Google: conheça as alternativas ao gigante das buscas:sinuca apostado

Larry Page, chefe executivo da Google | Foto: Getty
Legenda da foto, O Google ainda é a ferramentasinuca apostadobuscas mais usada do mundo

Na Grã-Bretanha,sinuca apostadotodas as buscas feitas no país, a empresa responde por 90% das que são feitassinuca apostadocomputadores e 92% das feitas pelo celular,sinuca apostadoacordo com dados da empresasinuca apostadoanálise Statcounter.

Mas, nos Estados Unidos, somente 78% das pessoas que usam computadores para fazer buscas ainda se mantêm fiéis à empresa.

No Brasil,sinuca apostadoacordo com um levantamento da consultoria Serasa Experian feito neste ano, o site Google Brasil era o líder entre os buscadores, sendo usadosinuca apostado73,83% das buscas realizadas no país no períodosinuca apostadoquatro semanas encerradosinuca apostado30sinuca apostadomarço. Em segundo lugar ficou o Bing Brasil, da Microsoft, com 9,91%.

Em outros países, como Rússia, China e Coreia do Sul, a empresa vive uma situação pior, com forte concorrênciasinuca apostadositessinuca apostadobusca locais.

"Algum tempo atrás, o Google era claramente um motorsinuca apostadobusca melhor, mas agora já podemos debater essa questão", afirma Greg Sterling, analista que escreve para o sitesinuca apostadonotícias sobre tecnologia Search Engine Land.

"No entanto, o poder da marca Google, juntamente comsinuca apostadoestratégia agressivasinuca apostadomeios portáteis (celulares e tablets, por exemplo) solidificousinuca apostadoliderança na maioria dos mercados num futuro próximo".

"Nada é certo, mas é difícil imaginar algum concorrente — forasinuca apostadopaíses na Ásia e da Rússia — ganhando espaço significativo na áreasinuca apostadobuscas na rede", ressalta Sterling.

Ainda assim, outras empresas continuam a oferecer alternativas ao gigante das buscas e até mesmo tentando repensar a tecnologia por trás das pesquisas na internet. Conheça algumas delas:

Bing

O Bing, da Microsoft, é o principal concorrente do Google se pensarmossinuca apostadotermos globais, ainda que tenha menossinuca apostadoum vigésimosinuca apostadotráfico total,sinuca apostadoacordo com o StatCounter.

A mais óbvia diferença entre o Bing e o Google é que, no caso do sistemasinuca apostadobuscas da Microsoft, fotografias coloridas compõem o fundosinuca apostadosua página inicial, com áreas que destacam links relativos ao tema pesquisado.

A Microsoft também está tentando associar o Bing às redes sociais.

Nos Estados Unidos, os usuários do serviço conseguem ver uma barra lateral que sugere amigos no Facebook que podem ser capazessinuca apostadoajudá-lo com uma pesquisasinuca apostadoparticular. Eles também podem ver "quadros" ─ imagens e links que são sugeridos por blogueiros ou outros especialistas sobre aquele tema.

Yandex

O sitesinuca apostadobuscas mais popular da Rússia, Yandex, tem versões para a pesquisasinuca apostadoinglês, turco e ucraniano, entre outras línguas.

A empresa está introduzindo uma novidade nos seus resultadossinuca apostadopesquisa, entre elas um recurso chamado "ilhas".

As ilhas são blocossinuca apostadoinformação que se integram visualmente à páginasinuca apostadobusca, fazendo com que o usuário não precise sair do buscador e entrarsinuca apostadooutros sites para realizar determinadas atividades.

Por exemplo, uma pesquisa por Aeroflot check-in in Moscow ("Aeroflot check-insinuca apostadoMoscou",sinuca apostadotradução livre), vai trazer à tela um bloco (ilha), permitindo que o usuário faça check-in online na companhia aérea russa sem ter que sair do Yandex e entrar no site da companhia aérea Aeroflot.

Uma pesquisa por optometrist city clinic 57 ("optometrista cidade clínica 57") permitiria à pessoa marcar uma consulta com um especialistasinuca apostadooutra ilha que aparece no Yandex, sem sair do buscador.

DuckDuckGo

O DuckDuckGo coloca a privacidade comosinuca apostadoprincipal característica, prometendo não coletar ou compartilhar informações sobre seus usuários ─ um tema delicado depois das revelaçõessinuca apostadoque o Google, a Microsoft e outras empresas passaram informações pessoaissinuca apostadousuários para a Agência Nacionalsinuca apostadoSegurança dos EUA (NSA, na siglasinuca apostadoinglês).

