Camundongo é clonado a partirbetesporte quem e o donogotabetesporte quem e o donosangue:betesporte quem e o dono

Ratosbetesporte quem e o donolaboratório / AFP
Legenda da foto, Cientistas japoneses usaram células sanguíneasbetesporte quem e o donocaudabetesporte quem e o donodoador para produzir clones

Camundongos já foram clonadosbetesporte quem e o donodiferentes tiposbetesporte quem e o donocélulas dos doadores, incluindo leucócitos retiradosbetesporte quem e o donolinfonodos, medula óssea e fígado.

O grupobetesporte quem e o donocientistas japoneses investigou se as célulasbetesporte quem e o donosangue circulatório poderiam ser usadas para a clonagem.

O objetivo era identificar uma fonte facilmente disponívelbetesporte quem e o donocélulas para clonar valiosas cepasbetesporte quem e o donoratosbetesporte quem e o donolaboratório.

A equipe, liderada pelo cientista japonês Atsuo Ogura, da Riken BioResource Centerbetesporte quem e o donoTsukuba, na região central do Japão, tirou sangue da cauda do camundongo doador, isolou as células brancas (leucócitos) e usou o núcleo para experimentosbetesporte quem e o donoclonagem, usando a mesma técnica que produziu a pioneira ovelha Dollybetesporte quem e o donoEdimburgo, na Escócia.

O processo, conhecido como "transferência nuclearbetesporte quem e o donocélulas somáticas", envolve a transferênciabetesporte quem e o dononúcleosbetesporte quem e o donouma célula do corpobetesporte quem e o donoum adulto – do sangue ou da pele – para um ovo não fertilizado cujo núcleo é previamente removido.

Ao escrever sobre suas descobertas na revista científica Biology of Reproduction, os cientistas afirmaram que o estudo "demonstrou pela primeira vez que camundongos podem ser clonados usando o núcleo das célulasbetesporte quem e o donosangue periférico".

Cepas valiosas

Os pesquisadores acrescentaram que "essas células poderiam ser usadas para a clonagem imediatamente após a coleta".

"Essa técnica poderia ser aplicada para gerar cópias genéticasbetesporte quem e o donocepas valiosasbetesporte quem e o donocamundongos que não podem ser preservadas por outras técnicasbetesporte quem e o donoreprodução assistida tal como fertilização in vitro ou injeção intracitoplasmáticabetesporte quem e o donoespermatozoides."

Há anos os cientistas do Japão dedicam-se à clonagembetesporte quem e o donocamundongos.

Uma equipebetesporte quem e o donoum instituto associado ao Riken BioResource Center revelou recentemente que conseguiu produzir cercabetesporte quem e o dono600 camundongos a partirbetesporte quem e o donouma única doação depoisbetesporte quem e o dono25 tentativas consecutivasbetesporte quem e o donoclonagem.

A pesquisa tem por objetivo produzir animaisbetesporte quem e o donoalta qualidadebetesporte quem e o donolarga escala para finsbetesporte quem e o donoprodução e conservação, acrescentam.