Textobwin tipicoblog rende a autor contratobwin tipicoHollywood:bwin tipico

James Erwin (Divulgação)
Legenda da foto, Em poucas horas, históriabwin tipicoErwin atraiu milharesbwin tipicocomentários e convitebwin tipicoHollywood

"Não escrevi pensandobwin tipicoHollywood. Quando criei a história, pensei: 'bem, vou escrever isso aqui para outros nerds. E depois volto para o trabalho'. E foi assim que aconteceu."

"Mas algumas horas depois, percebi que a coisa estava ficando extremamente popular. A cada nova postagem, era um verdadeiro frenesi. Dias mais tarde, um dos produtoresbwin tipico300bwin tipicoEsparta entroubwin tipicocontato com meu empresário e disse: 'Eu quero trabalhar com esse cara'."

Marines americanos realizam marchabwin tipicoGuantánamo Bay,bwin tipicoCuba (Getty Images)
Legenda da foto, Tramabwin tipicoautor imagina viagem no tempobwin tipicomarines americanos e combate contra Império Romano

Um mês depois, Erwin havia assinado um acordo com a Warner Bros. para transformarbwin tipicohistóriabwin tipicoum roteirobwin tipicolonga-metragem.

De lá para cá, o projeto evoluiu bastante. No ano passado, ele deu início ao segundo tratamento do roteiro. Mas agora com a colaboraçãobwin tipicoum outro roteirista.

Para muitos dos "outros nerds" que inicialmente saudaram o feitobwin tipicoErwin, a evolução do processo mostrou que Hollywood acabou levando a melhor.

'Você se vendeu'

"Sempre haverá alguém apontando o dedo e dizendo que você se vendeu. Mas quando se trabalhabwin tipicouma empreitada desse porte, com orçamentosbwin tipicomilhõesbwin tipicodólares, ao ladobwin tipicoum grande grupobwin tipicoprofissionais experientes, apaixonados e cheiobwin tipicoideias fortes, sempre haverá a necessidadebwin tipicose fazer concessões."

"Um filme é muito mais do que um cara escrevendobwin tipicouma mesa, com pleno controlebwin tipicotudo. Se você pretende fazer um filme, você terábwin tipicocolaborar com outros."

Agora, além do longa metragem, o autor também está escrevendo um livro. "Será uma obrabwin tipicoficção científica, que falarábwin tipicocomo coisas que estamos começando a ver hojebwin tipicodia, como inteligência artificial e viagens espaciais, também transformarão a nós mesmos", comenta.

Mais uma vez, Erwin pretende se valer dos recursos da Internet para impulsionar as suas chancesbwin tipicomercado.

"Nos próximos meses, eu pretendo financiar o livro por meio do Kickstarter", afirma,bwin tipicoreferência à empresa criadabwin tipico2009 que utiliza doaçõesbwin tipicoseu site para financiar projetos artísticos diferentes, que vão desde filmes ou obas musicais, até projetos jornalísticos e video games.

Erwin acredita que empreitadas como a delebwin tipicobreve se tornarão rotineiras. "Creio que a minha história será a primeirabwin tipicomuitas. Recentemente soubebwin tipicoalgumas pessoas conseguirem se lançar como autoresbwin tipicolivros a partirbwin tipicohistórias que escreveram no Reddit."

"Os estúdios tradicionais e as editores nunca irão desaparecer, porque eles contam com grande expertise. Mas os computadores põem muito poder nas mãosbwin tipicoum criador individual. Estamos vendo o surgimentobwin tipicoum verdadeiro efeitobwin tipicorede. No futuro, os caminhos do crowdsourcing e os da mídia tradicional irão se misturar mais e mais", comenta,bwin tipicoreferência ao modelobwin tipicoproduçãobwin tipicorede que usa açõesbwin tipicovoluntários na Internet para criar conteúdo, financiar projetos ou desenvolver novas tecnologias.

O processo criativo, diz ele, será profundamente afetado por esses novos modelos, que farão com que os artistas do futuro tenham um perfil radicalmente diferente dos ídolos do passado.

"Acredito que os diasbwin tipicoque um único artista conseguia capturar a atençãobwin tipicouma nação inteira, como Elvis, Michael Jackson ou Stephen King, estão encerrados. Vamos ver o surgimentobwin tipicocada vez mais canais,bwin tipicodiferentes audiências ebwin tipicodiferentes formasbwin tipicoalcançá-las", afirma.