O tráfego do DuckDuckGo deu um salto depois que detalhes sobre o programasinuca apostadoespionagem conduzido pela NSA, o Prisma, vazaram ao público. No entanto, alguns questionam se o buscador pode realmente prevenir a NSAsinuca apostado"fuçar" os dadossinuca apostadousuários caso a agência esteja determinada a fazê-lo.

O DuckDuckGo também afirma ser visualmente mais "limpo" que seus rivais ─sinuca apostadoparte porque o site se limita a exibir apenas um anúncio publicitário por cada páginasinuca apostadoresultados ─ e não personaliza os resultados, argumentando que impede que seus usuários fiquem presossinuca apostado"bolhas criadas por filtros".

Blippex

A maioria dos sistemassinuca apostadobusca na internet baseia seus resultados na análises das palavras e dos links que estãosinuca apostadouma página.

No caso do Blippex, o site ordena a buscasinuca apostadoacordo com um ranking próprio ─ o DwellRank ─ que verifica o tempo que as pessoas gastam navegandosinuca apostadouma página depoissinuca apostadoclicarem no link.

Quanto mais segundos o usuário permanece num site, mais importante o DwellRank julga que esse endereço é.

O serviço consegue estas informações pedindo a voluntários para instalarem um arquivosinuca apostadoseus computadores que enviasinuca apostadovolta informações sobre a atividades deles anonimamente.

O Blippex foi lançado no começo do mês e algunssinuca apostadoseus usuários podem achar os resultadossinuca apostadosuas buscas um pouco incomuns, mas os desenvolvedores do buscador garantem que quanto mais pessoas utilizarem o sistema, melhor o site se tornará.

Wolfram Alpha

O Wolfram Alpha se descreve como um "sistema computacionalsinuca apostadoconhecimento" e não se vende como um sitesinuca apostadobuscas no sentido mais restrito da definição, ainda que muitas pessoas o utilizem para pesquisar informações que estãosinuca apostadooutros sites.

Ao invéssinuca apostadoentregar resultados no formatosinuca apostadouma listasinuca apostadolinks para outros sites, o Wolfram Alpha reúne informações e estatísticassinuca apostadofontes primárias e estrutura os dados, permitindo também compará-los com outras basessinuca apostadodados, e apresentando o resultadosinuca apostadouma sériesinuca apostadotabelas, gráficos e ilustrações.

O buscador também cobra por uma opção "pro", que permite que os usuários forneçam ao site suas próprias suas imagens e estatísticas para análise, o que favoreceria a apresentaçãosinuca apostadomelhores resultados a cada busca.

Blekko

A característica mais atraente comercialmente do Blekko é o usosinuca apostadouma ferramenta batizadasinuca apostado"slashtag" (se refere ao termo slash, a barra "/" do teclado), que é capazsinuca apostadofiltraras informações que o usuário quer receber.

Por exemplo, se uma pessoa quer saber onde comprar um bolosinuca apostadochocolate, ela pode digitar "bolosinuca apostadochocolate / loja / restaurante". Mas se ele quer ver uma listasinuca apostadoartigos sobre esse assunto com os mais recentes no topo, ele deve digitar "bolosinuca apostadochocolate / blog / data".

Dessa forma, os resultados são agrupadossinuca apostadodiferentes categorias ─ como lojas, receitas e decoraçãosinuca apostadobolo ─, para ajudar os usuários a focar no tipo específicosinuca apostadoresultados que eles desejam.

O sitesinuca apostadobuscas mais utilizado da Coreia do Sul, Naver, foi criado por um gruposinuca apostadoex-funcionários da Samsung e lançadosinuca apostado1999.

As buscas dão resultados pouco comuns, com longas listassinuca apostadolinks agrupadossinuca apostadoacordo com a fonte ─ blogs, redes sociais, propagandas, aplicativos, livros e serviçossinuca apostadonotícia.

Os links geralmente levam os usuários para os serviços do próprio Naver, incluindo seus "cafés" ─ espéciessinuca apostadofóruns onde pessoas com os mesmos interesses trocam informações sobre um temasinuca apostadoparticular.

