Apoio a Irmandade Muçulmana caipokerkingsberçopokerkingsmovimento:pokerkings
- Author, Ahmed Maher
- Role, Da BBC ÁrabepokerkingsIsmalyia
pokerkings A cidade egípciapokerkingsIsmalyia, a 150 km a nordeste do Cairo, épokerkingsgrande importância simbólica para a Irmandade Muçulmana.
Foi ali que o maior e mais poderoso grupo islâmico do Egito começou suas atividades,pokerkings1928.
A mesquitapokerkingsal-Rahma,pokerkingsum dos bairros mais pobres da cidade, serviu como primeira sede do grupo e rampapokerkingslançamento para uma missão que combina islamismo político com caridade.
Historicamente, o trabalhopokerkingscaridade serviu bem ao grupo, gerando forte apoio popular e inabalável lealdade.
Em uma casapokerkingsuma discreta ruapokerkingssubúrbio, toneladaspokerkingsalimentos são armazenados para serem distribuídos entre as famílias carentes durante o Ramadã, sagrado mêspokerkingsjejum muçulmano.
Membros da juventude da Irmandade entram e saem do local com alimentos - são sacospokerkingsaçúcar, arroz e farinha, que vão para uma picape do ladopokerkingsfora.
"A Irmandade Muçulmana tem feito muitos trabalhospokerkingscaridade ao longopokerkingsanos", diz Shukri Khaled, um eletricistapokerkings52 anospokerkingsidade.
"Eles ajudam os pobres, os órfãos e jovens casais que planejam se casar, e estão fazendo tudo isso por Deus — não para si mesmos."
Khaled lamenta o sentimento antiIrmandade que vem crescendopokerkingsIsmailia após a destituição do ex-presidente Mohammed Morsi, figura central do movimento.
"É uma pena que muitas pessoas tenham esquecido a históriapokerkingsluta e o trabalho maravilhoso, e que tenham dado ouvidos a conspiradores do antigo regime", disse ele.
No mês passado, muitos na cidade aderiram à ondapokerkingsmanifestaçõespokerkingstodo o país contra Morsi, então há um ano no cargo.
Multidões furiosas foram às principais ruas, protestando contra o que descreviam como sanhapokerkingspoderpokerkingsMorsi, e o fracasso do presidente na tentativapokerkingssalvar economiapokerkingscolapso.
Pichação
Se o trabalhopokerkingscaridade era necessário para que a Irmandade fosse popular, claramente não foi o suficiente para mantê-la no poder.
O grupo está atualmente enfrentando uma das crises mais profundas desde apokerkingscriação. E perdeu muito apoio, principalmente empokerkingsterra natal.
Uma evidência visível é que é difícilpokerkingsdetectarpokerkingsIsmalyia o sentimento pró-Irmandade.
Durante nossas viagens ao redor da cidade, não vimos quase nenhum cartazpokerkingsapoio ao presidente deposto, ou ao grupo que ele representa.
Em vez disso, encontramos exatamente o oposto - pichações antiIrmandade na parede do edifício principal do governo na cidade.
"Saia!", dizia um, enquanto outro conclamava: "Não ao governo da Irmandade Muçulmana".
A principal razão pela qual o apoio à Irmandade despencou pode ser encontrada no mercado mais próximo.
Os custos dos produtos básicos aumentaram dramaticamente desde o ano passado. Moradores dizem que não poderiam esperar por mais três anos, até que Morsi completasse seu primeiro mandato, para ver o problema resolvido.
"Se você comprasse manteiga e descobrisse que estava estragada, o que faria? Você iria jogá-la fora", comparou Mohammed Gad,pokerkings49 anos.
"O anopokerkingsMorsi no governo foi integralmente negativo - e é por isso que os egípcios se revoltaram contra ele, apoiados pelos militares."
Um sentimento amplamente difundido aqui neste antigo reduto da Irmandade épokerkingsque o Exército apoiou a revolta popular contra o ex-presidente.
Poucos na cidade descrevem o que aconteceu no mês passado como um golpe.
E muitos parecem felizes com os generaispokerkingsvolta ao comando - pelo menos por enquanto.