Saudável aos 22 anos, jogadorwww esportes da sorte netrúgbi luta por direitowww esportes da sorte netmorrer:www esportes da sorte net
www esportes da sorte net Um jogadorwww esportes da sorte netrúgbiwww esportes da sorte net22 anos, portador da Doençawww esportes da sorte netHuntington, defende que deveria ter o direitowww esportes da sorte netmorrer quando estiver sofrendowww esportes da sorte netseus sintomas degenerativos.
O britânico Josh Cook é saudável, ágil e esportivo, mas quando ficar mais velho, provavelmente a partir dos 50 anos, começará a sentir os efeitos do mal hereditário que afeta o sistema nervoso central, paralisando músculos e afetando habilidades mentais.
"Apesarwww esportes da sorte netatualmente eu ser saudável, ativo e amar minha vida, sei quewww esportes da sorte netalgum momento da não poderei fazer o que amo ou ser um ser humano normal", disse ele ao programawww esportes da sorte netrádio Newsbeat, da BBC.
"Enfrentarei um longo declínio até uma morte dolorosa", acrescentou.
"Perderei a habilidade andar e falar, ficarei preso a uma cadeira sofrendo espasmos musculares e poderei morrer engasgado com a minha própria saliva porque perderei capacidadewww esportes da sorte netengolir".
Cook defende que deveria ter o direitowww esportes da sorte netcometer suicídio assistido, algo proibido por lei na Grã-Bretanha.
"Por que não posso decidir, no fim da minha vida, morrerwww esportes da sorte netforma digna, rápida ewww esportes da sorte netpaz e ter a oportunidadewww esportes da sorte netme despedir dos que me amam?", indagou.
Debate
As declarações do jovem acirram o debate na Grã-Bretanha acerca da leiwww esportes da sorte netsuicídio assistido no país.
Nesta semana, a Alta Corte rejeitou recurso apresentado por dois homens que defendiam uma mudança na lei para permitir que médicos pudessem ajudá-los a pôr fim a suas vidas sem que fossem processados posteriormente.
Segundo o Atowww esportes da sorte netSuicídio,www esportes da sorte net1961, é crime apoiar ou assistir um suicídio ou tentativawww esportes da sorte netsuicídio, com penawww esportes da sorte netaté 14 anoswww esportes da sorte netprisão.
O recurso havia sido apresentado pela famíliawww esportes da sorte netTony Nicklinson e por Paul Lamb.
Nicklinson morreu uma semana depois que a primeira decisão da Justiça foi anunciada, no ano passado. Ele havia se recusado a comer e a tomar líquidos.
Apesar da morte do marido, a viúvawww esportes da sorte netNicklison, que era tetraplégico desde que sofreu um infartowww esportes da sorte net2005, continuouwww esportes da sorte netbatalha. E a ela, uniu-se Paul Lamb, que está paralítico desde um acidentewww esportes da sorte netcarrowww esportes da sorte net1990.
Decepcionado com a decisão, Lamb disse que esperava morrer com dignidade.
"Eu vou continuar a lutar. E não só por mim, mas por muitos outros que estão sendo negados o direitowww esportes da sorte netter uma morte humana e digna só porque a lei teme lidar com essas questões", disse.
Regras claras
Mas um outro britânicowww esportes da sorte net48 anos, que não quer ter o nome revelado e é conhecido apenas como Martin, ganhou na Justiça uma ação que defende regras mais claras na lei sobre as consequências para profissionaiswww esportes da sorte netsaúde que ajudam pessoas a cometerem suicídio assistido no exterior.
Martin quer ter respaldo legal para que um médico ou enfermeiro o ajude a viajar para a Suíça, onde poderá cometer suicídio assistido na organização Dignitas, onde ao menos um britânico morre a cada 15 dias.
Em 2009, a Diretoria da Promotoria Pública britânica publicou resolução que permite que famílias ou amigoswww esportes da sorte netpessoas que querem pôr fim a suas vidas na Suíça não sejam processadas. Mas não claras as regras quanto a participaçãowww esportes da sorte netprofissionaiswww esportes da sorte netsaúde neste processo.
Apesarwww esportes da sorte netser muito próxima ao marido e respeitarwww esportes da sorte netdecisão, a mulherwww esportes da sorte netMartin não quer levá-lo à Suíça.
Os três casos serão julgados agora na Suprema Corte britânica.