Conheça os principais desafios do novo presidente do Irã:www betano br

manifestaçãowww betano brapoio a Rouhani (foto: AFP)
Legenda da foto, Milhares celebraram a vitóriawww betano brHassan Rouhani nas eleiçõeswww betano brsexta-feira

www betano br Centenaswww betano brmilhareswww betano brpessoas ocuparam as ruas da principais cidades iranianas para celebrar a vitória do clérigo moderado Hassan Rouhani nas eleições presidenciais da sexta-feira passada.

Para muitos, foi também uma razão para comemorar o fim da era do presidente Mahmoud Ahmadinejad com gritoswww betano br"Bye bye, Ahmadi!"

Muitos acreditam que Ahmadinejad, eleito duas vezeswww betano breleições cercadas por controvérsias, colocou o Irãwww betano brum caminhowww betano brruína econômica e confrontação com o resto do mundo.

Rouhani chega ao poder com a promessawww betano brresgatar o Irã do isolamento, pôr fim às sanções internacionais e reverter uma inflação galopante. Mas será que ele consegue?

Abaixo, entenda alguns dos principais desafioswww betano brHassan Rouhani à frente da Presidência do Irã.

Prisioneiros políticos

Houssain Moussavi (Reuters)
Legenda da foto, Moussavi está sob prisão domiciliar há dois anos

Apesar dos iranianos estarem atravessando uma situação econômica difícil, com inflação alta e desemprego, a primeira demandawww betano brmuitos para o novo presidente é a libertaçãowww betano brprisioneiros políticos.

Isso ficou claro nos sloganswww betano brmuitos dos que foram às ruas celebrar a vitóriawww betano brRouhani e também durante a campanha eleitoral.

De acordo com uma investigação do jornal britânico The Guardian, há cercawww betano br800 prisioneiros políticos, alémwww betano brprisioneiroswww betano brconsciência (presos por motivos políticos ou religiosos), no Irã hoje.

Os mais conhecidos são os líderes do partidowww betano broposição Movimento Verde, Mir Hussein Mousavi,www betano brmulher, Zahra Rahnavard, e Mehdi Karroubi, que estão sob prisão domiciliar há dois anos.

Mas alémwww betano brpolíticos, também estão presos jornalistas, advogados, ativistaswww betano brdireitos humanos, blogueiros, feministas, alémwww betano brpadres e clérigos sunitas.

Se Rouhani conseguir garantir a libertação desses prisioneiros passará pelo seu primeiro testewww betano brautoridade e poderá abrir a atmosfera política no Irã, pondo fim à repressão política que prevalece no momento.

Relacionamento com o líder supremo e os 'linha-dura'

Em vários aspectos, a capacidadewww betano brRouhani, que é clérigo,www betano brimplementar mudanças vai dependerwww betano brseu relacionamento com o líder supremo Aiatolá Ali Khamenei, que é o líder de facto dos políticos linha-dura e detém a última palavrawww betano brvárias questões estratégicas e cruciais para o país.

O novo presidente não é exatamente um liberal. Até hoje ele é o representante do líder supremo no Conselho Supremowww betano brSegurança Nacional do Irã, que lida com questões delicadas relacionadas à segurança e relações exteriores, como o programa nuclear.

Ao mesmo tempowww betano brque Rouhani precisa que os linha-dura cooperem com ele, os linha-dura também precisam dele para salvar o regime, que sofre com os efeitoswww betano brsanções internacionais e da má condução da economia.

Rouhani parece ser alguém com quem o líder supremo deve poder negociar.

A figurawww betano brRouhani representa uma rejeição ao isolacionismo e a políticas extremistas do líder supremo. O votowww betano brsexta-feira enfraqueceu consideravelmente a posiçãowww betano brKhamenei.

Recessão econômica

mercado no Irã (Getty Images)
Legenda da foto, Irã luta contra recessão e isolamento internacional

A economia iraniana estáwww betano brrecessão. A taxawww betano brinflação oficial chega a 30%, mas índices extraoficiais apontam para uma alta muito maior dos preços.

A inflação dos alimentos bateu 60%. O desemprego já atingiu 12% da população. A má administração é notória, mas é preciso reconhecer o peso das sanções internacionais no mau desempenho da economia. Sanções impostas às exportações do petróleo reduziram a maior fontewww betano brrenda do paíswww betano br65%.

Sanções contra os bancos também causaram grande impacto nas transações comerciais do país com o resto do mundo, tornando impossível para o Irã trazer seus petrodólareswww betano brvolta ao país. A escassez do dólar levou à queda acentuada da moeda nacional, rial, que desvalorizou cercawww betano br80% no ano passado.

O novo presidente espera resgatar alguns setores da economia, mas ele precisa pôr fim às sanções para que o Irã retome o rumo do crescimento.

O impasse nuclear

Candidatos na eleição iraniana (foto:AP)
Legenda da foto, Saeed Jalili (à dir.) foi acusado por não avançar nas negociações sobre programa nuclear

Nos debates televisivos durante a campanha eleitoral, quase todos os candidatos, incluindo conservadores e os linha-dura criticaram um dos candidatos, Saeed Jalili, por desperdiçar várias rodadaswww betano brnegociações entre o Irã e potências mundiais sobre o programa nuclear do país.

Jalili, que chegouwww betano brterceiro na disputa presidencial com 11% dos votos, tem sido o principal negociador iraniano para questões nucleares desde 2007.

Ele foi acusado por outros candidatoswww betano brnão conseguir avançar nos diálogos e abrir caminho para uma pilhawww betano brsanções que hoje pesam sobre o Irã.

Está claro que até na cúpula do governo há grandes divisões sobre como proceder nessas negociações.

O novo presidente acredita ser possível que o Irã mantenha seu programa nuclear e ao mesmo tempo tranquilize as potências mundiais.

Esta é uma proposta difícil, mas, se conseguir, ele deve angariar o apoio do líder supremo iraniano. Se não, o espectrowww betano brguerra vai continuar a pairar sobre o Irã.

Relações com o Ocidente

O novo presidente assume com a promessawww betano brmelhorar as relações do Irã com outros países e essa é uma áreawww betano brque ele deverá conseguir deixarwww betano brmarca.

Rouhani tem experiência diplomática, tendo sido o principal negociador iraniano para assuntos nucleares sob o governo do presidente anterior a Ahmadinejad, Mohammad Khatami.

Ele deve começar reestabelecendo laços com a Grã-Bretanha, que fechouwww betano brembaixadawww betano brTeerãwww betano br2011 após um ataque. Em represália, o Irã também ordenou o fechamento da embaixada iranianawww betano brLondres.

A primeira reação americana à eleiçãowww betano brRouhani foi oferecer diálogo direto com Teerã sobre o programa nuclear e as relações bilaterais. No atual climawww betano breuforia que paira sobre a capital iraniana, muitos sentem que isso agora seja possível.