No início do mêssinuca apostadojulho, a Comissãosinuca apostadoComércio Justo (FTC, na siglasinuca apostadoinglês) da Coreia do Sul, o organismo antimonopólio do país, anunciou que está investigando a empresa por supostas práticas anticompetitivas.

Pipl

O Pipl se especializousinuca apostadoencontrar detalhes sobre uma pessoa específica ou material que essa pessoa postou na rede. Ele permite que as buscas sejam baseadassinuca apostadoum nome, um endereçosinuca apostadoe-mail, um nomesinuca apostadousuário ou um númerosinuca apostadotelefone.

Os desenvolvedores do buscador dizem que o produto mostra resultados que seus rivais não encontram porque o Pipl "entra na internet profunda" (expressão que se refere ao conteúdo disponível na rede que não é indexado pela maior parte dos buscadores padrão).

Esses resultados incluem informaçõessinuca apostadoperfissinuca apostadoredes sociais, registros judiciais, diretóriossinuca apostadomembros (de grupos ou organizações) e outras basessinuca apostadodados.

Os resultados também incluem fotos e, às vezes, os nomessinuca apostadooutras pessoas que o "procurado(a)" conhece.

O Pipl pode até soar como o sonho dos detetives particulares, mas as pessoas podem utilizar o serviço como uma formasinuca apostadorastrear perfis e postagens que elas próprias fizeram no passado, mas se esqueceram.

Baidu

O Baidu é,sinuca apostadolonge, o site mais popular da China, espremendo o mercado do Google no país.

A empresa diz quesinuca apostadoforça está no fatosinuca apostadonão fornecer somente links como resultado das buscas, mas,sinuca apostadovários casos, dar a informação exata que o usuário quer. Isso pode incluir músicas, vídeos ou até mesmo aplicações interativas na internet.

Por enquanto, o serviço exige que seus usuários sejam proficientessinuca apostadochinês. No entanto, o Baidu lançou recentemente uma versãosinuca apostadoinglês voltada para desenvolvedores estrangeiros que queiram vender aplicativos para a China.

Yacy

O motorsinuca apostadobusca do Yacy se baseia no princípiosinuca apostadorede peer-to-peer, que permite que cada computador da rede compartilhe e receba dados sem que eles passem por um servidor central.

Por isso, ao invéssinuca apostadoutilizar seus próprios servidores para indexar links da internet, o sistema se apoia nos computadoressinuca apostadoseus usuários para fazer o trabalho por meiosinuca apostadoum software distribuído pela empresa.

A informação rastreada é compartilhadasinuca apostadouma basesinuca apostadodados comum, cujos fragmentos estão distribuídos pela rede.

Já que a resposta para uma busca é obtida dos computadoressinuca apostadovoluntários ─ e nãosinuca apostadoum portal central ─ o Yacy diz que é impossível censurar seus resultados.

No entanto, os algoritmos que o buscador utiliza para criar um ranking dos resultados não é tão avançado quanto osinuca apostadoseus rivais tradicionais, o que o torna menos atraente para pessoas alémsinuca apostadoum gruposinuca apostadoentusiastas do serviço.

StartPage

O StartPage diz que seus serviços foram "melhorados pelo Google" ─ uma referência bem-humorada ao fatosinuca apostadoele depender da empresa para obter seus resultados.

Sua principal característica é retirar todo tiposinuca apostadoinformação que identifique os usuários antessinuca apostadocomeçar as buscas, impedindo que o Google consiga rastrear informações pessoais ou instalar cookies (dados que o navegador armazena no computador do usuário ─ como a senha que a pessoa usou para entrarsinuca apostadoseu e-mail) nos computadoressinuca apostadoquem faz a pesquisa.

A empresa por trás do produto ─ a Surfbord Holding, que fica na Holanda ─ garante que as informaçõessinuca apostadoseus clientes são mantidas longe do alcancesinuca apostadoprogramassinuca apostadocoletasinuca apostadoinformações, como o Prisma, da Agência Nacionalsinuca apostadoInteligência americana.

Tudo isso pode parecer bom para os usuáriossinuca apostadointernet que são mais conscientes sobre questõessinuca apostadoprivacidade. Por outro lado, o resultado das pesquisas não pode ser personalizado para cada usuário, porque não pode utilizar o histórico do navegador da pessoa e nem a informação sobre a localização do computador.

O StartPage garante que isso torna seus resultados mais "puros".