revela no artigo queflamengo e altos palpite1980 a União Soviética o advertiu que não estava mais preparada para defender a ilhaflamengo e altos palpiteum eventual ataque americano.
Ao mesmo tempo, porém, o ex-presidente norte-coreano Kim Il Sung, avô do atual líder da Coreia do Norte, enviou 100 mil fuzis sem pedir nadaflamengo e altos palpitetroca.
"Decidimos pedir a outros amigos as armas suficientes para contar com um milhãoflamengo e altos palpitecombatentes cubanos. O companheiro Kim Il Sung, um veterano e íntegro combatente, nos enviou 100 mil fuzis AK e munições sem cobrar um centavo", afirma.