Países latinos condenam retençãocasa de aposta netoEvo Morales, diz Bolívia:casa de aposta neto
casa de aposta neto O governo da Bolívia afirma ter recebido o apoiocasa de aposta netooutros países latino-americanoscasa de aposta netoseu pedido para que a comunidade internacional denuncie os governos europeus que proibiram o sobrevoocasa de aposta netoseus espaços aéreos e a aterrissagemcasa de aposta netoseus territórios do avião presidencial que transporta o líder boliviano, Evo Morales.
O aviãocasa de aposta netoMorales permaneceu retido durante toda a noitecasa de aposta netoViena, onde pousou na terça-feira, após vários países europeus terem lhe negado permissão para sobrevoar seus territórios. A aeronave obteve permissão para decolar nesta quarta-feira pela manhã e seguiu rumo à Bolívia.
A retenção do avião oficial teria se dado devido a suspeitascasa de aposta netoque a aeronave transportava o americano Edward Snowden, um ex-funcionário da CIA que está foragido após ter delatado um sistema secretocasa de aposta netomonitoramentocasa de aposta netoinformações pessoais nos quais agentes da Agência Nacionalcasa de aposta netoSegurança americana (NSA, na siglacasa de aposta netoinglês) teriam acesso direto a servidorescasa de aposta netonove grandes empresascasa de aposta netointernet, incluindo Google, Microsoft, Facebook, Skype e Apple.
A aeronave pousoucasa de aposta netoViena após vários países europeus terem lhe negado permissão para sobrevoar seus territórios. O governo austríaco afirmou que Snowden não estaria a bordo do avião.
O ex-funcionário da CIA,casa de aposta neto30 anos, estariacasa de aposta netouma áreacasa de aposta netotrânsito do aeroporto Sheremetievo,casa de aposta netoMoscou, há dez dias, desde que partiucasa de aposta netoHong Kong. Ele fez um pedidocasa de aposta netoasilo político a maiscasa de aposta neto20 países, entre eles o Brasil. Segundo um porta-voz do Itamaraty, o governo brasileiro não tem, até o momento, a intençãocasa de aposta netoresponder ao pedido.
Alémcasa de aposta netoBolívia e Brasil, Snowden teria feito pedidoscasa de aposta netoasilo político a Áustria, Finlândia, Índia, Irlanda, Noruega, Polônia, Espanha e Suiça, que teriam rejeitadocasa de aposta netosolicitação. Os pedidos feito a Bolívia, China, Cuba, Equador, Alemanha, Islândia, Itália, Holanda e Nicarágua ainda estaria pendentes. França e Venezuela não confirmaram terem recebido solicitaçõescasa de aposta netoasilo feitas pelo americano.
Tema ausente
Evo Morales regressavacasa de aposta netoMoscou, onde se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, e participoucasa de aposta netoum encontrocasa de aposta netopaíses produtorescasa de aposta netogás.
O presidente da Bolívia disse não ter se encontrado com Snowden nem discutido com Putin um possível pedidocasa de aposta netoasilo político ao americano. Morales disse não ter recebido um pedido oficial, mas que, caso ele seja feito, não seria descartado.
O porta-voz do Ministério do Interior, Karl-Heinz Grundbock, disse à agênciacasa de aposta netonotícias Efe que as autoridades austríacas descartam a hipótesecasa de aposta netoque Snowden esteja dentro do avião. O porta-voz disse que foi feito controlecasa de aposta netopassaportecasa de aposta netotodos os passageiros do voo.
"Nós não sabemos quem inventou esta grande mentira. Mas queremos denunciar à comunidade internacional essa injustiça com o avião do presidente", afirmou o ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca.
Durante uma entrevista concedida no aeroportocasa de aposta netoViena, Evo Morales disse ter recebido telefonemascasa de aposta netooutros líderes latino-americanos que teriam expressadocasa de aposta netopreocupação com o episódio e cogitado a possibilidadecasa de aposta netotomar medidas retaliatórias.
Reações
Entre os líderes regionais que teriam telefonado para Morales estão Cristina Kirchner, da Argentina, Nicolás Maduro, da Venezuela, e Rafael Correa, do Equador.
Morales afirmou que "Cristina me chamou várias vezes, com propostas legais, baseadascasa de aposta netotratados internacionais, especialmente ocasa de aposta netoHaia" e comentou ainda que Rafael Correa "está cogitando retirar os embaixadores (dos países que negaram sobrevoo a seu avião) da Aliança Bolivariana das Américas (a Alba, que reúne diversos páises da América Latina e Caribe)".
De acordo com autoridades bolivianas, entre os países que haviam imposto restrições a escalas e sobrevoos da aeronave oficial estão Portugal, França e Itália.
A chancelaria boliviana afirmou que convocará para consultas os embaixadores da França ecasa de aposta netoPortugalcasa de aposta netoLa Paz.
Emcasa de aposta netocontacasa de aposta netoTwitter, Cristina Kirchner publicou várias mensagenscasa de aposta netoapoio e com informações sobre a situação do boliviano.
Em uma delas, afirmou: "Falei com Pepe (José Mujica, presidente do Uruguai). Ele está indignado. E tem razão. É tudo muito humilhante. Voltarei a falar com Rafa (Rafael Correa, presidente do Equador)".
Correa, porcasa de aposta netovez, nacasa de aposta netocontacasa de aposta netoTwitter, comentou: "Nossa América não pode tolerar tanto abuso. O que é com a Bolívia é com todos".
O chanceler do Equador, Ricardo Patiño, anunciou que vai pedir uma reunião extraordináriacasa de aposta netoministroscasa de aposta netoRelaçôes Exteriores do bloco Uniãocasa de aposta netoNações Sul-Americanas (Unasul) para tratar do caso.