Costa Rica fecha zoológicos para 'proteger meio ambiente':roleta preto e vermelho

Tucano | Foto: AFP
Legenda da foto, Animais do zoológicos estatais serão transferidos para centrosroleta preto e vermelhotratamento
  • Author, Néfer Muñoz
  • Role, BBC Mundo

roleta preto e vermelho Por que um país que diz proteger a natureza possui onças-pintadas e macacos atrás das grades? Essa é a pergunta que se fizeram as autoridades ambientais da Costa Rica.

E para resolver esse paradoxo, o país tomou uma decisão radical: não ter mais animaisroleta preto e vermelhocativeiro.

A Costa Rica, com apenas 4 milhõesroleta preto e vermelhohabitantes e com uma das maiores concentraçõesroleta preto e vermelhobiodiversidade do mundo, decidiu fechar seus dois zoológicos estatais e transformá-losroleta preto e vermelhojardins botânicos.

"Estamos enviando uma mensagem ao mundo. Queremos ser congruentes com nossa visãoroleta preto e vermelhopaís que protege a natureza", disse à BBC Mundo Ana Lorena Guevara, vice-ministraroleta preto e vermelhoMeio Ambiente da Costa Rica.

Guevara explica que, com a decisão, o governo pretende eliminar o conceitoroleta preto e vermelhoanimais enjaulados e criar novos espaçosroleta preto e vermelhoparques naturais.

A vice-ministra diz que há uma grande quantidaderoleta preto e vermelhozoológicos privados no país com uma visãoroleta preto e vermelhoresgate e preservação que continuarão funcionando. No entanto, os que pertencem ao Estado passarão por uma transformação total.

A decisãoroleta preto e vermelhofechar os zoológicos estatais foi tomada por um país conhecido internacionalmente porroleta preto e vermelholuta pela preservação ambiental.

Em 1998, a Costa Rica promulgou a chamada Lei da Biodiversidade, uma extensa legislaçãoroleta preto e vermelhoproteção ao meio ambiente, considerada pioneira no mundo.

Apesarroleta preto e vermelhoresponder por apenas 0,03% do território da superfície da terra, o país reúne, segundo cientistas, 4%roleta preto e vermelhotoda a biodiversidade do planeta.

Fim das jaulas

A Costa Rica tem dois zoológicos estatais: o Parque Zoológico Simón Bolívar,roleta preto e vermelhopleno centro da capital, e o Centroroleta preto e vermelhoConservação, no subúrbioroleta preto e vermelhoSanta Ana, na província da capital San José.

Conhecido simplesmente como Simón Bolívar, o zoológico do centroroleta preto e vermelhoSan José foi durante décadas um destinoroleta preto e vermelholazer para geraçõesroleta preto e vermelhocostarriquenhos e turistas.

No entanto, a partirroleta preto e vermelho2014, os dois zoológicos deixarãoroleta preto e vermelhoexistir como são conhecidos. O Simón Bolívar será transformadoroleta preto e vermelhoum jardim botânico e o Centroroleta preto e vermelhoConservação,roleta preto e vermelhoum parque natural urbano.

Como parte da reforma, as jaulas serão eliminadas e os 400 animais serão transferidos para centrosroleta preto e vermelhoresgate e zoológicos privados do país.

O novo jardim botânico terá um centro naturalroleta preto e vermelhoexposiçãoroleta preto e vermelhoorquídeas que atrairá aves locais. Além disso, os novos parques também funcionarão como centrosroleta preto e vermelhopesquisa científica.

Polêmica

"Esta decisão nos deixa preocupadíssimos", disse Yolanda Matamoros, diretora do Parque Zoológico Simón Bolívar, à BBC.

Matamoros, que é zoóloga e atua há 22 anos como diretora do zoológico, diz acreditar que há uma grande incerteza sobre o futuro dos animais do parque.

"Nós nunca fomos à floresta caçar esses animais. Todos os animais que temosroleta preto e vermelhonosso zoológico foram resgatados ou doados."

"O problema é que se os transferirmos aos centrosroleta preto e vermelhoresgate, não sabemos se receberão cuidado adequado. Além disso, se os libertarmos, morrerão invariavelmenteroleta preto e vermelhofome pois não sabem caçar. São animais acostumados a viverroleta preto e vermelhocativeiro", afirma.

Matamoros diz não compreender por que o Ministério do Meio Ambiente da Costa Rica (MINAE) tomou a decisão sem consultar os especialistas do parque. Até o momento, segundo ela disse, não recebeu uma notificação oficialroleta preto e vermelhofechamento do zoológico.

Além disso, ela levanta suspeitas sobre a decisãoroleta preto e vermelhofechar o zoológico no momentoroleta preto e vermelhoque aumenta o valor imobiliário do terreno onde ele se localiza, que fica no centro da capital.

Matamoros prevê ainda uma luta na Justiça sobre a permanência do zoológico já que a administração atual do parque está nas mãosroleta preto e vermelhouma organização sem fins lucrativos, cujo contrato ainda está vigente.

Atualmente os dois zoológicos estatais da Costa Rica têm apenas duas espécies estrangeiras: um leão e alguns pavões-reais. O restante, 400 ao todo, são animais locais, entre os quais onças, macacos, tucanos, guaxinins, veados e antas.

As autoridades calculam que a cada ano os dois zoológicos estatais recebem,roleta preto e vermelhomédia, cercaroleta preto e vermelho150 mil visitantes.

Guevara, vice-ministra do Meio Ambiente, rebateu as acusaçõesroleta preto e vermelhoMatamoros e assegurou que a transferência dos animais seguirá protocolos internacionais.

Além disso, ela disse que o contratoroleta preto e vermelhoadministração do zoológico, concedido nos últimos 20 anos a uma organização sem fins lucrativos, não será renovado.